Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Integração Protheus x DRP Neogrid

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus® Controle de Lojas Versão 12

Segmento:

Varejo

Módulo:

SIGALOJA

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

LOJA7031

Cadastro de Eventos

LOJA7032Cadastro de Tipos de Eventos
LOJA7030Exportação Protheus x DRP Neogrid - Job de Envio de XML's
LOJA7033Importação Protheus x DRP Neogrid - Job de Retorno de XML's

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

MATA521

Cancelamento de NF de Venda

Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Chamados Relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).

País(es):

Todos

Banco(s) de Dados:

Relacional

Tabelas Utilizadas:

MFP – Eventos.
MFQ – Tipos de Eventos.
MFR – Filtros de Eventos.
ACU – Categoria de Produtos.
ACV – Categoria x Grupo de Produtos.
NNR – Locais de Estoque.
SA2 – Fornecedores .
SB1 – Descrição Genérica do Produto.
SB2 – Saldos Físico e Financeiro.
SB5 – Dados Adicionais do Produto.
SC1 – Solicitações de Compra.
SC7 – Pedidos de Compra .
SD1 – Itens das NF de Entrada.
SD2 – Itens de Venda da NF.
SD3 – Movimentações Internas.
SF4 – Tipos de Entrada e Saída.

Sistema(s) Operacional(is):

Windows®/Linux®

Versões/Release:

12.1.7

Versão Corrigida:Versão na qual está sendo feita a manutenção deste programa.
Versão Expedida:Versão em que o programa será oficialmente expedido. 

Descrição

Implementada melhoria com a disponibilização da integração do Back Office Protheus® com a NeoGrid (produto DRP Distribution Resource Planning) que possibilita o envio de informações de vendas e de posição de estoque, que são processadas e analisadas pelo DRP. Desta forma, é possível sugerir recomendações de solicitações, pedidos de compra ou transferência de estoque entre filiais.
A principal vantagem da integração é permitir que o balanceamento de estoques dos produtos do varejista na cadeia como um todo, seja considerado no histórico de consumo. Como consequência disso, possibilitar outras vantagens na gestão de estoques (descritas no fluxo abaixo) e resultar no aumento da rentabilidade e do Market Share.
Para isso, disponibilizou-se as rotinas:

  • Cadastro Eventos (LOJA7031): Permite administrar situações internas ou externas que impactam na demanda e com isso, alterar o planejamento de previsão de reposição de estoques nas lojas.
  • Filtros do Cadastro de Eventos: As regras de aplicação do evento permite indicar a quais SKUs o evento é aplicado. Para isso é necessário incluir pelo menos 1 (um) filtro, dentre as três pastas:
  • Produto: O evento pode ser filtrado pelo Código do Produto, Grupo de Produto ou Categoria de Produto, onde cada opção equivale um registro.
  • Fornecedor: O evento pode ser filtrado pelo Código do Fornecedor.
  • Armazém: O evento pode ser filtrado pelo Código do Armazém.
  • Exemplos de Eventos:
  • Promoções.
  • Ações de liquidação da concorrência.
  • Problemas de abastecimento em função de problemas na rodovia.
  • Abertura de nova loja do concorrente.
  • Cadastro Tipo de Eventos (LOJA7032): Permite incluir os tipos de eventos que devem fazer parte do cadastro de eventos, facilitando a identificação do evento em questão.
  • Exemplos de Tipo de Eventos:
  • Promoção.
  • Ação Concorrência.
  • Perda.
  • Roubo.
  • Envio dos dados de estoque e vendas (Client Neogrid): O envio dos dados é efetuado por meio da FTP através de um Job (Client NeoGrid), que monitora uma determinada pasta definida por parâmetro no Protheus® MV_LJNEOUT. As informações enviadas do Protheus® ao DRP são:
  • Itens do produto.
  • Movimentações de Local de estoque.
  • Origem da SKU.
  • Cadastros de Local de Estoque.
  • Eventos.
  • Fornecedores.
  • Movimentações de SKU.
  • Movimentações de DFU.
  • Pedidos de Compra.

