Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Introdução

Milhares de pessoas já utilizam o fluig no seu dia-a-dia e nesse artigo falamos mais sobre como é feito o licenciamento da plataforma, seja ele on-premise ou cloud. Esse documento procura esclarecer as principais dúvidas que recebemos de nossos novos clientes, entretanto ele não tem poder de contrato que deve ser observado na contratação do fluig. *


Licenças

Quantos cards eu recebo ao adquirir o fluig?

No fluig usamos o melhor da tecnologia e segurança para atender aos nossos clientes. Ao escolher ter o fluig completo, a sua empresa recebe todos os cards do fluig. Isso faz com que um projeto de fluig siga a velocidade da empresa, iniciando pelos cards que mais impactam no negócio, podendo ativar outros cards conforme passa o tempo.

Também é possível obter o Fast fluig, que é uma oferta com recursos limitados. Para conhecer mais detalhes sobre essa oferta, consulte esta documentação.

 



Como adquirir licenças para o fluig?

A compra de novas licenças do fluig é feita junto ao seu ESN ou Gerente de Contas. Se você ainda não possui ou quer apenas aumentar a quantidade de licenças contratadas, entre em contato com o seu ESN ou Gerente de Contas para fazer a solicitação. Toda a negociação é feita diretamente com estes canais.


Solicitei novas licenças, preciso fazer alguma configuração?

Caso já tenha realizado a configuração do servidor de licenças anteriormente, não é necessário realizar nenhum procedimento ao adquirir mais licenças do fluig. Caso queira revisar essas configurações, acesse: Como configurar servidor de licença no fluig?

Tenha em mente que, conforme o uso do fluig cresce em sua empresa, será necessário revisitar seu ambiente. Caso a instalação seja em cloud, será necessário atualizar esse serviço. Caso você tenha o fluig instalado no seu ambiente, verifique o documento de dimensionamento para rever suas configurações.


O que são IDs? E quem são eles?

Toda pessoa identificada na plataforma fluig, conta como uma identidade (ID).

As pessoas que o cliente autoriza a utilizar a plataforma poderão acompanhar solicitações e realizar ações dentro do fluig. Isso significa que os IDs do cliente serão funcionários, consultores, prestadores de serviços, parentes e agentes definidos pelo cliente ou qualquer outra pessoa que venha a ser identificada.


Todo mundo que acessa a plataforma é um ID?

Caso a pessoa que acessará a plataforma não precise ser identificada e/ou não venha a acessar o fluig se identificando, esta não será considerada um ID e não precisa ser licenciada.

Um exemplo disso são páginas públicas criadas dentro do fluig, onde não é necessária a identificação. Como em uma página de fornecedores, criada para o mesmo obter mais informações sobre sua empresa e seus produtos.

 

Diferentes tipos de acesso


Tenho páginas públicas. Preciso de mais IDs?

Na tabela de exemplo abaixo, demonstra-se que não importa a quantidade de pessoas acessando páginas públicas, o importante é identificar quantas pessoas diferentes terão acesso ao fluig.

Vale lembrar que se um mesmo usuário e senha for compartilhado com várias pessoas, essas pessoas contam como IDs necessários, apesar de utilizarem o mesmo login.

SituaçãoFuncionários na EmpresaPessoas com Login no fluigPessoas em Páginas PúblicasIDs Necessários
Momento 11.0003003.000300
Momento 21.5003004.000300


O preço do fluig depende da quantidade de cards?

As compras de fluig estão sempre relacionadas ao número de IDs, independentemente da quantidade de cards (por exemplo, WCM, ECM, BPM, etc.) que a empresa esteja usando.


Vou precisar de mais IDs se acessar o fluig em vários dispositivos?

A grande vantagem de oferecer aos clientes o modelo de licenciamento pela quantidade de IDs é que não importa quantos dispositivos o cliente possua: cada indivíduo é representado por apenas um ID. Deste modo, acessar os sistemas através de celulares, tablets e outros dispositivos não afeta a quantidade de IDs necessários.


Posso ter usuários integradores no fluig?

Em integrações com o fluig é possível a utilização de um usuário integrador, que abre o fluig para acesso externo.

Entretanto, segue a regra de venda por IDs, onde as pessoas identificadas dentro da empresa é que contam no licenciamento. Por exemplo: o fluig pode receber para um mesmo usuário e senha 5 diferentes fornecedores, que são identificados de forma diferente na plataforma. Nesse caso serão considerados 5 IDs necessários para realizar essa ação.


Comprei o Intera da TOTVS. Tenho direito ao fluig?

Existem diversas licenças de Intera e cada uma varia o que o cliente terá acesso. Consulte seu executivo de conta para conhecer detalhes de cada oferta, como o Fast fluig, que é uma oportunidade de começar a utilizar a plataforma fluig com recursos limitados. Para conhecer mais detalhes sobre essa oferta, consulte esta documentação.


