Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Durante a criação de um processo workflow, inclua a atividade Subprocesso Ad Hoc no seu processo, relacionando os fluxo de entrada e saída necessários à correta execução do processo. O subprocesso Ad Hoc pode ser incluído sem uma atividade inicial, porém é obrigatória a inclusão de uma atividade final.
Neste exemplo, criaremos um processo de reunião de definição de escopo, iniciando diretamente pelo subprocesso Ad Hoc, e com uma atividade de avaliação dos resultados após a execução das tarefas.

Figura 3.XX 01 - Modelo de processo com subprocesso Ad Hoc

...

Para que um subprocesso Ad Hoc seja uma atividade inicial, edite as propriedades da atividade e marque a opção "Atividade Inicial".

 

Figura 3.XX 02 - Tela de propriedades do subprocesso Ad Hoc

...

Na tela de Criação de Solicitação, selecione o processo criado. Como o subprocesso Ad Hoc foi marcado como atividade inicial, será aberta a tela de criação de atividades. Crie quantas atividades forem necessárias, marcando sempre o responsável pela execução e o prazo.
Neste exemplo, criaremos duas atividades, para os usuário A e B.

Figura 3.XX 03 - Tela de configuração de tarefas

...

Após criar todas as atividades necessárias, clique na opção "Enviar". A atividade selecionada será "Criar Atividades", sendo assim, as atividades serão criadas e as notificações serão enviadas para os usuários responsáveis. Será exibida uma notificação com o número da solicitação pelo qual será feito o acompanhamento da execução.

Figura 3.XX 04 - Exemplo de notificação enviada para usuário

...

O usuário que criou as atividades poderá acompanhar a execução através da Central de Tarefas. Para isso, selecione a opção "Tarefas a Concluir" da Central de Tarefas e abra a solicitação referente ao processo.
Neste exemplo, nenhuma atividade foi executada até o momento. Por este motivo, ambas as solicitações são exibidas com o status "Em Andamento".

Figura 3.XX 05 - Tela de configuração de tarefas

...

A atividade continua sendo exibida na tela para efeitos de histórico, porém seu status é atualizado para "Cancelada".

Figura 3.XX 06 - Status das solicitações

...

Após a criação da atividades, uma nova tarefa é exibida na Central de Tarefas do usuário selecionado como responsável pela mesma.
Ao selecionar esta atividade, a seguinte tela será exibida

Figura 3.XX 07 - Formulário de execução de tarefa

...

Podemos ver, através desta tela, as observações realizadas nas atividades, para isso posicione o mouse sobre a atividade desejada, um sinal "+" será apresentado na lateral direita, selecione ele.
Neste exemplo, iremos verificar as observações das atividades dois e três.

Figura 3.XX 08 - Status atualizado das atividades e detalhes das tarefas

...

Neste exemplo, enviaremos para a atividade de avaliação dos resultados e faremos o encerramento da reunião.

Figura 3.XX 09 - Conclusão do processo


Processo Padrão de Listas de Tarefas

Com a atualização do Fluig para a versão 1.3 um novo processo foi criado e encontra-se disponível para utilização na tela Iniciar Solicitações, na categoria Tarefas Gerais, conforme imagem abaixo.

Figura 3.XX 10 - Inciar solicitação padrão

...

Neste será possível criar atividades, e encaminha-las para execução por outros usuários, além de acompanhar o status das mesmas, conforme fluxo descrito nos tópicos anteriores.

Image Modified

Figura 3.XX 11 - Processo padrão

 

O processo padrão foi definido contendo as seguintes atividades:

...