 O objetivo deste envio é fornecer ao DRP Neogrid todas as informações necessárias para que sejam analisadas e assim definir as necessidades de compras buscando o balanceamento dos estoques.
As movimentações de SKU (Stock Keeping Unit, ou Unidade de Armazenamento de Estoque) e movimentações de DFU (Demand Forecast Unit, ou Unidade de Previsão de Demanda) contemplam todas as vendas emitidas tanto na Venda Assistida (SIGALOJA) na retaguarda quanto aos PDVs, originados no FrontLoja (SIGAFRT) ou no TOTVS PDV (SIGAFRT), interpretando dados da tabela de Itens de Notas Fiscais de Venda (SD2).
Devoluções nos Itens de Notas Fiscais de Entrada (SD1), gerados na rotina de Troca e Devolução do SIGALOJA (LOJA720), e Transferência de estoque entre filiais (SD3), também contemplam as movimentações de SKU.

  • Retorno dos pedidos de solicitação e pedidos de compra: O retorno dos dados é efetuado por meio da FTP através de um Job (Client NeoGrid), e um Job do Protheus® monitora uma determinada pasta definida pelo parâmetro MV_LJNEOIN, com o objetivo de integrar com o Protheus® as análises feitas do DRP através da importação do Pedido de Compra e Solicitação de Compra. Em cada consulta de pedido de compra (MATA121) e solicitação de compra (MATA110), temos um campo chamado "DRP Neogrid?", que verifica se a solicitação ou se o pedido veio do Job de retorno da DRP.
  • Envio e Retorno das informações: O envio e o retorno das informações são realizados através de 3 processos principais:
  • Gerar arquivos para envio: Os arquivos com layout pré-definidos (ver detalhamento mais abaixo) são gerados através do Job LOJA7030, gravados em uma pasta determinada através do parâmetro MV_LJNEOUT e são enviados ao DRP por meio do Client NeoGrid (StartClient.exe).
  • Job Client NeoGrid (StartClient): O Client deve ser adquirido junto a NeoGrid e instalado na Raiz do Protheus®. O parâmetro MV_LJNEOIN (pasta que recebe os arquivos para download, pedido de compra, solicitação de compra) deve conter o caminho especificado na configuração de recebimento do client. Exemplo: \WebEDIMercadorClient_V3.6.1\IN\.

 

  • Importação para o Protheus: A importação dos arquivos recebidos pelo DRP é realizada através do Job LOJA7033 e gravados em uma determinada pasta através do parâmetro MV_LJNEOIN, onde, são geradas as devidas movimentações no Protheus® (Solicitação ou Pedido) conforme configuração. Após o Protheus® ler esses arquivos, os mesmos são movidos para pasta Received através da configuração do parâmetro MV_LJNERCV, possibilitando armazenar todos os arquivos de retorno processados.

    Exemplo da estrutura de pastas após a instalação:


    Importante

    Para que os XML´s possam ser gravados no envio e retorno, tanto pelo Protheus como pela Neogrid, é necessário configurar a pasta \WebEDIMercadorClient_V3.6.1 com permissão de leitura e gravação.


    No Console, é  apresentado se o retorno foi processado com sucesso ou não.
    No processamento de transferência entre filiais, caso for sucedido, aparecerá a origem e destino das filiais e a quantidade transferida, conforme imagem abaixo:
     
    Caso algum item do XML não seja processado por motivo de falta de estoque, produto inexistente, etc., o XML  será recriado somente com os itens não processados e copiará imediatamente na pasta IN.
    Desta forma, será processado novamente na próxima leitura.




Observe o Fluxo da Troca de Informações e os Jobs envolvidos na Integração:
 

Importante 


Modo de Compartilhamento de Tabelas

Para o correto funcionamento da Integração Protheus x DRP Neogrid, é necessário que a tabela SB1 (Produtos) deverá estar compartilhada e as tabelas SB1 (Produtos) e SB5 (Dados Adicionais do Produto) possuam o mesmo compartilhamento, evitando inconsistências devido a compartilhamentos incorretos.

A tabela ACV (Categoria x Grupo de Produtos) deverá estar no mesmo nível de compartilhamento, ou acima, que a tabela SB1 (Produtos).

Exemplo: Se o modo de compartilhamento do SB1 é multifilial, o modo de acesso da empresa é exclusivo, o modo de acesso da unidade é compartilhado e o modo de acesso da filial é compartilhado, na tabela ACV, o modo de acesso da empresa pode ser exclusivo ou compartilhado, o modo de acesso da unidade é compartilhado e o modo de acesso da filial é compartilhado.

A tabela ACU (Categoria de Produtos) deverá estar no mesmo nível de compartilhamento, ou acima, que a tabela ACV (Categoria x Grupo de Produtos).

