Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

RELATORIO DIOPS - LEITURA DO HISTORICO E FATURAS DE COPARTICIPAÇÃO

Características do Requisito

Linha de Produto:

Datasul

Segmento:

Saúde

Módulo:

Gestão de Planos de Saúde

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Relatorio Cobertura Assistencial DIOPS

AF0810L.

Chamados Relacionados

TTQAZM e TTVGVL.

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Oracle® / Progress® / SQL Server®.

Versões/Release:

12.1.10.

Descrição

Foi alterado o relatório de cobertura assistencial da DIOPS para considerar o histórico da provisão e as faturas de coparticipação na impressão dos registros.

 

Importante

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

Antes de executar o compatibilizador informe o nome do compatibilizador é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório PROTHEUS_DATA\DATA, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\DATA, se versão 11) e dos dicionários de dados SXs (diretório PROTHEUS_DATA_SYSTEM, se versão 10, ou \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM, se versão  11).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10) ou ByYou Smart Client (se versão 11), digite informe o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

Procedimento para Implantação

A implementação descrita no documento estará disponível a partir da atualização do pacote no cliente.

O pacote está disponível no portal (https://suporte.totvs.com/download).

Importante: Antes de executar a atualização é recomendável realizar o backup do banco de dados bem como dos arquivos do Sistema (executáveis, .dlls e arquivos de configuração).

Realizar a atualização antes no ambiente de homologação e posterior a devida validação, no ambiente de produção.

 

Procedimento para Utilização

  • Exemplo:

Norma: A agencia Nacional de Saúde Suplementar - ANS, usando a atribuição que lhe confere o art.1º da Lei nº 9961,de 28 de janeiro de 2000, como órgão de controle de atividades que garantam a assistência suplementar à saúde, reitera as operadores de planos assistência a saúde quanto as exigências dispostas na Resolução Normativa nº290/2012, que no item 7.1.1 de seu Anexo Capítulo I - Normas Gerais, estabeleceu que os registros de segregação das despesas como eventos em consultas, exames, terapias, internações e outras despesas assistenciais que devem ser preenchidos trimestralmente e submetidos a auditoria anual.

 

O Documento de Informações Periódicas - DIOPS possui um quadro auxiliar que permite às operadoras informar trimestralmente a informação segregada dos eventos indenizáveis à Agência. Os valores nesse quadro devem fechar com o total do grupo de contas 411 (que conforme o anexo 2 da RN 322), que contempla as contas de eventos, glosa, recuperação por participação e outros. O envio dessas informações para ANS ocorre trimestralmente, e deve contemplar todas as informações registradas na contabilidade. Mais informações podem ser encontradas em:

http://www.ans.gov.br/atualizacoes/financeiro/2116-2013-quadros-auxiliares-de-eventos-indenizaveis-coberturas-assistenciais
 

 

O programa do Relatório Cobertura Assistencial DIOPS (af0810l.p) é um relatório que vai auxiliar no preenchimento desse quadro. Conforme solicitado foram realizadas as seguintes alterações nesse programa:

  1. Foram incluídos novos campos no programa Relatório Cobertura Assistencial - DIOPS (af0810L.p) que podem ser utilizados nos filtros desse relatório. Na aba de Parâmetros foram incluídos os campos: Empresa e Estabelecimento. Na aba de Seleção foram incluídos os campos: Espécie, Conta e Subconta.
  2. Foram incluídos os movimentos do histórico da provisão e os movimentos que possuem faturas de coparticipação para emissão desse relatório. Sendo assim, estão sendo considerados os movimentos contabilizados e as faturas de coparticipação.
  3. Foi alterado o layout LST do relatório para exibir os campos de: Espécie, Conta e Subconta.

 

Tela Inicial do Programa:

 

 

Aba de Parâmetros:

 

 

Aba de Seleção:

 

 

Layout do arquivo em LST:

 

 

Layout do arquivo em CSV:

 

 

TESTES REALIZADOS

 

Teste 1

  1. 1.       Acessar o menu Diário Auxiliar (pp0710h.p).

 

  1. 2.       Informar na aba de parâmetros a empresa UAR, o estabelecimento SA e somente Movimentos Contabilizados.

 

 

  1. 3.       Informar na aba de seleção os filtros pela data de 11/2014.

 

 

  1. 4.       Clicar em Executar.

 

  1. 5.       Acessar o menu Relatório Cobertura Assistencial – DIOPS (af0810l.p)

 

 

  1. 6.       Informar na aba de parâmetros a empresa UAR e o estabelecimento SA. Emitir dados em arquivo CSV.

 

  1. 7.       Informar na aba de seleção o período de 11/2014.

 

  1. 8.       Clicar em Executar.

 

RESULTADO:

 

Para realizar a conferência devemos verificar as colunas de débito e crédito para cada uma das contas que será emitida nesses relatórios.

 

Verificando os valores do Diário.

 

Verificando os valores da DIOPS:

 

 

 

TESTE 2

  1. 1.       Acessar o menu Diário Auxiliar (pp0710h.p).

 

  1. 2.       Informar na aba de parâmetros a empresa UAR, o estabelecimento SA e somente Movimentos Contabilizados.

 

 

  1. 3.       Informar na aba de seleção os filtros pela data de 11/2014.

 

 

  1. 4.       Clicar em Executar.

 

  1. 5.       Acessar o menu Relatório Cobertura Assistencial – DIOPS (af0810l.p)

 

  1. 6.       Informar na aba de parâmetros a empresa UAR e o estabelecimento SA. Emitir dados em arquivo CSV.

 

  1. 7.       Informar na aba de seleção o período de 11/2014.

 

  1. 8.       Clicar em Executar.

 

RESULTADO:

 

Para realizar a conferencia devemos verificar as colunas de débito e crédito para cada uma das contas que será emitida nesses relatórios.

 

Verificando a conta 124119101004:

No Diário:

Na DIOPS: 

Verificando a conta 2111691211001:

Na DIOPS:

No Diário:

 

Importante ressaltar que no relatório da DIOPS também vão sair as contas relacionadas as Faturas de coparticipação. Podemos verificar essas contas com o relatório do PEONA:

 

Verificando a conta 4125111011106:

 

Verificando a conta 4125111022306: