Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Estorno de lançamentos SIGAPCO

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11.80 / 12.1.7

Passo a passo:

Primeiramente iremos configurar o ponto de lançamento de inclusão de título a pagar, para visualizarmos melhor a função do campo ESTORNA:

 

 

 

Ao acessar o ponto de lançamento vemos que no conjunto de seus itens, não possui um item especifico de cancelamento ou estorno, onde configuramos o campo ESTORNA = SIM:

 

 

Ao configurar o ponto de lançamento de inclusão de título a pagar, iremos incluir um novo título:

 

 

Ao incluir o título o mesmo irá atualizar a tabela AKD de movimentos no SIGAPCO, conforme abaixo:

 

 

Após incluir o título e constar que o mesmo atualizou a tabela de movimentos no SIGAPCO, iremos excluir o título a pagar:

 

 

Título a pagar excluído:

 

 

Ao excluir o título a pagar, veja que no movimento gerado no SIGAPCO o lançamento ficou como estornado. A função do campo ESTORNA no cadastro do ponto de lançamento possui essa funcionalidade, de alterar o status (AKD_STATUS) do lançamento efetuado:

 

 

Agora que compreendemos o funcionamento do campo ESTORNA no cadastro do ponto de lançamento, iremos visualizar o ponto de lançamento referente a compensação a pagar (000017). Veja que o lançamento possui itens de cancelamento e estorno, onde o campo ESTORNA? não irá fazer efeito, pois como já dito anteriormente o lançamento possui itens de cancelamento:

 

 

 

Em seguida incluímos dois título para realizar uma compensação a pagar:

 

 

Abaixo a efetivação da compensação entre títulos:

 

 


Compensação finalizada:


 

Ao realizar a compensação a tabela AKD de lançamentos foi atualizada com a movimentação:

 

 

Em seguida iremos estornar a compensação:

 

 

 

Estorno finalizado:

 

 

 

Ao realizar o estorno são geradas duas linhas, ao contrário da inclusão a pagar.

O item 000017 – Compensação a pagar possui itens de cancelamento, onde o usuário deve configurar no item de inclusão creditando o valor do lançamento e no item de cancelamento debitando o valor, ficando assim com o saldo zerado.

 

Finalizando, os  pontos de lançamento que possuem itens de cancelamento o campo ESTORNA? não terá efeito, apenas terá efeito em pontos de lançamentos que não possuem itens de cancelamento.