Exemplo: Se o modo de compartilhamento do ACV é multifilial, o modo de acesso da empresa é exclusivo, o modo de acesso da unidade é compartilhado e o modo de acesso da filial é compartilhado, na tabela ACU, o modo de acesso da empresa pode ser exclusivo ou compartilhado, o modo de acesso da unidade é compartilhado e o modo de acesso da filial é compartilhado.

Caso a configuração não respeite estas regras, será exibido uma mensagem ao entrar no Job de Envio (LOJA7030) que existe esta incompatibilidade.

A tabela SA2 (Fornecedores) trabalha com modo de compartilhamento exclusivo ou compartilhado, inclusive configurado como multifilial. É utilizada para ser relacionada entre a tabela SB1 (Produtos) para selecionar o fornecedor e a loja do fornecedor para cada produto. Caso a comparação do modo de compartilhamento da tabela SA2 for mais exclusiva que a tabela SB1 (Produtos), passará a ser relacionada as tabelas SB1 (Produtos) e SA5 (Fornecedores x Produtos), obrigando o cadastro em SIGALOJA, Atualizações, Gestão de Estoque, Produto x Fornecedor (MATA060) e relacionar cada filial, cada fornecedor e cada produto, lembrando que o cadastro não permite mais de um fornecedor para o mesmo produto e filialAs tabelas ACV (Categoria x Produto) e SB5 (Complemento de Produtos) devem estar na mesma configuração de acesso de arquivos (exclusivo/compartilhado) da tabela SB1 (Produtos).


Sobre o DRP NeoGrid

 O DRP (Sistema de Balanceamento de Estoques) tem como objetivo aumentar a rentabilidade e participação no mercado pelo balanceamento dos estoques da empresa, com base em informar o produto, na hora, no local e quantidade certa, além proporcionar que os desafios da cadeia de suprimentos e demanda sejam atendidos.
Ao considerar o principal objetivo sobre o aumento da rentabilidade através do balanceamento dos estoques temos:

  • Redução do excesso de estoque.
  • Maior velocidade de inserção de produtos novos no mercado.
  • Redução dos níveis de obsolescência.
  • Maior Disponibilidade de produtos.
  • Aumento do nível de serviço a clientes e consumidores.

 

 

 

 

Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure   os parâmetros a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_LJDRP

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Ativa Integração Protheus x DRP Neogrid

Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNEOCM
Tipo:Numérico
Cont. Por.:2
Descrição:Tipo de comunicação: (1) será utilizado via Webservice, (2) será utilizado via FTP através de um Client da NeoGrid (startClient)
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNEOCP
Tipo:Carácter
Cont. Por:001
Descrição:Condição de pagamento utilizada para a importação dos pedidos de venda/solicitação de compra gerados pelo DRP Neogrid.


Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJONEIN
Tipo:Carácter
Cont. Por.:Exemplo: \Client Neogrid\WebEDIMercadorClient_V3.6.1\IN\ ou \ClientMercador\Bin\IN\. Obs: Sempre terminar em "\".
Descrição:

Informe o mesmo caminho especificado na configuração de recebimento do Client.

Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNEOUT
Tipo:Carácter
Cont Por:Exemplo: \Client Neogrid\WebEDIMercadorClient_V3.6.1\OUT\ ou \ClientMercador\Bin\Out\. Obs: Sempre terminar em "\"
Descrição:Informe o mesmo caminho especificado na configuração de envio do Client.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNEOPV
Tipo:Numérico
Cont Por.:1 ou 2
Descrição:Determina se o retorno do DRP (Neogrid), será <1> Pedido de Compra, <2> Solicitação de Compra.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNEOEM
Tipo:Numérico
Cont Por:(sugerido pela Neogrid)
Descrição:

Informe o código de usuário padrão do DRP Neogrid. O Neogrid deverá fornecer este código. Atente pelo número de dígitos.

Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJUSDRP
Tipo:

Carácter

Cont Por:(sugerido pela Neogrid)
Descrição:Informe o código de usuário padrão do DRP Neogrid. O Neogrid deverá fornecer este código. Atente pelo número de dígitos.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNERCV
Tipo:Carácter
Cont Por:Exemplo: \Client Neogrid\WebEDIMercadorClient_V3.6.1\Received\ ou \ClientMercador\Bin\Received\. Obs: Sempre terminar em "\".
Descrição:Indica o diretório/pasta que armazenará os arquivos lidos em MV_LJNEOIN e processados no Job de Retorno.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNETES
Tipo:

Carácter

Cont Por:<à sua escolha>
Descrição: Informe o TES de saída para transferência entre filiais.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNETEE
Tipo:Carácter
Cont Por:<à sua escolha>
Descrição: Informe o TES de entrada para transferência entre filiais.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNECPT
Tipo:Carácter
Cont Por:<à sua escolha>
Descrição:Informe a condição de pagamento para transferência entre filiais.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNESER
Tipo:Carácter
Cont Por:<à sua escolha>
Descrição:Informe a série específica para transferência entre filiais.
Itens/PastasDescrição
Nome:MV_LJNEESP
Tipo:Carácter
Cont Por:NF ou NFF ou NFE ou etc.
Descrição:Informe a espécie específica para transferência entre filiais.



CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do SIGALOJA, conforme instruções a seguir:

Menu

Atualizações

Submenu

Cadastro

Nome da Rotina

Eventos

Programa

LOJA7031

Módulo

SIGALOJA

Tipo

Função Protheus

TabelasMFP / MFR
MenuAtualizações
SubmenuCadastro
Nome da RotinaTipos de Eventos
ProgramaLOJA7032
MóduloSIGALOJA
TipoFunção Protheus
TabelasMFQ

 

 

Procedimento para Utilização

 

Pré-requisitos:

  1. O Client (StartClient) deve ser adquirido junto a NeoGrid e instalado na Raiz do Protheus®, pertence a propriedade da NeoGrid. Para mais informações sobre a aquisição, entre em contato pelo site http://www.neogrid.com/pt

Observe a tela que apresenta o exemplo da estrutura de pastas após a instalação:

  • OUT: Pasta que o Job LOJA7030 cria os XMLs para exportação.
  • SENT: Quando os XMLs da pasta OUT são enviados para o DRP, os arquivos são movidos para pasta SENT.
  • SUMMARY: Relatório de envio dos XMLs.
  • IN: Pasta onde retorna os XMLs criados pelo DRP. Estes XMLs são enviados para o Job LOJA7033, retornando dados ao Protheus.
  • RECEIVED: Quando os XMLs da pasta IN são lidos pelo Job de retorno LOJA7033, os arquivos são movidos para esta pasta RECEIVED.

       Cadastros de Tipos de Eventos:

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações/Cadastros/Tipo de Eventos (LOJA7032).
  2. Clique na opção Incluir.
    Caso o cadastro esteja zerado, é aberta automaticamente a tela de Inclusão.
  3. Preencha os campos necessários para o cadastro, de acordo com as respectivas informações:
    Código: É preenchido automaticamente pelo Protheus®.
    Descrição: Informe o nome do Tipo de Evento.
  4. Confira os dados e Confirme.

       Cadastro de Eventos:

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações/Cadastros/Eventos (LOJA7031).
     O Cadastro de Evento se refere a um acontecimento que afeta o mercado e pode ser filtrado por: Fornecedores, Produto, Grupo de Produto, Categoria, Armazém e Inclusão de Tipos de Eventos.
  2. Clique em Incluir.
     Caso o cadastro esteja zerado, é aberta automaticamente a tela de Inclusão.
  3. Preencha os campos necessários para o cadastro, de acordo com as respectivas informações:
  • Codigo Event: O código é preenchido automaticamente pelo Protheus®.
  • DescrEvent: Deve ser preenchido a descrição do evento.
  • Tipo Evento: Código do tipo de evento, busca no cadastro de tipo de eventos e apresenta na tela a descrição do tipo de evento.
  • Link: Endereço digital do link do evento, caso exista.
  • Inicio Event: A data em que o evento se inicia.
  • Fim Evento: A data em que o evento se encerra.
  • Avisa Termin: Avisa o termino do evento.
  • Dias Anteced: Quantidade de dias de antecedência do aviso de término.
  • Tipo Impacto: Qual o tipo de impacto que o evento vai refletir nas vendas (Percentual / Absoluto).
  • Imp Previsto: O impacto previsto em valores, de acordo com a escolha no campo Tipo de Impacto.
  • Imp Real: O impacto que o evento realmente proporcionou em valores, de acordo com a escolha no campo Tipo de Impacto.
  • Confira os dados e Confirme.

        4.  Configure os Filtros do Evento:

         Filtros do Evento: Para cadastrar os filtros, existem 3 pastas, mas para efetuar o filtro, é necessário que seja cadastrado no mínimo um (1) filtro em uma das pastas.

         Produto

  • Produto: Filtro por código de produto.
  • Grupo de Prod: Filtro por grupo de produto.
  • Categoria: Filtro por categoria.

