Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Geração de Tabelas e Consultas de Preços via Portal WEB

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PLSR707JB

Rotina de JOB de Tabelas

PLSR707Rotina de Geração de tabelas
PLSSLCB96Procura Solicitações do Prestador

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

Parâmetro(s):

MV_PLSEML7

MV_PLSDRDA 

Requisito (ISSUE):PCREQ-8068

País(es):

Brasil.

Banco(s) de Dados:

Todos os homologados.

Tabelas Utilizadas:

B96 - Tabela Solicitacoes RDA          

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Versões/Release:

12.1.9

 

 

Descrição

Adicionada melhoria no portal do Prestador, onde agora é possível consultar os procedimentos elegíveis que o mesmo pode realizar, bem como solicitar relatório com todos os exames que pode ou não realizar, de acordo com as negociações entre o prestador e operadora.

Desta forma, o prestador pode consultar no portal se pode realizar determinado procedimento e caso seja elegível, irá visualizar o valor que recebe pelo procedimento e demais informações adicionais. Caso não, será informado da impossibilidade de realizar determinado procedimento e a crítica do mesmo.

Caso o prestador queira receber um relatório contendo todos os exames que pode ou não realizar de acordo com a negociação comercial junto a operadora, poderá solicitar este relatório pelo portal em tela especifica e acompanhar o seu pedido. A geração deste relatório se dará por JOB, onde de acordo com a periodicidade definida pela empresa, os relatórios serão gerados e enviados para o e-mail do prestador – que está cadastrado no sistema – ou foi inserido no passo da solicitação no portal. Caso o prestado não recebe o e-mail, poderá fazer a consulta de suas solicitações e efetuar o download dos arquivos gerados. Caso a operadora deseje, poderá receber cópia oculta destes e-mails. O e-mail enviado ao prestador com anexo do relatório poderá ser personalizado pela empresa apenas no tocante ao texto padrão. Um modelo básico acompanha esta melhoria.

 

 

Procedimento para Configuração

Abaixo, listamos os parâmetros que devem ser preenchidos para o correto funcionamento do novo recurso implantado. 


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Preencha com os valores corretos os seguintes parâmetros:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSEML7

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Informe o e-mail da operadora que irá receber cópia do relatório de exames autorizados por prestador.

 

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDRDA

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Pasta onde serão salvos os arquivos pdf das tabelas da RDA (pasta web)                             

 OBS: Para o preenchimento deste parâmetro, ler na integra o item Procedimentos para Utilização



Procedimento para Utilização


PARTE I – Cadastros e Configurações Básicos - Operadora

Devemos configurar os parâmetros utilizados pela rotina:

  • MV_PLSEML7: Caso a operadora deseje receber cópia dos e-mails enviados para as prestadoras, quando a rotina processa estes relatórios, basta inserir o e-mail que irá receber as cópias, no campo Cont. Por. (figura 2):

    Figura 2 – Inserindo o e-mail que irá receber cópias                                               

  • MV_PLSDRDA – Coloque aqui o caminho e o nome da pasta onde serão salvos os relatórios no formato pdf gerados pela rotina mais a contra barra ( “\” ). Obrigatoriamente, esta pasta deverá ser criada no diretório “imagens-pls\NOME_PASTA”. Para descobrir onde fica o diretório “web”, veja no arquivo appserver.ini a seção [HTTP]Ex: “\web\portal\imagens-pls\RELAT\” (sem as aspas).  

    Figura 3 - Exemplo de tela com o parâmetro preenchido

  • Inserir o arquivo “wfEmlRelatPrestador.htm” na pasta Workflow. Conforme dito anteriormente, este é um arquivo HTML e pode ser personalizado com o texto padrão desejado pela operadora, mas deverá ser mantido a tag %TEXTO% que encontra-se neste documento, pois ela faz referência a data do envio de e-mail. Novamente, é obrigatório manter este nome do arquivo .HTM e deverá estar na pasta WorkFlow, que fica no diretório “Protheus_Data”.
  • O Workflow deverá estar configurado de maneira correta, para o envio de e-mails. 


PARTE II – Portal - Usuários em Geral

  1. No Portal do Prestador, acesse Principal / Tabela de Procedimentos 1.     Agora

  2. Nesta tela, acesse o Portal do Prestador.

  3. 2.     Clique no menu onde foi criado os nossos submenus. Após, clique no menu “Tabela de Valores”:

 

 

Figura 10 – Portal com a funcionalidade de “Tabela de Valores”

 

  1. 3.     Nesta tela, o prestador deverá digitar a tabela que deseja e em seguida, no combobox, selecionar o local de atendimento e especialidade que deseja, para que o sistema possa, de acordo com estas informações, verificar quais procedimentos estão liberados ou não. Ao selecionar qualquer opção no combobox, o sistema irá buscar o e-mail de cadastro do usuário e irá colocar no campo “E-mail para envio”. Caso não apareça nada ou deseje enviar para outro e-mail, apenas digite neste campo o e-mail desejado.

Figura 11 – Inserção dos dados para solicitação do relatório
  1. o prestador deve escolher no combo Rede de Atendimento a RDA que deseja obter a tabela de valores (nos casos onde para um login temos mais de um prestador atrelado).

  2. Após a escolha da RDA, deve selecionar no combo Endereço o local desejado de atendimento.

  3. Em seguida, de acordo com a RDA escolhida e o local de atendimento, deve escolher a especialidade no combo Especialidade. Basta selecionar a especialidade desejada.

