Skip to end of metadata
Go to start of metadata

A partir deste recurso é possível acompanhar a execução dos eventos pelo novo componente loading. Com este acompanhamento, é possível apresentar mensagens para o usuário tomar conhecimento das rotinas que estão sendo executadas quando a solicitação é encaminhada para a próxima atividade. Este também pode ser muito útil para o desenvolvedor identificar pontos de baixa performance nos desenvolvimentos realizados sob a plataforma.

Para a utilização deste recurso, basta utilizar o trecho loading.setMessage(String message) na implementação do evento, conforme exemplo no trecho de código abaixo:


function validateForm(form){
    loading.setMessage("Validando campos de formulário");
     
    if(form.getValue('nome') == null || form.getValue('nome') == '') {
        throw "Campo nome não está preenchido";
    }
 
    loading.setMessage("");
}


Assim, durante a execução deste evento, a mensagem definida na sua implementação será exibida na tela para o usuário acompanhar, conforme imagem abaixo:



Atenção

  • Para o correto funcionamento deste método, o serviço do Real Time deve estar iniciado.
  • Se não levar um tempo considerável no processamento após a atribuição da mensagem, não é possível visualizar o carregamento e a mensagem.
  • Por padrão, todos os eventos executados são informados em tela, como por exemplo: "Executando validateForms", "Executando afterStateEntry" ou "Executando createDataset", mesmo se atribuída uma mensagem usando este método.


Veja o exemplo disponível no repositório do fluig. Utilize o arquivo workflow-loading.