         Observação: Você pode unir produto com grupo e/ou categoria separando em mais de um registro. 
         Fornecedor

  • Cod Fornec: Filtro por Fornecedor.

         Armazém

  • Armazém: Filtro por armazém.

       5. Confira os dados e clique em Confirmar.

      Pré -  Requisitos – Cadastro de arquivos para DRP:

       Cadastros:

  1. No SIGALOJA (SIGALOJA) acesse Atualizações/Cadastros /Produtos (LOJA110).
  2. Efetue o cadastro de produtos.

      Importante

  • Obrigatoriamente devem ser preenchidos os campos Fornecedor Padrão (B1_PROC), Loja Padrão (B1_LOJPROC).
  • Para gerar um pedido de compra automático via DRP Neogrid, é necessário ter o campo Ult.Preço (B1_UPRC).  Este campo é utilizado para calcular o valor total do preço de compra.
  1. Acesse Atualizações /Cadastros /Complemento do Produto (MATA180).
  2. Cadastre no mínimo 1 (um) complemento de produto.
  3. Acesse Atualizações /Cadastros /Categorias (FATA140).
  4. O produto deve estar associado a uma Categoria.
     Deve ser cadastrado no mínimo 2 (dois) tipos de categoria para o produto mencionado acima.

      Exemplo:

  1.  O  produto está na categoria Linha TV, esta é uma categoria filho.
  2.  Cadastre uma categoria pai como Eletrônicos.
  3.  Em seguida, altere a categoria filho: no campo Categoria Superior, digite o código da categoria pai e confirme.      
      Lembrando que é a categoria principal como filho, a categoria superior como pai, etc, respeitando sua hierarquia.

  1. Acesse Atualizações/Cadastros /Amarração Categoria x Produto (FATA150).
  2. Efetue a amarração do produto x categoria.
  3. Acesse Atualizações /Cadastros/Grupo de Produtos (MATA035).
  4. Cadastre no mínimo 1 (um) grupo de produtos.
  5. Acesse Atualizações/Gerência Estoques/Fornecedores (MATA020).
  6. Efetue o cadastro de fornecedores.
  7. Acesse Atualizações /Cadastros / Locais de Estoque (AGRA045).
  8. Efetue o Cadastro Locais de Estoque.

    Pré-requisitos - Cadastro de Transferência entre Filiais para o DRP :

    Importante

      É necessário ter duas filiais, uma origem (exemplo: D MG 01) e uma destino (exemplo: D MG 02).
      Configure o parâmetro: MV_FILTRF := .T.

1.    No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse  Atualizações/ Cadastros/ Produtos (LOJA110).
       Configure os campos:
       Grupo;
       Fornecedor Padrão;
       Loja Padrão;

2. Preencha os campos da pasta Mrp/Suprimentos:

     Ponto Pedido;
   Segurança;
   Lote Econômico;
   Lote Mínimo (deve ser menor que Lote Econômico);
     Estoque Máximo (deve ser maior que Ponto Pedido).

3.  Acesse Atualizações / Gerencia Estoque / Locais de Estoque (AGRA045):
4.  Crie um segundo armazém para a filial de origem.

5.  Acesse Atualizações / Gerencia Estoque/ Saldos em Estoque (MATA225)
6   Cadastre os produtos com seus novos armazéns e confirme.

7.  Acesse Atualizações / Cadastros / Clientes (MATA030)
8.  Crie um código para a filial de destino, e na descrição, especificar que é aquela filial.
   Importante

     Caso o cadastro  seja COMPARTILHADO, não é necessário sair de uma filial e entrar na filial de origem. Se for cadastro EXCLUSIVO, verifique se está na filial de origem.

9.   Na pasta Outros, digite a filial de destino no campo Fil. Transf. 

10. Acesse  Cadastros / Gerência Estoque / Fornecedores (MATA020).
11  Crie um código para a filial de origem, e na descrição, especificar à filial.

   Importante
     Caso o cadastro seja COMPARTILHADO, não é necessário sair de uma filial e entrar na filial de destino. Se for cadastro EXCLUSIVO, verifique se está na filial de destino.

