Árvore de páginas

ÍNDICE

  1. Visão Geral
  2. Tela Ordem de Serviço Avulsa
    1. Principais Campos e Parâmetros
  3. Outras Ações/ Ações Relacionadas
    1. Geração automática do Receituário Agronômico
  4. Tabelas Utilizadas

01. VISÃO GERAL

Gerar Ordem de Serviço separada

02. TELA DA ORDEM DE SERVIÇO AVULSA 

Clicar em “Gerar OS” para o processamento e obter o número da OS.

Após clicar em gerar OS será apresentado um log com as informações da OS que acabou de ser gerada, por exemplo:

Nº da OS;

Tipo de Operação; Se é operação principal ou se é uma operação associada. Operação principal é a operação que será realizada, ex: Aplicação de Herbicidas.

Operação associada é a operação necessária para poder realizar a operação principal. ex: Transporte de Herbicidas, precisa transportar o herbicida até o local que será realizado a aplicação.

O relacionamento da operação associada a operação principal é feita no cadastro da operação designada como principal no aplicativo Configuração Central CFGCEN.EXE.


Principais Campos e Parâmetros:


Campo:

Descrição

Previsão para Execução da OS.

Data contendo o intervalo de tempo para execução da OS;

C.Custo

Centro de Custo valido referente a ordem de serviço;

OperaçãoOperação á ser realizada;
ResponsávelResponsável sobre a ordem de serviço. Este campo pode ser obrigatório ou não, dependendo da configuração do parâmetro PLATIV/ FG_OBRIG_RESP (N=Não Obrigatório / S=Obrigatório);
Prestador de Serviço

É o prestador de Serviço que irá realizar a OS. Também valida os contratos de serviço do prestador dependendo da configuração do parâmetro PLATIV/ FG_CT_PRESTADOR, ou seja N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total;

Caso o a Operação esteja marcada como Operação Terceirizada e o parâmetro CFGCEN-FG_OPER_TERC igual a "1", sistema irá emitir uma confirmação se o campo Prestador de Serviço estiver vazio.

Filtro Locais de Produção

Campos para selecionar o local a ser realizado a ordem de serviço, a pesquisa desses campos é otimizada para que o nível 2 de locais de produção busque apenas locais relacionados ao nível 1 preenchido. A opção Gerar OS por Seção uma vez marcada e tiver mais de uma fazenda informada na OS, será gerado uma OS para cada fazenda.

Aba Locais de Produção

Nesta aba serão recuperados automaticamente os locais filtrados anteriormente para gerar a OS 

Aba -> Receituário / ManejoSe o parâmetro PLATIV / FG_GERA_RECEITUARIO_VIA_OS estiver com o valor 1 ou 2, será gerado automaticamente receituários para cada insumo informado na ordem de serviço. 
Local de Produção / Centro de Custo / OperaçãoSe o local informado no apontamento estiver com o flag de meiosi marcado e no relacionamento Operação vs. Centro de Custo o valor de meiosi também for; Se o local será válido no apontamento mesmo que o estágio e/ou as ocorrências definidas sejam diferentes destes atributos no local.
Bloco

Campo para preenchimento do bloco. A partir do código do bloco o sistema irá recuperar o número da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) e o nome do Engenheiro para exibi-los nos relatórios de Ordens de Serviço.

Este campo só é mostrado na tela caso o parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO estiver com valor igual a S, caso seu valor seja N o campo será omitido. Estando o sistema configurado para exigir bloco na geração de O.S. o campo será iniciado com o valor do bloco padrão, configurado no parâmetro PLATIV / CD_BLOCO_PADRAO, para agilizar o processo de geração, porém o campo poderá ser alterado pelo usuário.

O código do bloco será exigido na geração de O.S. somente se o parâmetro PLATIV / FG_EXIGE_BLOCO estiver com valor igual a S e a O.S. conter um recurso do tipo insumo.


Outras Ações / Validações

ValidaçãoDescrição
Limitação do período previsto de execução O.S.

O sistema limita o período previsto para a execução da O.S. a partir da data de geração da mesma. A quantidade de dias retroativos considerados no período previsto de execução da OS em relação a data de emissão é controlado pelo parâmetro Seção: PLATIV / Entrada: QT_DIAS_PER_EXEC_OS.

Exemplo: Valor do parâmetro = 10, Data atual =  , Data limite retroativa para período previsto para execução da O.S. =  .

Parâmetros para Validação Prestador de Serviço

Ao abrir uma OS, é possível validar se o prestador de serviço informado na OS pode realizar a operação da OS. Este controle é feito através da configuração de 3 parâmetros:

Seção PLATIV, Entrada FG_CT_PRESTADOR, este define que tipo de severidade da validação de contratos de serviço, (N=Não Valida C=Solicita Confirmação S=Severidade Total);

Seção GERAIS, Entrada TP_EQPTO_CRT, este defini os tipos de equipamentos para validação dos contratos, (Tipo(s) válido(s): 1=Próprio,2=Terceiro,3=Fornecedor,4=Alugado);

Seção GERAIS, Entrada CD_FLT_OPER_CRT, neste são relacionadas as operações que serão validadas no contrato de serviços;


Gerar OS


Gera a ordem de serviço e de acordo com validações de divergências de contrato e saldo orçamentário, e parametrização, encaminha a O.S. para 'workflow' ou a libera.

1 - Ao gerar uma ordem de serviço, será verificado se o grupo da operação está cadastrado no parâmetro seção: PLATIV / entrada: CD_GRUOPER_SLD_ABRE_OS. Caso esteja cadastrado, ao gerar a ordem de serviço será realizado a verificação de saldo orçamentário, podendo a OS ficar pendente de aprovação caso o saldo seja insuficiente.

