Histórico da Página
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Sobre Layouts
O layout define a composição de uma página e é composto por múltiplos slots. A quantidade, posição e dimensão desses slots é o que define o corpo de um layout. Dessa forma, o layout é a estrutura de uma página, definindo a distribuição dos Widgets que a compõe por meio dos slots.
Slot
Slots são contêineres definidos que são aptos a comportarem widgets. A quantidade, posição e dimensão desses slots é o que define o corpo de um layout. Sendo assim, o layout é o esqueleto de uma página (sua estrutura), definindo a distribuição dos widgets que a compõem através dos slots.
Estrutura de Arquivos
Layouts possuem a estrutura de arquivos semelhante à de um widget comum, e também são empacotados em formato “war”. A estrutura de pastas-fonte de um layout é a que segue:
<codigo-do-layout> |
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Onde:
Arquivo / Pasta | Descrição |
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<código-do-layout> | Nome/Identificador do layout |
src/main/resources/application.info | Arquivo de configuração do layout onde é persistida, entre outras informações, o código do layout, título e desenvolvedor. Este arquivo será mais detalhado nas próximas páginas deste documento. |
src/main/resources/layout.ftl | Arquivo do Freemarker que será interpretado durante a renderização do layout. Contém a configuração dos slots. |
src/main/resources/<código-do-layout>.properties | Arquivo de strings traduzíveis utilizadas pelo layout. Deve possuir derivações de acordo com o idioma suportado pelo layout. |
src/main/webapp/WEB-INF/web.xml | Descritor padrão de uma aplicação Java para web. |
src/main/webapp/WEB-INF/jboss-web.xml | Descritor específico para o JBoss. Deve conter pelo menos a propriedade “context-root”. O context-root representa o contexto Web do layout e é recomendado que seja o próprio código do layout. |
src/main/webapp/resources/css | Folhas de estilo do layout (caso seja necessário). |
src/main/webapp/resources/js | Arquivos Javascript do layout (caso seja necessário). |
src/main/webapp/resources/images/icon.png | Ícone que representa o layout, é exibido, por exemplo, durante a criação de páginas para que o usuário possa pré-visualizar a distribuição de slots do layout. |
Para o sistema, o que diferencia um layout de um widget comum é a definição da propriedade “application.type = layout” no arquivo descritor “application.info”. Este arquivo é um descritor detalhado dos widgets e também dos layouts. É através deste que a aplicação tem conhecimento das propriedades do layout, identificação do desenvolvedor, arquivos necessários para sua renderização, arquivos de linguagem e outras propriedades.
Arquivo application.info
Abaixo o detalhamento de todas as propriedades do arquivo application.info:Propriedade | Descrição |
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application.type = <layout> | O valor layout define que o componente é do tipo layout, existem outras opções como widget e theme. |
application.code = <código-do-layout> | Iidentificador do layout. |
application.title = <título-do-layout> | Título do layout. |
application.description = <descrição-do layout> | Descrição do layout. |
application.category = <SYSTEM> | Categoria do layout. Propriedade utilizada para filtro em determinados funções do sistema, esta propriedade é para uso futuro, atualmente não é utilizada. |
application.renderer = <freemarker> | Indica o tipo de renderizador exigido (atualmente somente o Freemarker é suportado). |
application.icon = <icon.png> | Ícone para representação visual do layout. Caso não informado o sistema assumirá um ícone padrão para sua representação visual. |
developer.code = <developer-code> | Código do desenvolvedor do layout. |
developer.name = <TOTVS S.A.> | Nome do desenvolvedor. |
developer.url = <http://www.totvs.com> | URL do desenvolvedor. |
layout.file=layout.ftl = <layout.ftl> | Nome do arquivo a ser renderização. Se não informado, será assumido “layout.ftl”. |
