Árvore de páginas

Geração do PCC no retorno do CNAB a pagar

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

Financeiro

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

FINA430

Retorno CNAB a pagar

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

FINA080

Baixas a Pagar Manual

UPDFIN2

Compatibilizador Financeiro

Cadastros Iniciais:

Parâmetros de Banco (CNAB); Ocorrências CNAB; Natureza e fornecedor com cálculo de PCC e título a pagar para esse fornecedor.

 

Parâmetro(s):

MV_BP10925 = 2

MV_BX10925 = 1

MV_CNBIMPG = .T.

MV_PAG2TIT = 1

Chamados Relacionados

TVHAH7; TRRLB6.

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos

Tabelas Utilizadas:

SEE - Parâmetros de Banco (CNAB); SEB - Ocorrências CNAB; SED - Natureza; SA2 - Fornecedor; SE2 - Título a pagar.

Sistema(s) Operacional(is):

Todos

Descrição

Implementada funcionalidade de retenção das taxas de pis, cofins e csll (PCC) no retorno da comunicação bancária de pagamento (CNAB).

 

Importante

Antes de executar o compatibilizador U_UPDFIN2 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador ]necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

 

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

 

Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

 

  1. Digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 06/06/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador.
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina U_UPDFIN2.
  2. No módulo CONFIGURADOR (SIGACFG) acesse BASE DE DADOS > DICIONÁRIO > BASES DE DADOS e verifique que os parâmetros MV_CNBIMPG e MV_PAG2TIT são criados conforme especificações abaixo:

Nome da Variável:

MV_CNBIMPG

Tipo:

Lógica

Descrição:

Permite a geração dos títulos de Pis, Cofins, Csll e IR somente após baixa efetuada por leitura de arquivo CNAB.

Valor Padrão:

.F.

Nome da Variável:

MV_PAG2TIT

Tipo:

Caracter

Descrição:

Permite gerar PA quando no retorno do CNAB for constatado que o título já estava baixado anteriormente. 1 = Gera PA; 2 = Não gera PA.

Valor Padrão:

2

Atualizações do Compatibilizador

1.  Criação de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

MV_CNBIMPG

Tipo

Lógico

Descrição

Permite a geração dos títulos de Pis, Cofins, Csll e IR somente após baixa efetuada por leitura de arquivo CNAB.

Valor Padrão

.F.

Nome da Variável

MV_PAG2TIT

Tipo

Caracter

Descrição

Permite gerar PA quando no retorno do CNAB for constatado que o título já estava baixado anteriormente. 1 = Gera PA; 2 = Não gera PA.

Valor Padrão

2

Procedimento para Configuração

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o(s) parâmetro(s) a seguir:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_CNBIMPG

Tipo:

Lógico

Cont. Por.:

.T.

Descrição:

Permite a geração dos títulos de Pis, Cofins, Csll e IR somente após baixa efetuada por leitura de arquivo CNAB.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PAG2TIT

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

1

Descrição:

Permite gerar PA quando no retorno do CNAB for constatado que o título já estava baixado anteriormente. 1 = Gera PA; 2 = Não gera PA.

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_BX10925

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

1

Descrição:

Define momento do tratamento da retenção dos impostos Pis, Cofins e Csll. 1 = Na Baixa ou 2 = Na Emissão.

Procedimento para Utilização

 

Exemplo:

       1.            No módulo financeiro (SIGAFIN), acessar Atualizações / Cadastros / Natureza (FINA010);

O sistema apresenta a janela de naturezas financeiras cadastradas.

       2.            Clique na opção Incluir;

       3.            Preencha os dados básicos da natureza na primeira aba e, na segunda aba (de impostos), defina os campos para cálculo do Pis, Cofins e Csll (PCC): Calcula CSLL, Cofins e Pis = 'Sim' e a porcentagem de cada um (Por. Csll, porc. Cofins e Por. Pis);

       4.            Acesse o cadastro de fornecedores (Atualizações / Cadastros / Fornecedores);

       5.            Opção 'Incluir', preencha os dados do seu fornecedor e, na terceira aba ('Fiscais') defina o calculo de PCC. Para isso, os campos Rec. Pis, Rec. Cofins e Rec. Csll devem ser configurados como 'Não';

       6.            No cadastro de Contas a Pagar (FINA050), inclua um título para esse fornecedor (Atualizações / Contas a Pagar / Contas a Pagar);

       7.            Acesso o cadastro de bancos (MATA070) e inclua um banco para as operações financeiras (Atualizações / Cadastros / Bancos);

       8.            Defina os parâmetros do banco (FINA130) para processamento dos arquivos de comunicação bancária (Atualizações / Cadastros / Parâmetros de Bancos);

       9.            No cadastro de ocorrências CNAB (FINA140), certifique-se que a ocorrência de baixa de títulos para esse banco já esteja cadastrada (Atualizações / Cadastros / Ocorrências CNAB);

       10.            E processe o arquivo de retorno do banco (Atualizações / Comunic. Bancária / Retorno de pagamento - rotina FINA430);

                               Nota: o título a ser baixado deve possuir o mesmo identificador, contido no arquivo de retorno do banco, cadastrado no campo E2_IDCNAB (contas a pagar).

       11.            Acesse o cadastro de títulos a pagar novamente e verifique que o título foi baixado, gerando os títulos do PCC e uma PA com o valor pago a maior ao fornecedor.