Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Figura 3.10 - Inciar solicitação padrão


 

Figura 3.11 1 - Inciar solicitação padrão

...

Neste será possível criar atividades, e encaminha-las para execução por outros usuários, além de acompanhar o status das mesmas, conforme fluxo descrito nos tópicos anteriores.

Image Modified

Figura 3.12 2 - Processo padrão

 

Para verificar como o processo padrão de lista de tarefas foi modelado basta acessar a aba Processo’ na inicialização do processo. As atividades padrão são:

...

Para esta atividade, foi criado um formulário padrão que permite a criação das tarefas, conforme imagem. Assim como todos os itens do processo padrão, esta formulário pode ser editado, porém os campos status e observação não podem ser excluídos, visto que são necessários à correta execução do processo.



Figura 3.13 3 - Formulário padrão

 

Solução: Nesta atividade automática, ocorre a validação da criação das atividades, caso haja uma lista de tarefas a serem criadas, o processo é encaminhado para a atividade Criar Tarefas.

...

Agora que já verificou a composição do processo padrão para Listar Tarefas, acompanhe o detalhamento do formulário para preencher a Lista de Tarefas.

Figura 3.4 - Formulário padrão

 

Campos do formulário

Assunto: descrição do assunto a ser abordado nas tarefas.

...

Adicionar Tarefas: Ao clica neste botão, novos campos de preenchimento são abertos para criação das tarefas, permitindo a criação de quantas forem necessárias.

 

Figura 3.5 - Formulário padrão

 

Na imagem acima o usuário cadastrou a tarefa Plano de Produto, em que sua ação exige que a tarefa Definição de Escopo seja concluída.

...

Neste exemplo, como o usuário que criou a Lista de Tarefas é o mesmo que executará a ação, ele poderá acompanhar duas solicitações diferentes na sua central de tarefas, em Tarefas a Concluir, conforme imagem a seguir.

 

Figura 3.6 - Central de Tarefas

 

Solicitante

Ao clicar na Solicitação da lista de tarefas Plano de Ação, o solicitante poderá acompanhar o andamento das ações e poderá criar ou remover ações cadastradas.

Figura 3.7 - Processo Lista de Tarefas

 

Responsável

Ao clicar na solicitação de ação da lista de tarefas Definição de Escopo, o responsável poderá alterar o status da solicitação para ‘Concluída’ ou ‘Rejeitada’, informar uma observação e enviar a solicitação para seu estado fim.

 

Figura 3.8 - Processo Lista de Tarefas

 

A lista de tarefas deve ser encaminhada à atividade Aplicar Solução, os detalhes da lista de tarefas serão exibidos e a solicitação será encerrada ao ser enviada à atividade Terminação imediata do processo.

Figura 3.9 - Processo Lista de Tarefas

 

 

Configuração e execução de subprocessos Ad Hoc

Durante a criação de um processo workflow, inclua a atividade Subprocesso Ad Hoc no seu processo, relacionando os fluxo de entrada e saída necessários à correta execução do processo. O subprocesso Ad Hoc pode ser incluído sem uma atividade inicial, porém é obrigatória a inclusão de uma atividade final.
Neste exemplo, criaremos um processo de reunião de definição de escopo, iniciando diretamente pelo subprocesso Ad Hoc, e com uma atividade de avaliação dos resultados após a execução das tarefas.

 

Além de utilizar o processo padrão de listas de tarefas, também é possível utilizar a atividade subprocesso Ad Hoc em outros processos workflow. 

A lista de tarefas consiste em um conjunto de atividades que são definidas durante a execução do processo. Nesse processo o usuário deve ser capaz de definir o que será feito, o responsável em executar a tarefa além de estipular até quando a tarefa deve ser executada.

Na modelagem de processos workflow o recurso de lista de tarefas é ilustrado através da atividade Subprocesso Ad Hoc.

Além da opção de criação de lista de tarefas através do Fluig Studio, o Fluig permite a criação de lista de tarefas no processo workflow, diretamente pela ferramenta web.

No editor WEB de processos workflow possui uma atividade “ Subprocesso ad Hoc”. 

Figura 3.01 - Modelo de processo com subprocesso Ad Hoc

...