 12. Na pasta Outros, digite a filial de origem no campo Fil. Transf. 
 

 13   Acesse  Gerência de Vendas, Tipos de Entrada e Saída (MATA080) .

 14 . Cadastre primeiro o tipo para Saída:

  • Tipo do Tes: Saída
  • Cred. Icms: Não
  • Credita IPI: Não
  • Gera Dupl: Não
  • Atu. Estoque: Sim
  • Poder Terc: Não Controla
  • Tes Devolução: <o código tes de entrada, volte a cadastrar após fazer o TES como entrada>
  • Mov. Projet: Despesa
  • Transf. Filial: Sim

  15.  Cadastre o tipo para Entrada.

  • Tipo do Tes: Entrada
  • Cred. Icms: Não
  • Credita IPI: Não
  • Gera Dupl: Não
  • Atu. Estoque: Sim
  • Poder Terc: Não Controla
  • Tes Devolução: <o código tes de saída>
  • Mov. Projet: Receita
  • Transf. Filial: Sim 
             
  •   Caso o  cadastro seja  COMPARTILHADO, será necessário efetuar apenas um cadastro de entrada e outro de saída. Se for cadastro EXCLUSIVO, tem que fazer um cadastro de entrada e outro de saída para cada filial.

 
16.   No Estoque (SIGAEST) filial de origem, acesse Atualizações /Movimentações /Fiscais, Transferência entre Filiais (MATA310).
17.   Preencha os parâmetros abaixo:

  • De produto: <brancos>
  • Até produto: ZZZZ.
  • De filial: <filial de origem>
  • Até filial: <filial de destino>
  • De armazém: <brancos>
  • Até armazém: 99
  • De tipo: <brancos>
  • Até tipo: ZZ
  • De grupo? <brancos>
  • Até grupo? 9999
  • Filtra produtos por categoria? Sim
  • Quebra informações? Por produto
  • TES para a nota de saída? <a nota de saída específica para Transf. Filiais conforme cadastrado acima>
  • Gera documento de entrada? Classificado
  • TES para a nota de entrada? <a nota de entrada específica para Transf. Filiais conforme cadastrado acima>
  • Condição de Pagamento? <padrão>
  •  Considera como preço no PV?  Tabela de Preço
  •  Dados da Origem: Todas as filiais
  •  Utilizar saldo de terceiros? Não
  •  Espécie documento de entrada? NF
  •  Descrição de Produtos? Não
  •  TP. Oper Saída? <brancos>
  •   Tp. Oper Entrada? <brancos>
    18. Marque todas as categorias.
           Observe a tela de Transferência entre Filiais:
            No lado esquerdo, temos a origem.
            No lado direito, temos o destino.
    20. No lado esquerdo, selecione a filial de origem e o produto que deseja transferir.
    21  No lado direito, selecione a filial de destino e o produto que deve receber a transferência.
    22. Clique em  Ações Relacionadas, e clique em Relação.
    23   Digite a quantidade a ser transferida, e confirme.
            Observe que a quantidade disponível foi alterada na origem e no destino. 
    24.  Clique em confirmar.
    25.  Selecione a série desejada e confirme. 
            Aguarde a transferência.  
           Observe que a transferência foi gerada na SD2 (saída) e na SD1 (entrada).

     Transferência entre Armazéns:

  1. No Estoque (SIGAEST) filial de  origem, acesse Atualizações / Movimentações / Transferência Múltipla (MATA261).
  2. Clique em Incluir
  3. Digite o produto de origem, e o armazém de origem. Na mesma linha, digite o produto de destino e o armazém de destino.   Na mesma linha, digite a quantidade, e confirme.
    Observe que a transferência entre Armazéns foi gerada na tabela SD3, criando dois registros: um de saída de armazém e outro de entrada de armazém, identificados como D3_LOCAL.

        Pré - requisitos - Envio de movimentações para DRP: Venda

  1. No Controle de Lojas(SIGALOJA) acesse SIGALOJA/Atualizações /Atendimento/Venda Assistida (LOJA701).
  2. Efetue uma venda
    A integração envia informações de devolução se houver. 

     Pedido de Compra:

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Atualizações/Gerência Estoques/Pedidos de Compra (MATA121).
  2. Efetue um pedido compra.
    Para que seja realizada a exportação, é necessário que o pedido esteja em aberto.

      Importante

  •  As movimentações de vendas e devolução (SD2 e SD1), assim como os pedidos de compra (SC7), devem ser feitas no mesmo dia da exportação para o DRP, pois são enviadas as movimentações SKU e DFU com o  resumo               de quantidade vendida/devolvida diária por produto.

