Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Requerido: Indica se o usuário pode deixar de receber as notificações relacionadas ao evento. Se o evento for requerido, o usuário deverá obrigatoriamente receber as notificações referentes a ele. Um exemplo de notificação obrigatória é a solicitação de participação em uma comunidade. Obrigatóriamente o moderador da comunidade deve receber todos os pedidos de participação.
  • Agrupado: Indica se as notificações daquele evento são agrupadas por objeto. Caso a notificação seja agrupada, o sistema irá exibir assim: "Fulano, Beltrano, Ciclano e mais 5 pessoas apoiaram o post 'Post do Fulano de Tal...'". Caso a notificação não seja agrupada, o sistema gerará uma notificação nova para cada vez que uma ação for gerada sobre um objeto. OBS: Notificações agrupadas não podem ter ações associadas.
  • Pode ser removido: Indica se a notificação pode ser removida pelo usuário. Caso não possa, o sistema não deixará o usuário remover a notificação, até que seja executada alguma das ações disponibilizadas.
  • Remove após executar uma ação: Se configurada desta forma, após realizar alguma ação, o sistema excluirá automaticamente a notificação. Caso contrário, o sistema exibirá a notificação com uma mensagem informando a ação já executada. Por exemplo: "Fulano que seguir você. (Você já aceitou esta requisição)". O sistema então permitirá que o usuário remova aquela notificação.
  • Apenas para administradores: Indica se aquele tipo de notificação é exclusivo para administradores do tenant.

 

Notificações:

As notificações devem ser criadas obrigatóriamente com um evento associado. Desta forma a Central de Notificações poderá fazer o gerenciamento de criação, envio e exibição da notificação. As notificações criadas contém alguns objetos associados, que são:

  • Usuários que enviaram a notificação: Uma notificação pode ter nenhum, um ou vários usuário que a enviaram. Na criação da notificação pode ser informado nenhum ou um usuário que está enviando. Caso a notificação seja agrupada, a Central de Notificações fará o agrupamento automaticamente.
  • Objeto associado: Uma notificação pode ter ou não um objeto associado. O objeto pode ser um post, um documento, ou qualquer objeto existente dentro ou fora do sistema. Na criação da notificação pode ser informado ou não um objeto associado.
  • Lugar onde foi gerada: Uma notificação pode conter ou não a informação de onde ela foi gerada. Um lugar pode ser uma comunidade, um processo, ou qualquer lugar existente dentro ou fora do sistema. Na criação da notificação pode ser informado ou não um lugar associado.
  • Ações: São as ações disponibilizadas por uma notificação. Confira a seguir uma documentação detalhada.
  • Metadados: São dados do tipo chave-valor que podem ser associados à notificação. Eles podem ser utilizados por aplicativos customizados de envio de notificações.
Ações de Notificações:

Uma notificação pode disponibilizar uma ou mais ações. Estas ações são informadas no momento da criação da notificação. As ações são individuais por notificação, não sendo associadas ao evento relacionado a ela. As ações possuem os seguintes atributos:

  • Tipo de integração: Indica o tipo de integração que será utilizado para executar aquela ação. Atualmente o Fluig suporta três tipos de integração:
    1. JMS: Ao executar aquela ação o sistema irá disparar uma mensagem JMS com os dados da ação. A mensagem JMS disparada é do tipo "EXECUTE_ALERT_ACTION_EVENT". Cabe ao desenvolvedor implementar uma rotina que se conecte ao tópico "TOTVSTechIntegrationListenerTopic", ouça estas mensagens e execute efetivamente as ações.
    2. HTTP: Ao executar aquela ação, o sistema fará uma chamada HTTP a uma URL cadastrada no momento da criação da notificação. Os métodos HTTP suportados atualmente são GET e POST. Cabe ao desenvolvedor disponibilizar um serviço que responda naquela URL e execute efetivamente a ação.
    3. NONE: Ao executar aquela ação o sistema a marcará como executada, mas não realizará nenhuma ação.
  • Tipo: Existe atualmente dois tipos de ação.
    1. MAIN: É a ação principal. O sistema exibirá na Central de Notificações esta ação como ação de destaque.
    2. DEFAULT: É uma ação padrão. O sistema exibirá como ação comum, sem destaque.