locale.file.base.name = <prefixo> | Nome base do arquivo de tradução que será seguido pelo locale (ex.: prefixo_PT_BR e prefixo_EN_US). Se não informado, será usado o código do layout. |
application.resource.css.1 = </resources/css/<codigo-do-layout>.css> | Opcional. Nome do arquivo CSS a ser carregado durante a renderização. Podem ser informado vários arquivos, o número no final do dome da propriedade indica a ordem de carga. |
application.resource.js.2 = </resources/js/<código-do-javascript>.js> | Opcional. Nome do arquivo JS a ser carregado durante a renderização. Podem ser informado vários arquivos, o número no final do nome da propriedade indica a ordem de carga. |
slot.SlotMenu = <menu> | Opcional. Entretanto, quando o arquivo .ftl possuir slot de Menu (SlotMenu), é necessário informar qual widget de menu deve ser utilizada. "menu" deve ser informado nesse caso. Entenda melhor aqui. |
slot.SlotLogin = <sociallogin> | Opcional. Entretanto, quando o arquivo .ftl possuir slot de Login (SlotLogin), é necessário informar qual sidget de login deve ser usada. Apesar de haver mais de um opção para menu, recomendamos a utilização do valor "sociallogin" nesse caso. Entenda melhor aqui. |
Variáveis Disponíveis no FTL
Os principal arquivo de um projeto de layout é o “layout.ftl”. É neste arquivo que será definido, via marcação HTML e Freemarker, a quantidade e disposição dos slots.
Para facilitar o desenvolvimento, alguns métodos da camada de negócio são ofertados pela infra-estrutura do WCM e podem ser acessados via Freemarker. As variáveis disponibilizadas são acessadas através da sintaxe ${nome-da-variável} em qualquer local do FTL, a seguir uma lista das variáveis disponíveis:
Variável | Descrição |
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serverBaseURL | URL do servidor (sem nenhum contexto). |
i18n | objeto com as strings internacionalizadas. |
themeURI | Contexto do tema (por exemplo: /themedefault). |
themeURL | URL completa do tema (serverBaseURL + themeURI). |
pageId | ID da página. |
layoutId | ID do layout. |
layoutURI | Contexto do layout (por exemplo: /layoutdefault). |
layoutURL | URL completa do layout (serverBaseURL + layoutURI). |
serverContextURL | Contexto do sistema. |
locale | Objeto com a localização selecionada para o usuário. |
user | Login do usuário (ou vazio se não está logado). |
tenantId | ID do Tenant do usuário logado (-1 se não está logado). |
tenantCode | Código do Tenant do usuário logado (ou vazio se não está logado). |
pageFriendlyURL | URI da página (formado pelo contexto + código da empresa + código da página). |
wcmEnums | Variável de acesso aos enum’s da aplicação. |
wcm | Objeto com os serviços disponibilizados pelo SDK do WCM. |
pageRender | Objeto que também disponibiliza serviços do SDK. |
O objeto “pagetRenderpageRender” disponibiliza os seguintes métodos do SDK:
Método | Descrição |
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PageVO getPage() | Retorna um objeto do tipo VO com todas as informações da página corrente, como sua página pai (caso exista), páginas filhas, layout e tema, entre outras propriedades. |
List<PageVO> listPageBreadcrumb() | Retorna uma lista de páginas ordenadas em modo de navegação estrutural, possibilitando a localização da página atual em meio estrutura de páginas do sistema. |
void renderInstance(long instanceId) | Método que inicia a renderização de um widget utilizando o FTL “decoration.ftl”, ou seja, irá renderizar o widget e seu título no slot onde foi invocado o método. |
void renderInstanceNoDecorator(long instanceId) | Método que inicia a renderização de um widget utilizando o FTL “nodecoration.ftl”, ou seja, irá renderizar o widget sem a barra de título, no slot onde foi invocado o método. |
boolean isUserLogged() | Retorna se existe um usuário logado através do VO da página. |
UserVO getUser() | Retorna objeto VO do usuário corrente contendo informações como nome, email e código do Tenant entre outras propriedades. |
List<Long> getInstancesIds(Slog slot) | Retorna uma lista com ID de todas os widgets contidas no “slot” informado. |
