Árvore de páginas

Como Funciona o Licenciamento do TOTVS Automação Fiscal ?

O licenciamento para uso dos processos e funcionalidades do TOTVS Automação Fiscal é similar aos diversos módulos da linha Protheus. 

No release 12.1.33 houve a correção de uma não conformidade onde uma falha ocasionava o não consumo de licenças de produto em situações específicas de acionamento das rotinas pelo menu.

Escopo de Licenciamento do TOTVS Automação Fiscal

O TOTVS Automação Fiscal permite utilizar todos os recursos disponíveis para entrega das obrigações fiscais, seja ela de origem fiscal, contábil ou de RH. As licenças necessárias para uso do produto variam de acordo com o escopo que o cliente utiliza e iremos no decorrer deste documento explicar todos os cenários possíveis.

As opções de menu estão disponíveis em sua totalidade e permitem dentre outras coisas:

  • Cadastrar as empresas/filiais e seus complementos;
  • Cadastrar os usuários;
  • Edição cadastral de todas as informações contidas em sua base de dados;
  • Ajustes manuais antes da entrega da obrigação;
  • Gerar relatórios para conferencia das informações dos movimentos;
  • Importar manualmente movimentações de outras fontes de dados;
  • Centralizar as suas obrigações acessórias com segurança;

Quais os tipos de licenças existentes para o Automação Fiscal ?

Para o TOTVS Automação Fiscal basicamente temos dois tipos de licenças, abaixo vamos explicá-las e é importante que você leia a documentação na íntegra para entender quais as regras aplicadas para cada cenário possível de uso com o produto:

Licença TOTVS TEC (DbAccess)

É uma licença que é aplicada a cada vez que existe um usuário realizando algum processo no sistema que execute comandos no banco de dados, no caso do TOTVS Automação fiscal é:

1. Obrigatório para clientes que utilizam o produto como um módulo do ERP Protheus.

2. Clientes que utilizam o TOTVS Automação Fiscal de forma segregada ao ERP Protheus integrando com outros ERPs da TOTVS (Datasul, RM, Logix) não precisam adquirir licença TOTVS TEC (DbAccess) para utilizar o produto.

Licença de Produto

Para usufruir de todos os recursos disponíveis no automação fiscal, é necessário ao cliente possuir alguma das licenças listadas abaixo, caso a empresa já possua essas licenças, o TAF passará também a consumi-las; caso não possua, haverá a necessidade de novas aquisições. (Toda vez que uma rotina é acessada pelo menu do automação fiscal uma licença será consumida).

         1  - 4134 - Fiscal
2 - 4145 - Gestão do Capital Humano
3 - 4135 - Fiscal Avançado
4 - 4177 - Agrupador OnDemand RH - 4145
5 - 4004 - TOTVS Light ERP
6 - 4016 - Id Intera Completao
7 - 4017 - Id Intera 2018
8 - 4024 - Intera Backoffice Completo        
9 - 4023 - Totvs Intera Backoffice: Fiscal
10 - 4025 - Intera RH: Folha e Ponto        
11 - 4026 - Totvs Intera RH Completo
12 - 4038 - TOTVS Intera Datasul RH
13 - 4037 - TOTVS Intera Datasul Backoffice
14 - 4000 - TOTVS FULL
15 - 4099 - Campanha Totvs
16 - 4160 - NG - Manutenção de ativos
17 - 4161 - NG - Medicina e segurança do trabalho
18 - 4107 - TRADE-EASY - Comércio Exterior

Como funciona o consumo das licenças pelo TOTVS Automação Fiscal (Módulo 84) ?

As licenças são consumidas por conexão de usuário respeitando a ordem hierárquica de licenças de produto disponíveis, seguindo a sequência da lista já exibida acima.

Exemplo:  Em um ambiente que possua 10 licenças de Fiscal e 10 de Gestão de Capital Humano, os 10 primeiros usuários a se conectarem consomem as licenças do Fiscal e os próximos as licenças do Gestão de Capital Humano, e o 21° somente consegue acessar quando houver uma licença disponível, ou de Fiscal ou de Gestão de Capital Humano.

Quais licenças são necessárias para uso do Automação Fiscal ?

