Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Objetivo


Este guia tem o objetivo de instruir os administradores dos contextos do fluig Identity sobre a configuração e utilização do filtro de acesso por IPs externos. Esse recurso permite bloquear o acesso ao domínio da empresa no fluig Identity a todos os endereços IP externos, exceto aqueles explicitamente liberados pelo administrador.

Fique atento

Este recurso é voltado apenas à restrição de acessos realizados via IP externo. Endereços IP internos não serão bloqueados por essa configuração.


Configurações


Para acessar as configurações do recurso de Filtro de Acesso por IPs Externos, siga os seguintes passos:


    • Clique no botão menu do fluig Identity (1) e selecione a opção Configuração (2).



    • Acesse a aba Segurança (3)
    • Clique no link Configurar Filtro de Acesso por IPs Externos (4)



    • Por padrão, o recurso de Filtro de Acesso por IPs Externos estará desabilitado no contexto, conforme imagem abaixo.



    Adicionar IPs externos e habilitar filtro


    Antes de habilitar o recurso de Filtro de Acesso por IP Externo, é necessário cadastrar, no mínimo, um IP externo.

    Lembre-se

    Os endereços IP cadastrados no filtro serão os únicos com permissão para acessar o domínio da empresa no fluig Identity. Todo e qualquer endereço IP não incluído no filtro terá o acesso ao contexto bloqueado quando o recurso for habilitado.

    Para incluir os IPs externos e habilitar o filtro, siga os passo abaixo:


      • Clique no botão Editar (ícone em formato de lápis, no canto direito da tela).



      • No campo Endereço IP permitido, informe o endereço de IP externo que deseja que tenha acesso à sua empresa no fluig Identity.
      • Para adicionar um intervalo de endereços IP, utilize o seguinte padrão: 192.168.4.[0-10].

      O formato "192.168.4.[0-10]" indica que todos os endereços IP entre 192.168.4.0 e 192.168.4.10 terão acesso liberado à empresa no fluig Identity.



      • Para incluir mais endereços, clique sobre o link Adicionar novo IP e novos campos serão adicionados à lista.
      • Para adicionar o IP atual, ou seja, o IP externo do dispositivo que o administrador está utilizando para acessar a empresa no fluig Identity no momento da configuração, clique no link Adicionar na lista.



      • Após incluir os endereços IP externos aos quais que deseja permitir acesso à empresa no fluig Identity, o filtro deve ser habilitado marcando a opção Habilitar Filtro de Acesso por IPs Externos.

      Atenção

      Quando o Filtro de Acesso por IPs Externos estiver habilitado, apenas acessos oriundos dos endereços IP cadastrados pelo administrador terão o login permitido. Os demais endereços serão rejeitados e não poderão acessar o contexto.

      • Clique no botão Salvar para gravar as configurações.


      Acesso por IPs bloqueados


      Quando o filtro de acesso por IPs estiver configurado e habilitado, usuários que tentarem realizar o acesso a partir de endereços IP não cadastrados pelo administrador da empresa no fluig Identity  serão bloqueados, conforme a imagem abaixo:

      Para liberar o acesso do usuário, o endereço IP externo informado na mensagem acima deve ser incluído no filtro de IPs pelo administrador do fluig Identity, conforme descrito no item Adicionar IPs externos e habilitar filtro.

      Atenção

      Caso o usuário já esteja conectado a um aplicativo, esta sessão continuará ativa mesmo que o filtro de acesso do fluig Identity tenha sido habilitado e o IP externo utilizado pelo usuário não tenha sido cadastrado pelo administrador.

      • No labels