Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto

 

: 

TOTVS Gestão Patrimonial Financeira Versão: 11.5282

Processo

 

:

 

anchor

_GoBack_GoBack

Como avaliar seu Evento Contábil

Subprocesso 

: 

Eventos Contábeis

Data da publicação 

:

 

1520/01/2015

Aplicabilidade

 

 

Campo específico para o Gestão de Frotas – Ficará oculto no modelo de boletim.

 

 



Introdução

Este documento apresentará passo a passo como avaliar seu evento contábil quando houver diferenças de débito e crédito ou contabilizações nulas.


Principais Motivos para que o evento não carregue partidas contábeis

Quando realizamos a parametrização de um evento contábil existem duas principais características que devem ser avaliadas durante a implementação de seu Item de Evento.
Dentre elas, cito as mais importantes abaixo.


IMPORTANTE: Lembrando que para uma partida contábil ser carregada caso o valor do item e a origem da conta estejam retornando valor corretamente.


1. Valor

Quando realizamos a inclusão de um evento contábil devemos tomar conta de que o evento contábil pode ter seus valores carregador por fórmulas ou percentuais.


IMPORTANTE: Lembrando que ambas as opções necessárias, fórmula ou percentual, deve ser previamente analisada quanto a função que o evento contábil terá para realizar contabilizações.


1.1 Fórmulas

As fórmulas serão vinculadas para cada item de evento e podem receber várias funções e expressões sejam necessárias para a regra de negócio de sua empresa.
Lembrando que as fórmulas podem possuir consultas SQL e até mesmo declaração de variáveis.
Caso não possua conhecimento sobre o que uma fórmula faz o suporte do RM poderá lhe ajudar com esta dúvida pontual. Exemplo:

 


Image Added 

 
(IMAGEM 1)


1.2 Percentual

O Evento Contábil pode possuir itens de evento parametrizados com percentual ao invés de serem parametrizados por fórmulas mais complexas.
Isto dependerá do nível de complexidade de sua empresa e do cálculo que o deve ser realizado para carregar um valor contábil.


IMPORTANTE: Utilizar um valor percentual não significa que o mesmo será carregado em todas as ocasiões. O evento deve ser analisado como um todo.

 


Image Added
(IMAGEM 2)




2. Conta Contábil


2.1 Informar Conta

Quando utilizar dentro do Item de Evento o Campo Origem da Conta como "Informar Conta" significa que o sistema irá utilizar a conta contábil apontada independente de qualquer outra parametrização.

 

 

Image Added 
(IMAGEM 3)


2.2 Tabela Default

Quando utilizar dentro do Item de Evento o Campo Origem da Conta como "Tabela Default" o sistema irá buscar as contas contábeis dentro dos defaults contábeis da tabela informada no campo "Buscar Default em".

 


 Image Added (IMAGEM 4)


Como exemplo podemos avaliar um Buscar Default em: Filial.
O item de evento parametrizado para buscar default em Filial irá até o cadastro da Filial nos seus cadastros de Defaults Contábeis.

 


 Image Added
(IMAGEM 5)


2.3 Pontos Importantes a serem analisados:


2.3.1 "Obter Default de"

Caso o item de Evento tenha o campo "Obter Default de" como Débito, o sistema irá buscar os dados contábeis das linhas de Débito do Default Contábil da Filial.
O mesmo acontecerá para o campo "Obter Default de" como Crédito.

 


Image Added
(IMAGEM 6)



2.3.2 "Classif. Conta"

Caso o campo Classif. Conta esteja preenchido significa que o sistema irá validar a classificação do Item de Evento com a classificação do item de cadastrado nos defaults contábeis.
Os dois campos devem possuir o mesmo valor conforme imagem abaixo. Caso diferentes não serão carregadas.

 


Image Added




Informações
titlePara maiores informações:

Consulte o WikiHelp TOTVS

COMUNIDADE R@ Finanças

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 5 – (Planejamento e Controle Orçamentário), 4 – (RM Fluxus).

  (IMAGEM 7)
O Fechamento de Período tem como objetivo realizar todo o fechamento dos valores calculados, atualizando o saldo dos patrimônios e liberando os recursos para novos cálculos. Ou seja, o Fechamento do Período é o real responsável pelo cálculo dos saldos dos patrimônios, gravação dos históricos e por fim, a liberação das tabelas de cálculos para receber novos cálculos.
É extremamente importante que se faça um BACKUP da base de dados antes da execução do processo de Fechamento de Período.
Se por algum motivo o fechamento de período não se completar deve-se verificar o log gerado ao final do processo, e se necessário restaurar imediatamente o BACKUP e iniciá-lo novamente.
Procedimento (Procedimentos anteriores ao Fechamento de Período)
Antes de realizar o Fechamento de Período, o usuário obrigatoriamente deve ter o cuidado e fazer as seguintes conferências/procedimentos:
SE POSSUIREM UFIR:
Acessar o menu Cadastros / Moedas e Índices / selecionar a UFIR, Processos / Preencher intervalo de cotações:
Período aplicar 01/01/2010 a 31/12/2030
Fator: 0,8287
Marcar: Sobrescrever datas do intervalo
Marcar: Fator Fixo
Desmarcar: Considerar Somente dias úteis, Executar.
Após:
1º Conferir se todos os Patrimônios estão com cálculos gerados;
2º Conferir se todas as aquisições pendentes de contabilização foram contabilizadas;
3º Conferir se todas as Ocorrências (Baixas, Acréscimos, Transf. Monetária e Transf. De Controle) do período foram geradas e contabilizadas;
4º Emitir o Relatório de Contabilização;
5º Conferir se todas as NF's do Nucleus foram integradas e se todas as Contabilizações do Saldus foram integradas;
6º Emitir os Relatórios Agrupamento por Contas e Ficha de Imobilizado;
7º Conferir os cálculos;
8º Fazer um backup;
Procedimento (Fechamento de Período)
Acessar o processo pelo menu Utilitários / Liberações / Fechamento de Período
Neste processo, o sistema continuará a trabalhar com o Mês vigente, mas excluirá todos os trabalhos de ocorrências e cálculos realizados anteriormente e terão o mesmo apenas como HISTÓRICO DE OCORRÊNCIAS e HISTÓRICO DE CÁLCULOS. O processo deve ser feito num horário apropriado ou no fim de semana.
Image Removed
Após o Fechamento de Período deve-se conferir se os Cálculos foram gerados e emitir os relatórios Ficha de Imobilizado e Agrupamento por Contas imediatamente e realizar as conferências de Saldos de todas as contas.
ATENÇÃO:
Obs. 1: Se houver algum travamento, queda de energia, o backup deverá ser restaurado imediatamente.
Obs. 2: Quando realizar o procedimento de conferência de Saldo dos Relatórios, se algum cálculo estiver incorreto deve-se restaurar um backup imediatamente, e notificar o Suporte Técnico.
LEMBRETE: Após o Fechamento de Período não é possível realizar a Reabertura de Competência para o Mês anterior. Por este motivo, orientamos que este processo seja feito de forma ANUAL.
Data de produção do documento: 28/01/2013