        Configuração do Envio - Agendamento:

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
  2. Configure o Schedule para o Envio das Informações.
  3. Efetue o cadastro de um Agent em Visões/Schedule/Agent/Cadastro.
  4. Preencha os campos necessários para o cadastro de acordo com as respectivas informações:
    Código: O código é preenchido automaticamente pelo Protheus.
    Nome: Deve ser preenchido a descrição do Agent.
    Ip: IP onde o Agent será instalado.
    Porta: Porta do IP onde o Agent será instalado.
    Ambiente: Ambiente do Agent cadastrado.
    Empresa: Código da empresa das tarefas que o Agent cadastrado irá executar.
    Nº de Threads: Número de threads disponíveis para execução das tarefas.
    Habilitado: Indica se o Agent está habilitado ou desabilitado.
  5. Efetue o cadastro de um Agendamento em Visões/Schedule/Agendamentos/Cadastro.
  6. Preencha os campos necessários para o cadastro de acordo com as respectivas informações:
    Rotina: Rotina agendada LOJA7030({,0,<empresa>,<filial>}). Exemplo: LOJA7030({,0,"05","D MG 01"}).
    Empresa/Filial: Empresa e filial que são utilizadas para execução do agendamento.
    Módulo: Ambiente do Protheus®.
    Habilitado: Indica se o Agent está habilitado ou desabilitado.
  7. Configure os parâmetros de acordo com as respectivas informações para o envio da rotina Agendada LOJA7030({Param1,Param2,Param3,Param4})
    Data (Param1): Data corrente dos dados a serem pesquisados. Data em branco entende que irá pesquisar a data de hoje. Para utilizar uma data à sua escolha, utilize o parâmetro STOD("AAAAMMDD"), onde AAAA é o ano, MM é o mês e DD é o dia. Exemplo: STOD("20151201").
    Opção de Envio (Param2): Escolher entre as opções de envio (conforme o item 7 abaixo).
    Empresa (Param3): Empresa do ambiente.
    Filial (Param4): Filial do ambiente.
  8. Na opção Rotina informe LOJA7030({,0,<empresa>,<filial>}) para configurar o envio de todos os itens:
  9. Todos os itens LOJA7030({,0,<empresa>,<filial>})
    Também é possível configura-os separadamente, conforme instruções abaixo:
    Itens do Produto: LOJA7030({,4,<empresa>,<filial>})
    Movimentações de Local de Estoque: LOJA7030({,5,<empresa>,<filial>}). Fazendo isto, automaticamente será gerada a Origem da SKU, igual a LOJA7030({,6,<empresa>,<filial>}).
    Cadastro de Local de Estoque (Tabela NNR): LOJA7030({,7,<empresa>,<filial>})
    Movimentação de SKU: LOJA7030({,8,<empresa>,<filial>})
    Movimentação de DFU: LOJA7030({,9,<empresa>,<filial>})
    Cadastro de Eventos: LOJA7030({,10,<empresa>,<filial>})
    Linha de Pedidos Colocados (Pedidos de Compra): LOJA7030({,12,<empresa>,<filial>})
    Fornecedor: LOJA7030({,13,<empresa>,<filial>})

      Importante

  •  A configuração do Job deve ter recorrência diária (executando uma vez por dia, dê preferência  após o expediente).
  •  Todos os lançamentos devem ser lidos e exportados para o DRP, sem exceções.
  •  Caso esqueça de alguma movimentação em uma data anterior, é possível passar a data retroativa dos movimentos não transferidos ao primeiro parâmetro, no formato:
    AAAAMMDD, em um novo Job, que deve ser executado somente uma vez.

  • Exemplo: LOJA7030({"20151201",0,<empresa>,<filial>}). 

     Configuração do Recebimento - Agendamento:

  1. No Configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/Schedule/Schedule (CFGA010).
     Configure o Schedule para o Recebimento das Informações.
  2. Inclua um agendamento com as configurações de recorrência, código, usuário, data, hora, ambiente, configurar empresa/filial e módulo.
  3. Efetue o cadastro de um Agendamento em Visões/Schedule/Agendamentos/Cadastro (CFGA010).
  4. Preencha os campos necessários para o cadastro, de acordo com as respectivas informações:
  • Rotina: Rotina Agendada LOJA7033 ({0,<empresa>,<filial>}).

    Exemplo: LOJA7033({0,"05","D MG 01"}).