  4. O campo E-mail é preenchido automaticamente, após a escolha do primeiro combo (Rede de Atendimento). Esse e-mail é proveniente do cadastro do prestador na Operadora. Caso deseje, pode apagar este e-mail e incluir um outro.
    Image Added
  5. Após estes dados da rede de atendimento, o usuário deve selecionar a tabela no campo de pesquisa. O sistema irá abrir uma pop-up, onde o usuário deve selecionar a tabela que deseja saber quais são os procedimentos que pode realizar e os valores que recebe. Basta apenas clicar na tabela desejada e no botão OK da janela.
    Image Added
  6. 4.     Após entrar com estas informações, clique no botão “Nova Solicitação” Solicitar Tabela. Ao fazer isso, o sistema irá perguntar se deseja mesmo realizar a operação, Caso sim, os dados serão armazenados, para que os relatórios sejam gerados depois em modo JOB, em horários determinados pela Operadora. No final, surgirá uma mensagem na tela, informando que a solicitação foi enviada com sucesso.
  

Figuras 12 e 13 – Janelas de Confirmação do relatório e de sucesso após a inclusão do pedido

  1. 5.     Ao clicar no botão “Ver Solicitações”, será mostrado na tabela todas as solicitações do usuário. As solicitações que estiverem com o Status “Aguardo” significam que ainda não foram processadas pelo servidor. As que estiverem com o Status “Processado”, significa que já foram processadas e enviadas para o e-mail informado.

 

Figura 14 – Verificando solicitações efetuadas
  1. Image Added
  2. Caso o usuário deseje rever as solicitações já realizadas, não tenha recebido por e-mail a cópia do relatório ou deseje uma segunda via, basta clicar no botão Ver Solicitações.
  3. O sistema irá exibir abaixo um grid com as solicitações já realizadas pelo usuário, bem como o status de cada solicitação:
    1. Processado - Significa que o relatório já foi gerado e enviado por e-mail e que está disponível para download.
    2. Não Processado - Significa que o relatório ainda não foi gerado. Logo, não foi enviado por e-mail e nem está disponível para download.
  4. Para fazer o download de um documento, basta clicar no botão Download, que o navegador irá perguntar se o usuário realmente deseja realizar o download. Caso clique em Sim, o documento é baixado para o computador do usuário.
    Image Added

  5. Agora, iremos acessar Principal / Elegibilidade de Procedimentos, onde a operadora pode realizar a consulta imediata se pode ou não e quanto recebe de um procedimento.
  6. Novamente, o usuário deverá Selecionar no combo Rede de Atendimento a RDA desejada, para em seguida, no combo Endereço, selecionar o local de atendimento. Por fim, após a escolha desses dois parametros, o usuário deverá selecionar no como Especialidade a especialidade desejada.
  7. Após isso, o usuário deve escolher a tabela desejada no campo pesquisa Tabela e após, selecionar no campo pesquisa Procedimento o procedimento desejado, de acordo com a tabela escolhida.
    Image Added
  8. Após a inserção dos dados, o usuário deve clicar no botão Verificar Elegibilidade, onde o sistema irá realizar a leitura dos dados informados e realizar a verificação, informando nos campos abaixo se o procedimento pode ser realizado ou não e se sim, qual o valor, bem como demais informações complementares.
  9. e
  10. w
  11. e
  12. w
  13. e
  14. w

 

  1. 6.     Ao dar um duplo-clique em qualquer linha da tabela, será mostrado informações da solicitação: caso o status esteja como “Aguardo”, será mostrada uma janela indicando que o arquivo ainda não foi processado e para qual e-mail será enviado o relatório. Caso o status esteja como “Processado”, ao dar duplo-clique, será mostrado uma mensagem, indicando que o arquivo já foi processado e mostrará para qual e-mail foi enviado. Nesta janela, ainda será possível efetuar o download do arquivo, caso não tenha recebido o e-mail ou deseja cópia do arquivo, apenas bastando clicar em OK. Ao clicar em OK, o download será feito automaticamente.
  

Figura 15 – Mensagem ao clicar numa solicitação que ainda não foi processada.

Figura 16 – Mensagem ao clicar numa solicitação que foi processada. Ao clicar em OK, o arquivo será baixado para o computador.

  1. 7.     Caso o prestador tente solicitar um relatório que esteja com status “Aguardo”, receberá um aviso, indicando que não é possível solicitar o mesmo relatório enquanto o mesmo não tiver sido processado pelo servidor.
  2. 8.     Agora, iremos clicar no menu “Elegibilidade de Procedimentos”.

 

 Figura 17 – Tela de Elegibilidade de Procedimentos



  1. 9.     Nesta tela, o prestador deverá informar a tabela, o código do procedimento que deseja consultar e no combobox, selecionar o local e especialidade desejada. Após isso, clicar no botão Buscar.

10. O sistema irá realizar todo o processamento referente a solicitação do usuário, levando em consideração os dados informados nesta tela. Após processamento, nos campos abaixo, serão mostrados os resultados da pesquisa, com as informações na tela. Se o procedimento é elegível, será mostrado SIM e demais informações. Se não, será mostrado NÃO e a crítica.


Figura 18 – Resultado do Processamento

11. Caso o usuário queira solicitar a tabela de preços, basta apenas clicar no botão “Solicitar Tabela Completa”, que será levado para a tela de “Tabela de Valores”.


Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab