Conceito e Configurações FINR721
Linha de Produto: | Microsiga Protheus |
Segmento: | A partir da 11.80 |
Ocorrência: | Configuração necessária para que o Relatório FINR721 apresente dados |
Passo a passo: | Conceito
Relatório comparativo entre Orçados x Reais. Este relatório tem o objetivo de demonstrar de forma comparativa os lançamentos rateados por Múltiplas Naturezas e Centro de Custo, nas dimensões de Orçamento, A Realizar e Realizado.
Pré-Requisito (Configurações necessárias)
Mapa de Natureza (As naturezas devem estar classificadas como Receita ou Despesas corretamente) Como se trata de um relatório comparativo entre valores rateados, exige uma configuração de cadastros especifica para o seu correto funcionamento, a primeira delas se trata da exigência de um cadastro de Naturezas Estruturado corretamente (Com Naturezas ordenadas em seus grupos de Despesa e Receita, conforme suas finalidades) e sequencialmente cadastradas as naturezas de Entrada e Saída. Exemplo: Natureza De Entrada : 01 a 05
Orçamentos (Os orçamentos devem estar cadastrados e rateados por centro de custo mensalmente)
Para que os Orçamentos sejam considerados, além do orçamento por Natureza, deve-se informar o rateio por centro de custo daquele orçamento. Desta forma teremos quanto do orçamento da Natureza será destinado para aquele Centro de Custo.
Obs. Para Cadastrar o Orçamento, acesse rotina FINA020 e após preencher os campos correspondentes aos períodos cadastrados, posicione no mês que desejar ratear e clique em Outras Ações > Rateio. Registros A Realizar Somente é considerada as inclusões de títulos por Múltiplas Naturezas por Centro de Custo. Desta forma, no momento da inclusão do título A Receber ou a Pagar, o campo Mult.Natur deverá ser preenchido como - 1. Sim e na tela de Rateio a opção Rat.C.Custo deverá ser preenchida como Sim. Para que o campo Múltiplas Naturezas esteja disponível, deverá ser habilitado no Configurador os parâmetros:
Registros Realizados
No momento da Baixa do título, a opção “Múltiplas Naturezas” deve ser escolhida, para seja apresentado a tela de distribuição do Rateio, que será gravada nas tabelas correspondentes e posteriormente apresentados no Relatório.
Parâmetros na Impressão do relatório
- Naturezas de Entrada e Saída Deve ser preenchido corretamente as naturezas de Entrada (Receita) e as de Saída (Despesas) corretamente e em ordem de range conforme a classificação. Exemplo:
Natureza De Entrada 01 a 05
- Considera Regime Na opção Caixa, o relatório irá considerar o campo E5_DATA para apresentação dos registros realizados, na opção Competência será considerado o campo E5_DTDIGIT para apresentação dos registros realizados no período.
- Moeda Moeda dos registros de Contas a Receber e Pagar e dos orçamentos que deverão ser considerados
- Imprime Acumulados Na escolha da opção Sim, será acumulados os valores de orçamentos de todo o ano até o mês do período analisado. Caso Não, somente o mês vigente será considerado nos saldos.
- Data de Referência A data irá fornecer o mês que será considerado.
- Outras Moedas Se deverá ou não converter os valores no caso de Outras moedas.
- Considera Provisórios Se os títulos do tipo “PR – Provisórios” deverão ou não ser considerados.
- Do Centro de Custo Até o Centro de Custo Sequência dos Centros de Custos que deverão ser considerados.
- Seleciona Situações de Cobrança? Selecione SIM caso deseje selecionar as situações de cobrança dos títulos a serem considerados na emissão do relatório. Selecione NÃO caso deseje que todas as situações de cobrança sejam consideradas na emissão do relatório.
As tabelas que serão consultadas pelo FINR721. SE2 – Contas a Pagar SE5 – Movimentação Bancária SED – Naturezas CTT – Centros de Custo SEF - Cheques SEZ – Distribuição das Naturezas em Centros de Custo SEW – Rateio para Orçamentos SA6 – Bancos
|