O TOTVS Automação Fiscal tem por característica realizar integrações via WS (Web Service) com outros sistemas(TOTVS e/ou Não TOTVS), é importante separarmos aqui a necessidade de consumo de licenças para uso do produto (acessar rotinas pelo menu) e necessidade de consumo de licenças para integração com outros sistemas, mais detalhes abaixo:

Utilizando a Integração via WS (Web Service) do TOTVS Automação Fiscal com ERPs TOTVS (Protheus, NG, Datasul, RM, Logix):

Neste contexto não devem ser consumidas licenças de produto, ou seja, realizando a configuração do serviço REST exatamente conforme orientado abaixo, mesmo com o serviço REST em execução nenhuma licença deverá ser consumida:

1. Deve-se configurar o serviço REST do Automação Fiscal seguindo a documentação a seguir: Web Service REST - Integração

2. Realizando a configuração citada na documentação anterior tenha muita atenção com a chave "PrepareIn" da seção HTTPURI, conforme a documentação orienta essa chave precisa estar comentada no seu servidor, caso contrário serão consumidas licenças de produto;

3. Caso o cliente já possua a configuração do REST no Servidor para outras integrações não é necessário configurar outro REST apenas para o automação fiscal, basta realizar a inclusão da seção "TAF_CFGJOB"  conforme descrito no link disponibilizado acima;

4. Sempre que o REST estiver com a chave "PrepareIn" configurada será consumida 1 licença para cada empresa/filial x instâncias ( chave Instances ) configurada no "appserver.ini";

(aviso) Atenção: Para integrações que não são realizadas através de serviço WS(Web Service) não se aplicam as regras acima, como por exemplo a integração do SIGAGPE com o TAF para entrega do eSocial.

Utilizando a Integração via WS (Web Service) do TOTVS Automação Fiscal com outros sistemas não TOTVS:

Neste contexto o cliente precisará possuir licenças TOTVS I, Licença TOTVS TEC (DbAccess) e licença de produto disponível para o Automação Fiscal.

(aviso) Atenção: Para integrações que não são realizadas através de serviço WS(Web Service) não se aplicam as regras acima.

Navegando pelo Menu do TOTVS Automação Fiscal:

Sempre que o usuário realizar o LOGIN no Automação Fiscal (Módulo 84 do ERP Protheus) e acessar qualquer rotina de menu será consumida 1 licença de produto, inclusive as rotinas construídas em PO UI através do projeto TAF do Futuro.

Para que seja possível utilizar as rotinas novas em PO UI do projeto TAF do Futuro o cliente precisa configurar em seu ambiente o serviço REST( se não utiliza integrações via WS não é necessário possuir a seção TAF_CFGJOB e deve-se atentar para não preencher a chave "PrepareIn" na seção HTTPURI ) e HTTP obrigatoriamente. Independente se o cliente utiliza a Porta MPP (recomendado)  ou faz a configuração manual dos serviços, não será consumida nenhuma licença adicional ao acessar uma rotina em PO UI pelo automação fiscal além de 1 licença de produto conforme já explicado no parágrafo anterior. 


(aviso) Para o uso das rotinas construídas em PO UI não existe nenhuma licença adicional além das citadas acima que precisam ser adquiridas pelos clientes, mesmo com a necessidade de utilização dos serviços REST e HTTP do Protheus não é necessária a aquisição de licenças "TOTVS I", ao utilizar as rotinas novas ( construídas em PO UI ) será efetivado o consumo de uma única licença seguindo o modelo citado acima.


(informação) Recomendamos o uso da porta MPP( Multi Protocolo) para uso dos painéis em PO UI do TAF, é muito mais simples de configurar e segue o mesmo modelo de licenciamento de quando os serviços REST e HTTP são configurados manualmente - Application Server - Porta Multiprotocolo


Importante

Cabe a empresa avaliar a quantidade disponível para uso dos produtos já contratados, e se necessário providenciar novas aquisições para utilizar também o TAF.


Módulo 92 - TOTVS Automação Fiscal Light (Descontinuado, migração urgente necessária para o módulo 84)

Este módulo poderá ser utilizado após a atualização do ambiente com a LIB disponibilizada em 15/Dez/17, SEM essa atualização o módulo não fica disponível para uso.


Este módulo não tem as funcionalidades do TAF e-Social do Futuro.

Este módulo será descontinuado em  




  • Sem rótulos