Árvore de páginas

01. VISÃO GERAL

Para que as baixas possam ser identificadas, o Financeiro permite que sejam atribuídos códigos aos motivos de baixa. Esses códigos são identificados no momento em que as baixas de títulos são efetuadas, mas os motivos codificados devem ser previamente cadastrados.

A tabela de motivos de baixa possui alguns motivos-padrão cadastrados, mas todos podem ser adaptados de acordo com as necessidades.

02. TELA PRINCIPAL

Browse dos Motivos de Baixa.


Tela de Inclusão de Motivo de Baixa.

03. MOTIVOS DE BAIXA PADRÃO DO SISTEMA

Normal (NOR)

Cabe a títulos de pagamentos normais. Para baixas a pagar, atualiza automaticamente a movimentação bancária, caso tenha sido gerado cheque para o título. Para baixas a receber, atualiza automaticamente a movimentação bancária;

Devolução (DEV)

Utilizado em recebimentos referentes a devoluções. Não atualiza a movimentação bancária, tanto em baixas a pagar como em baixas a receber;

Dação (DAC)

Utilizado quando for dado algo como pagamento. Não atualiza a movimentação bancária, tanto em baixas a pagar quanto em baixas a receber;

Vendor (VEN)

Cabe a pagamentos de título via empréstimo bancário. O banco passa a ser o beneficiário, porém, é necessário que a empresa possua um contrato bancário cadastrado para possibilitar esse empréstimo. Atualiza automaticamente a movimentação bancária e é utilizado somente em baixas a pagar;

Débito CC

Debita automaticamente a movimentação bancária, sem a necessidade de gerar cheque sobre o título. Utilizado em baixas a pagar.

Compensação (CMP)

Utilizado na compensação de títulos financeiros, tanto da carteira a pagar quanto a receber. Não atualiza movimentação bancária.

Compensação entre carteiras (CEC)

Só poderá ser utilizada na compensação entre carteiras (FINA450). 

Utilizada em ambas as carteiras. Não movimenta saldo bancário. Considera cálculo de comissão e gera cheque, caso o título seja baixado com cheque informado.

Liquidação (LIQ)

Só poderá ser utilizada na liquidação de um título (FINA460 - Receber, FINA565 - Pagar)

Utilizada em ambas as carteiras. Não movimenta saldo bancário. Considera cálculo de comissão e gera cheque, caso o título seja baixado com cheque informado.

Aglutinação de impostos (AGL)

Só poderá ser utilizada na aglutinação de INSS (FINA870)

Utilizada em ambas as carteiras. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Outra loja (LOJ)

Utilizado em ambas as carteiras. Movimenta saldo bancário, considera cálculo de comissão e gera cheque, caso o título seja baixado com cheque informado.

Baixa Troco (TRO)

Baixa dos adiantamentos da reserva quando existe troco. Movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Substituição de título PR (STP)

Utilizado no processo de substituição de títulos provisórios. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Faturas (FAT)

Utilizado no processo de baixa de títulos para geração de Faturas. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e gera cheque.

Baixa Fat (BFT)

Utilizado na integração com gestão hoteleira, nos processos de baixa de RPS e criação da faturas de hotel no Contas a Receber. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Cancela NF (CNF)

Utilizado no módulo Pré-faturamento de Serviços (PFS). Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Mais Negócios (OFF)

Utilizado na integração com TOTVS Mais Negócios. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Distrato (DIS)

Baixa por distrato, utilizado no template GEM (Gestão de Empreendimentos Imobiliários). Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Distrato (CDD)

Baixa por cessão de direito, utilizado no template GEM (Gestão de Empreendimentos Imobiliários). Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e gera não cheque.

Mais Prazo (MPR ou conforme parâmetro MV_MBXTECF)

Utilizado na integração com TOTVS Mais Prazo. Utilizado na carteira a pagar. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Se no momento da carga inicial da tabela de Motivo de Baixa (F7G) o parâmetro MV_MBXTECF estiver preenchido, o motivo de baixa Mais Prazo será criado com a sigla do parâmetro. Caso o parâmetro estiver em branco, o motivo de baixa assumirá a sigla MPR.

