Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata


Os componentes visuais do AdvPL são criados na interface (SmartClient / SmartCient  HTML) através de classes da linguagem AdvPL. Alguns componentes possuem mais de um construtor além do NEW(), como por exemplo o CREATE(). 

Parâmetros de Compatibilidade

Alguns parâmetros dos componentes visuais estão documentados como "Compatibilidade". Estes parâmetros não devem ser utilizados, pois faziam parte de comportamentos específicos de alguns componentes visuais, cuja sintaxe e chamadas foram mantidos na implementação do Advanced Protheus – quando a Microsiga em 1999 optou por criar o TOTVS Application Server, na época apenas chamado de Protheus Server, implementando uma Máquina Virtual proprietária construída para compilar, executar e expandir as capacidades dos fontes existentes, que usavam APIs externas e não proprietárias, que foram reimplementadas na máquina virtual desconsiderando as propriedades e comportamentos não utilizados por alguns componentes até então. 

Caso existam parâmetros de compatibilidade em um método da classe, estes não devem ser informados – assumindo o valor NIL – ou podem ser informados explicitamente como NIL. 

Comandos da Interface Visual

Devido ao grande número de parâmetros de diversos componentes visuais, torna-se um mais trabalhoso e menos intuitivo utilizá-los em sua forma original. Para suprir esta necessidade, existem comandos que são traduzidos em tempo de pré-compilação para as chamadas dos respectivos métodos, de forma mais intuitiva e legível. A documentação dos comandos da interface visual do AdvPL podem ser acessados pelo link Comandos da Interface Visual


  • No labels