Árvore de páginas

O Query Store é uma feature nativa do banco de dados SQL Server disponibilizada a partir do SQL Server 2016; a partir da versão SQL Server 2022, a feature é habilitada por default

O Query Store não pode ser habilitado no banco de dados TempDB.

Esta ferramenta fornece insights sobre a escolha e desempenho do plano de consulta para melhor desempenho do SQL Server. Ela possui um processo para capturar automaticamente o histórico de consultas, planos e estatísticas em tempo de execução e as retém para revisão, conforme documentação Microsoft.

As queries são capturadas e armazenadas. Com esta coleta, elas podem ser analisadas posteriormente para a identificação de mudanças no plano de consulta e possíveis melhorias em seu ambiente.

Importante

Ao utilizar o Query Store com o SQL Server 2016, planeje-se para instalar as correções de escalabilidade de performance no pacote KB4340759 o quanto antes. De acordo com a Microsoft, "quando o banco de dados está em cargas de trabalho pesadas, a disputa de spinlock pode ocorrer e o desempenho do servidor pode ficar lento."

É possível habilitá-lo por meio de Transact-SQL ou pelo SQL Server Management Studio.

Pelo Transact-SQL, execute o script a seguir:

ALTER DATABASE <database_name>
SET QUERY_STORE = ON (OPERATION_MODE = READ_WRITE);

No SQL Server Management Studio:

  • Clique com o botão direito sobre sua database
  • Clique em Propriedades
  • Clique na página Query Store
  • Selecione o modo READ_WRITE

Atenção

As melhorias sugeridas ao utilizar o Query Store devem ser testadas em ambiente de desenvolvimento antes da aplicação em produção. Criações e alterações de índices podem causar problemas de performance se aplicadas sem estudo prévio. Sempre consulte seu DBA antes de realizar alterações significativas no banco de dados de seu ambiente. 

  • Sem rótulos