Sou cobrado duas vezes pelo fluig Identity e na plataforma fluig?

As Identidades (IDs) adquiridas para a plataforma seguem a mesma regra, independente de quais cards estão sendo utilizados. Se o mesmo indivíduo está cadastrado no Identity, e ele também usa os outros cards do fluig, ele só é contado como uma identidade.


Ambiente

Preciso ter um Ambiente de Homologação?

É nossa recomendação que o cliente possua um ambiente de homologação para que todos os novos desenvolvimentos sejam avaliados nesse ambiente. Sugerimos também que ao receber as atualizações da plataforma o cliente realize neste ambiente os testes necessários para que tudo flua bem e que seus desenvolvimentos continuem funcionando normalmente na nova versão.


Vou precisar de IDs diferentes para os dois ambientes (homologação/produção)?

O licenciamento do fluig é contado pelo número de pessoas identificadas na plataforma.

Se foram contratadas 300 licenças, por exemplo, pode-se identificar até 300 pessoas independente do ambiente (produção, homologação e desenvolvimento). Portanto, é necessário somente identificar o número total de pessoas que acessarão a plataforma.

Como a licença do fluig é por IDs, em ambiente com alta disponibilidade que possuem uma arquitetura de balanceamento, a forma de licenciamento do fluig permanecerá a mesma. Desta forma, apenas é necessário identificar quais são as pessoas que terão acesso a recursos restritos dentro da plataforma. Veja o exemplo abaixo:


Servidores de aplicaçãoPessoas identificadas no fluigPessoas que acessam esse ambienteIDs necessários para a empresa
Servidor de Produção - Balanceamento 1300



Todas as pessoas identificadas,

ou seja, de 1 a 300



300

Servidor de Produção - Balanceamento 2As mesmas identificadas no Balanceamento 1
Servidor de Produção - Balanceamento 3As mesmas identificadas no Balanceamento 1
Servidor de HomologaçãoAs mesmas identificadas no Balanceamento 1

Saiba mais

Para obter a quantidade de licenças consumidas em cada empresa cadastrada no fluig, consulte a página Como obter a quantidade de usuários ativos no fluig?


Fluig ESB

Possuir o fluig ESB altera o meu dimensionamento na nuvem?

Vale notar que em ambientes na nuvem do fluig (Cloud) nosso questionário padrão não inclui situações onde o ESB será utilizado, e terá que ser respondido um questionário específico do ESB para que possamos dimensionar.


Preciso de IDs de ESB?

Para o licenciamento do fluig ESB, deve também ser observado o número de pessoas identificadas que utilizarão o ESB.

Por exemplo: minha empresa usará o fluig ESB para recolher integrações de 5 empresas diferentes. Para cada empresa deve existir um ID, portanto precisarei ter 5 IDs disponíveis para a integração.


License Server

Quando preciso do License Server? E pra que ele serve?

Quando o fluig é instalado em um servidor do próprio cliente (on-premise), é necessário possuir o License Server, que libera o uso da plataforma fluig de acordo com a licença adquirida. Quando o fluig está na nossa nuvem (Cloud), já incluímos em nossa proposta de Cloud esse serviço com as licenças adquiridas.

O License Server deve apontar para todos os ambientes do fluig para poder controlar se a sua empresa habilitada a utilizar a plataforma. Saiba mais sobre o License Server em nossa documentação.

O que acontece se ocorrer um problema na conexão entre o License Server e a nuvem?

Caso aconteça qualquer problema na conexão entre o License Server e a nossa nuvem, ele ficará tentando por 15 dias antes de parar de liberar o fluig para os indivíduos identificados.

 

Situação de falha com a comunicação com a nuvem


O que acontece se ocorrer um problema na conexão entre o License Server e o fluig?

Se por acaso acontecer qualquer problema com o serviço entre o License Server e o fluig, o cliente deve regularizar em 7 dias, antes do fluig ser interrompido por falta de licença.

Por isso pedimos que nossos clientes fiquem atentos aos alertas que serão enviados, para evitar que o serviço do fluig seja interrompido e a sua produtividade possa continuar fluindo.


Situação de falha de comunicação com o License Server configurado


Consigo cadastrar mais pessoas que o contratado?

O fluig impede o cadastro de novas pessoas quando o limite contratado de IDs é atingido. O License Server realiza travas para controlar a licença adquirida.

Observação

O controle de licenças considera os usuários ativos no fluig e a criação ou ativação de usuários é bloqueada quando o limite de licenças é atingido. Porém, atualmente não é possível consultar os IDs ativos pelo monitor do License Server.


Caso exista alguma divergência entre esse texto e o contrato, valerá o contrato assinado pelo cliente.