  • Empresa/Filial: Empresa e filial que serão utilizadas para execução do agendamento.
  • Módulo: Módulo do Protheus®.
  • Habilitado: Indica se o Agent está habilitado ou desabilitado.
  • Configure os parâmetros de acordo com as respectivas informações para o envio da rotina Agendada LOJA7033({Param1,Param2,Param3})
  • Opção de Envio (Param1): Use 0, para ler todos os itens.
  • Empresa (Param2): Empresa do ambiente. 
  • Filial (Param3): Filial do ambiente.
    Após a configuração do passo anterior, o Protheus® envia as informações necessárias ao DRP e inclui os devidos documentos para que seja feita a continuidade do processo no ERP.

            Após a exportação para o DRP, é necessário aguardar o processamento no DRP para depois receber o retorno. 
         

       Envio de informações para DRP :

           Observe o envio das informações no client da Neogrid, nas seguintes pastas:

  • OUT: Pasta que o Job LOJA7030 cria os XMLs para exportação.
  • SENT: Quando os XMLs da pasta OUT são enviados para o DRP, os arquivos são movidos para esta pasta SENT.
  • SUMMARY: Relatório de envio dos XMLs.

     Importante

     Cancelamento da Nota Fiscal:

        Após o envio dos itens para DRP, não será possível cancelar uma nota fiscal, em SIGAFAT/Atualizações/Faturamento/Exclusão Doc. Saída (MATA521).

        Para isso, basta emitir uma nota de entrada, do tipo Devolução. Desta forma, os itens de devolução são enviados para DRP.

     Retorno de informações para DRP:

     Verifique no Client da Neogrid, as seguintes informações:

  • Pasta IN (Client Neogrid): Pasta onde retorna os XMLs criados pelo DRP. Estes XMLs são enviados para o Job LOJA7033, retornando dados ao Protheus.
  • Pasta RECEIVED: Quando os XMLs da pasta IN são lidos pelo Job de retorno LOJA7033, os arquivos são movidos para esta pasta RECEIVED.
  • Caso algum item do XML não seja  processado por motivo de falta de estoque, produto inexistente, etc., o XML é recriado somente com os itens não processados e copia imediatamente na pasta IN. Assim, será processado novamente na próxima leitura.
  • A configuração do parâmetro MV_LJNEOPV determina o tipo de documento incluído no retorno das análises do DRP. Este parâmetro define como este retorno será gravado no Protheus.
    Os valores configuráveis de retorno são: 1 – Solicitação de Compra, 2 – Pedido de Compra, descritos abaixo:
  • Solicitação de Compra: quando for efetuada uma análise prévia sobre as sugestões de compras no próprio DRP, são geradas solicitações para que sejam avaliadas e efetivadas se realmente necessárias.
  • Pedido de Compra: quando é efetuada uma análise sobre as sugestões de compras no próprio DRP, que permite gerar os pedidos de compras, para serem convertidos em NF de entrada posteriormente.
    Importante
    Para gerar um pedido de compra automático via DRP Neogrid, é necessário ter o campo Ult.Preço (B1_UPRC) preenchido no Cadastro de Produtos. Este campo é utilizado para calcular o valor total do preço de compra.
  • Caso não esteja de acordo com o preço cadastrado no pedido de compra, é possível altera-lo em: SIGALOJA / Gerência de Estoques / Pedido de Compra (MATA121).

        Para consultar a importação de Solicitações de Compra: 

  1. No Controle de Lojas  (SIGALOJA) acesse Gerência Estoque/Solicit. De Compras (MATA110).
  2. Ao consultar a tabela, é possível identificar que solicitação foi gerada pelo DRP, através do campo "DRP Neogrid?" = "Sim".
    No momento da importação, é apresentado no console o número da Solicitação de compra.

     Para consultar a importação de Pedidos de Compra:  .

  1. No Controle de Lojas (SIGALOJA) acesse Gerencia Estoque/Pedidos de Compra (MATA121).
  2.  Ao consultar a tabela, é possível identificar que  o pedido foi gerado pelo DRP, através do  campo DRPNeogrid?"Sim".
  3. No momento da importação, é apresentado no console o número do Pedido de Compra. 

     Importante

  • Independente da seleção para solicitação ou pedido de compra, poderá apresentar  no mesmo arquivo XML informações sobre transferências, tanto entre filiais como entre armazéns.

        Para consultar  a importação de Transferências entre Filiais:

  1. No processamento de transferência entre filiais, é apresentado no console, a origem e destino das filiais e a quantidade transferida.
     
    Importante
    Verifique a gravação de Logs do Pedido de Compra, Solicitação de Compras e Transferência entre filiais na pasta autocom ( ambiente).