Árvore de páginas

Carregando...

1. Objetivo

Esse documento irá apresentar como exibir uma banda de relatório apenas se houver dados em um campo do Objeto de Negócio.

Será utilizado como exemplo o Objeto de Negócio abaixo:


Nesse Objeto de Negócio, o campo "Nome Dependente" é vazio para alguns registros. 

2. Criando o layout

Nesse exemplo foi utilizado o Template A4 em retrato, disponível em Templates de Layout de Relatório nos padrões TOTVS.

Abaixo a imagem do layout criado:


No Cabeçalho de Grupo foram incluídas as informações do funcionário (Chapa e Nome) e foi configurado para realizar agrupamento por Chapa:



Ao gerar o relatório, temos o seguinte comportamento no caso de funcionários que não possuem dependentes:


Desejamos que tanto a label "Dependentes:" como toda a banda de detalhe não sejam exibidas caso o funcionários não possua dependentes.

3. Configurando label e banda para não serem exibidas caso o campo "Nome Dependente" esteja vazio

Será utilizada propriedade Visível para esconder a label e a banda. Essa propriedade pode receber valores True ou False para indicar se o elemento deve ou não ser exibido.

Primeiro vamos selecionar a label "Dependentes" e acessar o seu editor de expressões. Em seguida, na propriedade "Visível", vamos incluir a expressão: " ! IsNullOrEmpty( [Nome Dependente] ) ":


A função IsNullOrEmpty( ) retorna um True caso o campo passado esteja nulo ou vazio. Como queremos que a label esteja visível nesse caso, invertemos o retorno da função incluindo um "!" na frente.

Agora basta fazer o mesmo para a banda de detalhes. A configuração das expressões também podem ser acessadas pelo menu à esquerda:


Alguns ERPs, como o Protheus, para campos do tipo STRING, ao invés de entregar um valor vazio, entregam uma sequência de caracteres de espaço (" ") conforme o tamanho do campo na base. Nesses casos, ao utilizar a função IsNullOrEmpty( ) o retorno é sempre False, pois o campo possui caracteres. Para contornar isso, basta passar o retorno da função Trim(), a qual remove os espaços à esquerda. Assim, a expressão para configuração de visibilidade do exemplo apresentado seria: !IsNullOrEmpty( Trim([Nome Dependente]) ) .


4. Resultado

Com as configurações de visibilidades feitas, a impressão do relatório para os funcionários sem dependentes passou a ficar assim:

  • Sem rótulos