Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Uma vez que a primeira sincronização tenha sido concluída com sucesso todas as consultas realizadas neste dataset não irão mais consultar o sistema externo e sim a tabela que foi espelhada pela tarefa agendada. Em nosso cenário hipotético caso o administrador do sistema opte por agendar a tarefa que atualiza a lista de centros de custo uma vez por dia. Após a sincronização a performance e a disponibilidade do sistema externo não afetarão mais a performance do fluig e dos sistemas workflow como um todo. 

 

...

Nota

Observação¹: A Sincronização de datasets em tabelas do fluig só pode ser utilizada em datasets do tipo customizados .

Tipos de Sincronização de datasets

Atualmente existem três tipos de Datasets gerenciados pelo produto:sincronização com datasets.

  • Sincronização Comum: Este tipo de Sincronização pode ser feita com qualquer dataset já implementado no produto. Neste modelo de sincronização toda vez que a tarefa agendada de sincronização de datasets for executada será criada uma nova tabela e todos os registros retornados pelo método createDataset serão copiados para esta nova tabela. A tabela anterior será removida do banco. Esse modelo não é recomendado para datasets que retornam muitos registros.
  • Sincronização Jornalizada: Este tipo de sincronização permite a atualização e cópia incremental de registros de acordo com o retorno do método onSync do dataset. Através do método defineScructure é possível definir de forma mais detalhada quais são os campos da tabela bem como seus tipos. Também é possível criar índices e uma chave principal para obter ainda mais performance durante as consultas aos dados do dataset; No método OnSync é possível é determinar quais são as linhas novas a serem adicionadas na tabela como na sincronização comum. Com os métodos updateRow e DeleteRow através da configuração da chave é possível atualizar registros já existentes bem como eliminar registros. Esse modelo é o recomendado para situações aonde a quantidade de dados é volumosa.
  • Built-in Datasets: Este tipo de Dataset permite navegar em dados das entidades do próprio fluig, como usuários, grupos, processos ou tarefas por exemplo. Esses datasets são pré-definidos no produto e não podem ser alterados pelo usuário;
  • CardIndex Datasets: Este tipo de Dataset permite navegar nos dados existentes em formulários de uma determinada definição de formulário publicada no fluig. Para que uma definição de formulário seja disponibilizada como Dataset, é necessário preencher o campo Nome Dataset na publicação da definição de formulário. O valor informado será utilizado para a busca do Dataset no fluig;
  • Customized Dataset: Este tipo de Dataset permite navegar nos dados retornados por uma customização onde é possível definir as colunas do Dataset e os valores de cada um dos registros, através da codificação em JavaScript. Os Datasets customizados podem ser utilizados em uma grande gama de situações, como para definição de uma lista de valores fixos (como estados de um país) ou para extração de dados de um serviço externo (via WebServices, por exemplo).

...