Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Objetivo

O objetivo deste guia é informar impactos, soluções e mudanças realizadas nos templates padrões de e-mail na versão 1.3.0. 


Introdução

Os códigos de templates de emails tiveram seus nomes alterados para facilitar a manutenção e para a padronização de nomenclatura.

Exemplo: Um evento que se chamava APPROVE_TASK e tinha seu código de template TPL105, agora tem o código TPLAPPROVE_TASK. Repare que o padrão de nomenclatura é o prefixo TPL + (Código do evento).

Um arquivo que se chamava TPL105-pt.html foi renomeado para TPLAPPROVE_TASK-pt.html Esse novo padrão facilitou a manutenção do template. Antes era necessário acessar o arquivo HTML para mapear qual o template que estava sendo alterado.


Impactos gerais

Foram alterados os códigos e os nomes dos arquivos físicos dos templates para o padrão do fluig. Os códigos HTML dos templates foram alterados para seguir um padrão. Estas mudanças podem afetar clientes e aplicativos de terceiros que utilizam templates personalizados.

Nota

Esta mudança afeta apenas os eventos padrão do fluig, ou seja, aqueles disponibilizados nativamente na plataforma. Eventos criados ou personalizados pelo cliente não são considerados padrão.


Impactos nos códigos Java

As funções que especificavam algum código de evento precisam ser alterados para o novo padrão.

Exemplo: Um evento que se chamava APPROVE_TASK e tinha seu código de template TPL105, agora tem o código TPLAPPROVE_TASK. Repare que o padrão de nomenclatura é o prefixo TPL + (Código do evento).

Nota

Quando não especificado o código ou ele não for encontrado o fluig utiliza o template default de e-mail.

Exemplo de chamada Java para o evento APPROVE_TASK:

notifier.notify("APPROVE_TASK", "TPL105", parametros, destinatarios, "text/html");

Importante

O envio de dados de formulario na primeira atividade, somente irá funcionar se utilizado os scripts beforeStateEntry e afterStateEntry.

Exemplo do novo padrão:

notifier.notify("APPROVE_TASK", "TPLAPPROVE_TASK", parametros, destinatarios, "text/html");

Importante

O envio de dados de formulario na primeira atividade, somente irá funcionar se utilizado os scripts beforeStateEntry e afterStateEntry.

Em caso de dúvidas sobre qual o novo código do template, clique aqui para obter um arquivo Excel que mapeia os novos códigos com os antigos.

Observação

Os templates criados e personalizados pelo cliente, e que portanto não são eventos padrão do fluig, não foram afetados.


Impactos nos arquivos físicos de template

Os arquivos de template padrão também tiveram seus nomes alterados. Os que usavam o default agora tem seu próprio template e com o seguinte padrão:

Um arquivo que se chamava TPL105-pt.html do evento APPROVE_TASK foi renomeado para TPLAPPROVE_TASK-pt.html

O evento APPROVE_TASK_RESPONSABLE, que não possuía nenhum template agora possui o TPLAPPROVE_TASK_RESPONSABLE-pt.html.

Observação

Os templates criados e personalizados pelo cliente, e que portanto não são eventos padrão do fluig, não foram afetados.


Impactos na atualização 1.3.0

Ao atualizar a instalação do fluig para a versão 1.3.0, os templates padrão são movidos da pasta tempaltes\tpl (pasta padrão de templates) para a pasta templates\tplmail_backup e os novos templates padrão da versão com novo padrão de nomenclatura são adicionados novamente. Portanto, se o cliente alterou algum arquivo físico de algum evento padrão, esse arquivo estará na pasta de backup e será necessário o cliente refazer a atualização do template do evento.

Exemplo:

Se o cliente, na versão anterior, alterou o para o evento CREATE_DOCUMENT o arquivo default de template para template_create_document-pt.html. O processo de atualização removerá este arquivo e no lugar colocará o novo arquivo padrão TPLCREATE_DOCUMENT-pt.html e moverá o arquivo template_create_document-pt.html para a pasta de backup

Para o usuário voltar a sua versão, é necessário apenas fazer atualizar o arquivo template_create_document-pt.html novamente.

Observação

Os templates criados e personalizados pelo cliente, e que portanto não são eventos padrão do fluig, não foram afetados.