List<Long> getInstancesByCode(String code) | Retorna o ID de instância de todas os widgets com o código informado “code” contidas na página. |
boolean hasPermission(long instanceId, String permission) | Verifica se o widget com o “instanceId” informado possui uma determinada permissão, conforme a “permission” desejada. |
boolean hasViewPermission(long instanceId) | Verifica se o usuário logado possui permissão de visualização do widget. |
boolean hasEditPermission(long instanceId) | Verifica se o usuário logado possui permissão de edição para a instancia (“instanceId”) em questão. |
String getHomePage() | Retorna a URL de acesso a página inicial (home). |
boolean isUserLoggedInOAuthWithConsumerKey(String consumerKey) | Identifica se um usuário logado possui um token válido para o chave de consumo (“consumerKey”) informada. |
List<WidgetVO> listAllowedWidgetsByUser() | Retorna a lista de Widgets as quais o usuário possuí permissão de visualização. |
Long getTenantId() | Retorna o ID do Tenant do usuário corrente. |
Fluxograma de Renderização
Toda página renderizada no WCM possui o mesmo fluxo para sua construção. O primeiro arquivo chamado no processo de renderização é o “master.ftl”, onde são informados os metadados da página. O arquivo master invoca o método “pageRender.renderTheme()”, responsável pela renderização do tema, que por sua vez irá chamar a renderização do layout, onde posteriormente serão renderizadas os widgets que compõem a tela, concluindo a construção da página.
O fluxograma a seguir exemplifica o processo de renderização de uma página:
Criando um Layout
É possível criar um layout a partir do Fluig Studio. O tutorial com o passo-a-passo encontra-se aqui
- Uma vez finalizando o tutorial, o Studio preparará um ambiente semelhante a esse:
- Ou, no caso de ter-se optado por um layout vazio, aparecerá o seguinte conteúdo:
- Para criar um slot, nesse caso, pode-se usar o Snippet "Slot de um Layout" disponível nos exemplos de código do studio.
- Entenda o impacto na forma como você cria o layout na sessão sobre mudança no layout de uma página
Código do Layout
Apesar de a estrutura fornecida pelos templates do Studio não serem obrigatórios, é aconselhável o uso de alguns elementos essenciais quando do desenvolvimento de um layout a partir da estaca zero, como por exemplo:
Bloco de código | ||||
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<div class="fluig-style-guide"> <div id="wcm_header" class="wcm-header-background wcm-header"> <div class="header-grouper-right"> <!-- Container Login. É o mesmo que possui a funcinalidade para editar/publicar páginas --> <div id="SlotLogin" slot="true" class="slot-header-actions"> <#list (pageRender.getInstancesIds("SlotLogin"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> </div> </div> <div id="wcm-content" class="clearfix wcm-background"> <link type="text/css" rel="stylesheet" href="${contextPath}/resources/css/wcm_layout.css"/> <#if pageRender.isEditMode()=true> <div name="formatBar" id="formatBar"></div> <div id="edicaoPagina" class="clearfix"> <#else> <div id="visualizacaoPagina" class="clearfix"> </#if> <!-- Aqui ficam os Slots --> </div> </div> </div> |
Código do Slot
O código de um slot é composto dos seguintes elementos:
Bloco de código | ||
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<div id="slotContainer001" class="editable-slot slotfull layout-1-1"> <div id="Slot001" slot="true" decorator="false" editableSlot="true"> <#list (pageRender.getInstancesIds("Slot001"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> </div> |
Bloco de código | ||
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<div id="slotContainer001" class="editable-slot slotfull layout-1-1"> ... </div> |
Propriedade | Função |
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id="slotContainer001" | slotContainer001: Idendificação única do container. Não pode haver outro elemento com esse mesmo código |
class="editable-slot slotfull layout-1-1" | editable-slot e slotfull: Usado pelo renderizador para montar o editor individual de slot layout-1-1: usado para posicionar o slot em um determinado ponto da tela. Será detalhado adiante |