Antecipa (ANT ou conforme parâmetro MV_MOTTECF)

Utilizado na integração com TOTVS Antecipa. Utilizado na carteira a receber. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

Se no momento da carga inicial da tabela de Motivo de Baixa (F7G) o parâmetro MV_MOTTECF estiver preenchido, o motivo de baixa Antecipa será criado com a sigla do parâmetro. Caso o parâmetro estiver em branco, o motivo de baixa assumirá a sigla ANT.

DSD (Desdobramento)

Utilizado nos movimentos gerados a partir da operação de desdobramento de títulos. Não movimenta saldo bancário, não considera cálculo de comissão e não gera cheque.

04. CADASTRO

Sigla - Identifica o motivo da baixa nas rotinas internas do sistema.

Exemplo: NOR = Normal

Descrição - Descrição do Motivo de Baixa.

Carteira - Identifica a carteira que poderá utilizar o motivo de baixa. Os valores possíveis são:

R = Carteira de Títulos de Contas a Receber;
P = Carteira de Títulos de Contas a Pagar;
A = Ambas as Carteiras;

Mov. Bancária - Identifica se o motivo de baixa utilizado movimentará o saldo bancário.

Comissão - Identifica se, na carteira a receber, o motivo de baixa utilizado gerará comissão para os vendedores sobre o valor baixado.

Cheque - Identifica se, na carteira a pagar, o motivo de baixa utilizado gerará movimentação bancária com ou sem a geração de cheques. Esse parâmetro trabalha em paralelo com o parâmetro Mov. Bancária.

Espécie - Tipo de documento fiscal.

Sequência - Indica a ordem de apresentação dos Motivos de Baixa nas operações do sistema. 

Sincronismo arquivo SIGAADV.MOT x F7G

O sincronismo dos dados do arquivo que contém os motivos de baixa, ocorre automaticamente e o sequenciamento respeita a ordem do arquivo. Entretanto, caso o sincronismo tenha ocorrido anteriormente a liberação da funcionalidade de sequenciamento, a definição da ordem de apresentação dos motivos deve ser feita manualmente, indicando a ordem através do campo Sequencia.

O motivo DSD (Desdobramento) foi inserido no sincronismo após a liberação da funcionalidade, por esse motivo em alguns casos será necessário incluir manualmente esse código de motivo de baixa.


IMPORTANTE: A possibilidade de ordenação da nova tabela de motivos de baixas (F7G) será liberado através de pacote de expedição contínua do módulo financeiro com data igual ou superior a . Será necessário a atualização do pacote de fontes, bem como a atualização do pacote de dicionário diferencial (UPDDISTR)

Informações

As alterações efetuadas nos motivos de baixa padrão do sistema devem ser realizados com muita cautela pois o sistema os utiliza para diversas operações internas.

Considere uma movimentação relacionada a um motivo (DEB - Débito CC) que num determinado momento atende a carteira - Contas a Pagar.

Uma alteração de carteira, de Pagar para Receber, poderá fazer com que as operações anteriores não sejam reconhecidas. Por exemplo: Uma baixa realizada com um motivo o qual venha a sofrer uma alteração de carteira ou sigla e que mais adiante se necessite efetuar o Cancelamento daquela Baixa. O sistema poderá não reconhecer o movimento anterior se o motivo de baixa fizer parte do critério de localização.


Portanto, podemos classificar os riscos de irregularidade da seguinte forma:

  • Alto - Mudanças de Carteira, de Sigla e exclusões de motivos;
  • Médio - Mudanças nas propriedades: Mov. Bancária, Comissão, Cheque e Espécie;
  • Baixo/Muito Baixo - Mudanças na Descrição.


IMPORTANTE: Opte sempre por criar novos registros e mantenha os motivos padrão.


05. TABELAS UTILIZADAS

  • F7G - Motivos de Baixa


06. LINKS RELACIONADOS