Page tree
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

FAT0083 - Bloqueio do Pedido de Vendas por Falta de Saldo disponível

Produto:

Microsiga Protheus®

Ocorrência:

Identificar a causa de o Pedido de Venda ter ficado indevidamente bloqueado (ou indevidamente liberado) por Estoque

Módulo:

SIGAFAT - Faturamento

Passo a passo:

Estando "indevidamente" bloqueado por estoque; as principais validações feitas pelo sistema, para rastrear a causa do bloqueio são:

Primeiramente é necessário validar que o Pedido está realmente bloqueado por estoque. Valide se o registro do Item do Pedido de Vendas está com o campo C9_BLEST = 02

Maiores detalhes em: FAT0014_Bloqueios_gravados_na_tabela_SC9_nos_Pedidos_de_Venda


  • Há conteúdo no campo C9_BLWMS?

Caso sim, prossiga com o procedimento: PWMS0007 - Onde o WMS efetua a liberação do Bloqueio WMS do pedido para faturamento?


  • Qual o conteúdo do parâmetro MV_AVALEST?

Se o conteúdo for = 3 realmente sempre irá bloquear. Avalie se deseja alterar (maiores detalhes: https://www.totvs.com/mktfiles/tdiportais/helponlineprotheus/portuguese/sigafat_a.htm)


  • Todos os produtos incluídos no Pedido tem saldo DISPONÍVEL?

Verifique o saldo disponível ao clicar 'F4' sobre a linha dos produtos, na rotina de Cadastro de Produto MATA010.

Atente-se ao armazém para o qual há saldo, e o armazém registrado no Pedido de Vendas.

Atenção - Se houver diferença entre "Saldo atual" e "Quantidade disponível", há alguma quantidade mencionada no campo "Qtd. Reservada" - B2_RESERVA?

Caso sim, indica que essa quantidade está reservada, não está disponível. Avalie as condições da Reserva em: FAT0048_Reserva_de_Estoque_B2RESERVA_posterior_à_liberação_do_Pedido


  • Caso nem todos os produtos tenham saldo disponível, mas deseje que um produto específico em questão, o qual possui saldo disponível, seja liberado, qual o conteúdo do C5_TIPLIB no Pedido de Vendas?

Para que um produto específico que possui saldo disponível seja liberado, mesmo que os demais itens no Pedido não possuam, é necessário que o C5_TIPLIB no Pedido de Vendas esteja registrado 1 - POR ITEM.

Quando o C5_TPLIB = 2 - Por Pedido o sistema bloqueia todo o Pedido em caso de não haver saldo disponível para algum dos itens.


  • Há alguma quantidade mencionada no campo "Qt. Ter. Ns. Pd." (Quantidade de Terceiro em nosso Poder - B2_QTNP)? E esta quantidade é maior do que a quantidade informada no campo "Qtd.Disponível"?

Caso sim, este saldo realmente não é liberado em Pedido de Venda com TES que não controla Poder de Terceiro!

Significa que deu entrada deste produto no estoque com um TES que Controla Poder 3o = Remessa (indicando que se trata de uma entrada de um bem de terceiro) então não pode ser vendido, pois terá de ser devolvido!

Este saldo somente será liberado ao utilizar um TES que controla Poder de Terceiro como Devolução (indica que está retornando o saldo ao terceiro) ou de Remessa (indica que está enviando para um outro terceiro que futuramente te devolverá).

Apenas se o campo "Qtd.Disponível" estiver com quantidade superior ao de Terceiro, então a quantidade excedente entrou com TES que não alimenta Pd3. Esta quantidade sim poderá ser liberada para venda.

Obs: Atenção - O campo F4_SLDNPT 'Sld. Poder3' não tem influência neste caso. Como o próprio Help do campo indica, ele está relacionado a 'Saldo nosso em poder de terceiro'; e não, 'Saldo de terceiro em nosso poder'.


  • Se o Pedido em questão se trata de um retorno de Saldo de Terceiro, então avalie se o TES utilizado está realmente configurado como F4_PODER3 = Devolução
    Para retorno, o Pedido deve obedecer todo o procedimento e premissas da instrução: FAT0057_Emissão_de_Nota_de_Devolução_de_Terceiros_Retorno


  • Este produto tem controle de Lote / Endereço / Serie?

Caso sim, há saldo DISPONÍVEL para o lote registrado na linha do item, no Pedido de Venda (ou na SC9)? Verifique se o lote é devidamente localizado na rotina MATC060 (e o mesmo deve estar dentro da data de validade, e saldo de acordo com a necessidade). Observe ainda a Data de criação do Lote na SB8 que deve ser igual ou anterior à data base do processamento que requisita o Lote.
O saldo está endereçado? Consulte B2_NAOCLAS

Produtos com controle de Lote / Endereçamento não é possível liberação manual que gere saldo negativo pois comprometeria a integridade de rastreamento configurada no Produto.
Ocorrendo a tentativa, o sistema exibe as mensagens: A455LIBMAN / A450LIBMAN - Liberacao manual de estoque nao permitida

É necessário possuir saldo disponível para liberar no modo automático (o qual utiliza a regra FEFO). Também é possível indicar manualmente o Lote/SubLote desejado no Pedido de Vendas – MATA410 (campo C6_LOTECTL / C6_NUMLOTE) antes da análise automática.
Se houver Lote e Endereçamento também é possível selecionar na Liberação de Estoque – MATA455 (Outras ações > Nova liberação > Lote e endereços) de acordo com a configuração dos parâmetros MV_SELLOTE e MV_SELPLOTE

Caso esteja submetendo à liberação automática e estiver sendo mantido bloqueado, indica que o sistema está reconhecendo que não há saldo disponível. Para conferência, validar as possibilidades contidas nesta FAQ.


Estando "indevidamente" liberado por estoque; as principais validações são:

  • Certifique-se de estar utilizando um TES cadastrado como "Movimenta Estoque" = SIM (Observação: Caso necessário, opte por outro TES, não altere o cadastro deste para que não seja perdido o histórico de uso deste TES).

  • A rotina MATA440 não demonstra bloqueio de estoque. Esta rotina demonstra apenas bloqueio / liberação de Regras e Verbas de Venda. Ou seja, mesmo que esteja liberado o Pedido na MATA440 não indica necessariamente que o Pedido está liberado por Crédito/Estoque.
    Para verificar corretamente se o Pedido está com bloqueio de Estoque, ou não, é preciso acessar a rotina MATA455 - Liberação de Estoque (Ou MATA450 / MATA456 nas quais também é possível verificar).
    Também é possível identificar pelo C9_BLEST conforme detalhado acima.

  • Em todas as rotinas de liberação do Pedido, deve-se utilizar a opção Ações relacionadas > AUTOMÁTICO
    Se utilizar os botões "Liberar" ou "Manual" significa que está acionando a liberação manual, uma liberação que força o sistema independente da análise de estoque disponível ou não.
    Ou seja, se está ocorrendo de o Pedido ser liberado para um produto que não deveria, indica que a Liberação está sendo realizada de forma manual(*)
    Caso deseje retirar essa possibilidade (bloquear o acesso à liberação manual), consulte: FAT0006_Retirar_permissões_para_Liberação_Manual_do_Pedido_de_Vendas


Observação:

(*) Os comportamentos aqui mencionados são obtidos em ambiente atualizado de acordo com o Portal do Cliente, e no Padrão.

Customizações / Pontos de Entrada / Ambiente não atualizado podem comprometer o comportamento em teu ambiente.

Pode lhe interessar:
 FAT0084_Bloqueio_de_Crédito