Sobre o segundo elemento "div":
Bloco de código | ||
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...<div id="Slot001" slot="true" decorator="false" editableSlot="true"> ... </div>... |
Propriedade | Função |
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id="Slot001" | Slot001: Identificação única do slot. Não pode haver outro elemento com esse mesmo código |
slot="true" | true: Fará o renderizador entender este elemento como um slot propriamente dito |
decorator="false" | true: Utiliza no Slot false: Não usa título no Slot |
editableSlot="true" | true: Torna possível inserir e retirar widgets dentro do slot bem como mudar o posicionamento delas false: Não permite qualquer edição no conteúdo do Slot. Slots de cabeçalho, rodapé e login geralmente estão com esse valor |
Sobre o elemento "list":
Bloco de código | ||
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<#list (pageRender.getInstancesIds("Slot001"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> |
Propriedade | Função |
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<#list (pageRender.getInstancesIds("Slot001"))! as id> | Slot001: deve ser o mesmo valor do componente que o possui. Nesse caso "Slot001". |
Posicionamento do Slot
Na primeira "div" do conjunto de elementos de um slot, podemos encontrar o seguinte código:
Bloco de código | ||
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<div id="slotContainer001" class="editable-slot slotfull layout-1-1"> |
O valor "layout-1-1" refere-se ao posicionamento daquele layout dentro da página. Segue abaixo a lista dos posicionamentos de slot disponíveis dentro do fluig:
Valor | Posição | Largura |
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layout-1-3 | Esquerda | 32% |
layout-2-3 | Esquerda | 65% |
layout-1-2left | Esquerda | 50% |
layout-1-1 | --- | 100% |
layout-1-2right | Direita | 50% |
layout-1-3right | Direita | 32% |
Informações | ||
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Leia a sobre mudança no layout de uma página |
Sobre Slots Não Editáveis
Um layout pode, ou não, conter slots não editáveis. Naqueles fornecidos pelo Fluig como templates, há 5 slots que não são editáveis por padrão. Para cada slot não-editável é necessário criar uma propriedade no application.info relacionado o id do slot ao código da widget que estará contida nele, pois essa é a forma de inserir conteúdo em um slot não-editável.
Slot de Busca:
Bloco de código | ||
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<div id="SlotInstantSearch" slot="true" class="slotint slot-header-actions"> <#list (pageRender.getInstancesIds("SlotInstantSearch"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> |
Propriedade do application.info:
slot.SlotInstantSearch=widget_search
Slot de Alertas Globais:
Bloco de código | ||
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<div id="SlotGlobalAlert" slot="true" class="slotint slot-header-actions"> <#list (pageRender.getInstancesIds("SlotGlobalAlert"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> |
Propriedade do application.info:
slot.SlotGlobalAlert=alertpopover
Slot de Login:
Bloco de código | ||
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<div class="header-grouper-right"> <div id="SlotLogin" slot="true" class="slot-header-actions"> <#list (pageRender.getInstancesIds("SlotLogin"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> </div> |
Propriedade do application.info:
slot.SlotLogin=sociallogin
Slot de Menu:
Bloco de código | ||
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<nav class="wcm-navigation wcm-menu-background"> <div id="SlotMenu" slot="true"> <#list (pageRender.getInstancesIds("SlotMenu"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> </nav> |
Propriedade do application.info:
slot.SlotMenu=menu
Slot de Rodapé:
Bloco de código | ||
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<div id="SlotUsePolicy" slot="true" class="slotint"> <#list (pageRender.getInstancesIds("SlotUsePolicy"))! as id> ${pageRender.renderInstanceNoDecorator(id)} </#list> </div> |
Propriedade do application.info:
slot.SlotUsePolicy=usepolicy