01. OBJETIVO
Este registro I157 é utilizado para informar as transferências de saldos das contas do plano de conta anterior, quando não forem realizados lançamentos contábeis transferindo o saldo da conta antiga para a conta nova nos registros ‘I200’ e ‘I250’. E a relação direta com a recuperação da ECD do ano Anterior. (registro ‘C155’ (ECD recuperada).)
Deve ser gerado quando existe alteração no plano de contas anterior com o atual que estiver sendo transmitido.
Situações que geralmente ocorrem a necessidade do registro ‘I157’:
- Mudança de plano de contas/Mudança de contador
- Transmissão do período anterior por Centro de Custo e o atual sem o Centro de custo; (quando existem mudanças na estrutura dos centros de resultados.)
- Período anterior foi gerado pelo ‘Código’ das contas e o atual pela ‘Classificação’;
- Quando houver alteração da mascará contábil (classificação da conta).
Observação: Caso a conta antiga (plano de contas anterior) termine o último período da ECD anterior com saldo zero, ela deve constar no registro I157, com saldo zero, relacionada a uma conta nova para que a ECF possa recuperar os saldos do plano de contas anterior corretamente.
Daí ressalta a necessidade do uso do registro I157, pois ele que irá permitir realizar o vínculo de uma conta que sofreu alterações – mudou o código ou a máscara – mas teve movimentações e fez parte do arquivo da ECD no ano anterior .
Um ponto que vale destacar é que mesmo que a conta antiga, no plano de contas anterior, termine o período com saldo zero, se ela possuir movimentação no período, ainda assim deve ser informado um registro I157 com saldo zero relacionando a conta antiga a uma conta nova.
É necessário fazer isso, para evitar erros na ECF, pois essa informação será utilizada para recuperar os saldos do plano de contas anterior corretamente. Nos casos em que as contas que apresentam saldos não estejam compatíveis, o programa validador apresentará erros.
Importante
Como vincular o Plano de Contas Anterior ao Atual
Ambos os lados precisam ter a mesma natureza da conta.
Ambos os lados precisam ter o mesmo saldo nas contas a serem vinculadas
Caso o contador anterior tenha utilizado Centro de Custo em alguma (s) conta (s) , a conta do plano de contas atual vinculada a ela também deverá utilizar o rateio de Centro de Custo, conforme a contabilidade anterior.
02. OBSERVAÇÕES
Importante
As adequação do Manual descritivo das alterações da escrituração contábil digital (SPED ECD) para leiaute 9.0- Ano Calendário 2020 para geração de escrituração da ECD/2021.
- Registro I157 - Transferência de Saldos de Plano de Contas Anterior:
Alteração de chave do registro:
Campo(s) chave: [COD_CTA] + [COD_CCUS]
Inclusão de regra:
REGRA_NATUREZA_CONTA_PAI_I157: Verifica, quando o conta informada no registro I155 (I155.COD_CTA) possui natureza (I050.COD_NAT) igual a “01” (ativo), “02” (passivo) ou “03” (patrimônio líquido), se existe um registro C155 com a mesma conta informada no registro I157 (C155_COD_CTA =I157.COD_CTA) e com naturezas iguais a “01”, “02” ou “03” (C050.COD_NAT); ou verifica, quando o conta informada no registro I155 (I155.COD_CTA) possui natureza (I050.COD_NAT) igual a “04” (contas de resultado), se existe um registro C155 com a mesma conta informada no registro I157 (C155_COD_CTA =I157.COD_CTA) e com a natureza igual a “04” (C050.COD_NAT). Se a regra não for cumprida, o PGE do Sped Contábil gera um erro.
Exemplo de preenchimento:
I157|2328.1.0001||1000,00|D|
Campo 01 – Tipo de Registro: I157
Campo 02 – Código da Conta Analítica do Plano de Contas Anterior: 2328.1.0001
Campo 03 – Código do Centro de Custos do Plano de Contas Anterior: não há
Campo 04 – Valor do Saldo Inicial do Período: 1000,00 (corresponde a 1.000,00)
Campo 05 – Indicador da Situação do Saldo Inicial: D
Observação: Caso o campo 22 estiver preenchido do registro 0000 for igual a “1 – Existe alteração no plano de contas”, deverá existir pelo menos um registro I157 no arquivo(“filho” do registro I155 – Detalhe dos Saldos Periódicos).
03. TELA
Principais Campos e Parâmetros
A sinalização de vinculo com o lançamento de transferência de Saldos na tabela Saldos de Plano de Contas Anterior, para contas que tenham saldo anterior, devem ser feitos nos lançamentos de implantação dos saldos e deverá ser feita através da rotina de Lançamentos Contábeis > Outras Ações > Lct. Transf. Saldo, sempre posicionado no lançamento de implantação de saldo conforme demonstrado abaixo:
No exemplo acima, apontamos que a conta da partida de débito do lançamento de implantação é a nova conta, substituindo a conta 1.01.01.02.01. Caso o lançamento de implantação de saldos seja uma partida dobrada, devemos sempre fazer o vínculo com a partida referente a conta nova e vincula-la com a conta antiga, deste modo:
Sendo o vinculo pra a conta nova 1.1.01.01.01
E para a conta nova 2.02.01.01
Quando o saldo anterior da conta nova estiver zerado na ultima apuração do ano, o vínculo deve ser feito no primeiro lançamento de movimentação do ano calendário entregue, sendo retratado a seguir:
Sendo necessário sinalizar no campo Data Alter. a data de início da vigência da nova conta.
Neste exemplo a conta nova do plano de contas é sinalizada a partir do campo Ind. Partida, como ele está sinalizado como a partida de Débito a conta na posição Débito do Lançamento é compreendida como a nova conta. Sendo assim a conta nova é a conta 1.1.01.02.01.
Para a Extração do ECD contendo os registros do I157, siga os passos a seguir:
No Wizard de configuração do ECD sinalize a Pergunta com Sim:
Ocorreu mudança no Plano de Contas? Sim
Realize a extração normalmente, preenchendo os demais parâmetros.
Modelo do Arquivo TXT, com o I157 sendo demonstrado:
04. DEMAIS INFORMAÇÕES
ECD_SPED_CONTABIL_Alteracoes_para_Leiaute_9_00