Caso o grupo da operação não esteja cadastrado no parâmetro mencionada acima, a OS será gerada com status "LI - Liberada", podendo ser utilizada.

2 - Podemos verificar abaixo, que a OS 58101 foi encaminhada para workflow de aprovação devido ao saldo orçamentário insuficiente.

Já a OS 58102 está com status liberada, pois o grupo da operação da OS associada não está cadastrado no parâmetro seção: PLATIV / entrada: CD_GRUOPER_SLD_ABRE_OS.

Validação área para geração de ordem de serviço agrícola

Ao realizar a geração de ordem de serviço avulsa será realizada as validações de áreas de acordo com configuração para o centro de custo e operação realizada no cadastro de operações do app CFGCEN, sendo elas:

  • Cenário 1: Caso a operação e centro de custo não tenha nenhuma configuração realizada no cadastro de operações, será informado ao usuário que será necessário a configuração e o processo será bloqueado.
  • Cenário 2: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 1 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação e centro de custo (OBS: Caso a operação, tenha vinculada ao seu cadastro uma atividade que esteja dentro de alguma atividade configurada no parâmetro CD_ATIV_OPER, será realizada a busca da soma de área de todas as operações que também pertençam a mesma atividade) + a área informada na abertura da OS. Sendo assim, caso a soma da área informada na abertura da OS + a soma das áreas das OS geradas anteriormente seja maior que a área produtiva do talhão, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 3: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 2 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma da área de todos os apontamentos de plantio gerados anteriormente para o mesmo talhão e período de exercício, também será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação, centro de custo e período de exercício e somá-la junto a área que esta sendo informada na geração da OS. Sendo assim, caso a soma das áreas de OS geradas anteriormente e da área informada na OS atual seja maior que a soma das áreas de apontamento de plantio informadas anteriormente, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 4: Caso a operação e centro de custo estejam configurados com o valor 3 no cadastro de operações, será realizada a busca da soma das áreas de apontamentos de ordem corte de muda e apontamentos de ordem de colheita(queima) geradas anteriormente para a mesma operação, centro de custo e período de exercício (OBS: Ao realizar a busca da soma das ordens de corte de muda e colheita, verificar se há alguma ordem com situação em aberto, caso sim, será informado ao usuário que não será possível continuar com o apontamento pois há ordens com status em aberto), também será realizada a busca da soma da área de todas as OS geradas anteriormente que estejam com status de abertas ou encerradas para o mesmo talhão, operação, centro de custo e período de exercício e somá-la junto a área que esta sendo informada na geração da OS. Sendo assim, caso a soma das áreas de OS geradas anteriormente e da área informada na OS atual seja maior que a soma das áreas de apontamento de muda e colheita, o sistema informará que não será possível continuar com a geração da OS e o processo será bloqueado.
  • Cenário 5: Caso a operação não esteja dentro de nenhuma validação no cadastro de parâmetros, ou esteja com validação igual a 0, não será realizada nenhuma validação de área para aquela geração de OS.

Validação de unidade federativa para geração de ordem de serviço agrícola

Na abertura de ordem de serviço avulsa, validar se as fazendas, engenheiro responsável e/ou engenheiro prestadores pertencem a estados diferentes, se sim, bloquear a ação de geração.

Validação de Campo (Tipo de Reforma)Quando o parâmetro (PLATIV / FG_SEV_CC_OP_LOCAL) estiver igual a 'S', será feita a chamada da função (fProcessoCentral), que realiza as validações de campo dos dados informados, nela foi incluída a validação de tipo de reforma, onde o tipo de reforma do talhão informado no apontamento deve ser igual ao tipo de reforma do cadastro da operação x centro de custo, caso contrário, o apontamento será cancelado.


Geração automática do Receituário Agronômico

Ao abrir uma O.S. é possível gerar automaticamente receituários agronômicos/agrotóxicos para os insumos que necessitam de receituário agronômico para poderem ser utilizados.

Essa geração é controlada pelo parâmetro PLATIV / FG_GERA_RECEITUARIO_VIA_OS.

Para gerar o receituário de um insumo é necessário que:

a. No cadastro de insumos a opção Gerar Receituário esteja com S. 

 


b. O insumo precisa ter as suas características cadastradas no módulo de Receituário Agronômico (RECAGNO).


c. No aplicativo Controle de Receituário Agronômico, no cadastro de ART  deve existir blocos com receitas disponíveis conforme exemplo abaixo:

Validações na Abertura da OS

Na abertura da OS, na aba Recursos deve informar o componente que está relacionado ao insumo.


Uma vez informado o Insumos na aba Recursos, na aba Receituário será demonstrado uma receita por insumo (sempre uma receita por insumo, pois cada receita é permitida apenas um insumo).

Campo/ Descrição

CampoDescrição
LocalO campo de Locais (Seção/ Descrição) é recuperado automaticamente da OS.
Insumo

Código do Insumo recuperado da OS, no entanto para isso, o insumo deve estar cadastrado em Característica de Insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE).

Se o Insumo não estiver cadastrado em característica a linha do insumo fica de cor vermelha cujo o significado fica logo em cima.

BlocoO bloco é recuperado automaticamente do cadastro de ART apenas quando o bloco possuir receitas disponíveis. Se existir mais de um bloco com receitas disponíveis, será recuperado o bloco com o menor código e só irar recuperar o próximo bloco quando não tiver mais receitas disponíveis o bloco que estiver sendo utilizado.
ReceitaA receita é recuperada automaticamente do cadastro de ART juntamente com o bloco, isso se tiver receita disponível. Como o bloco, se não tiver receita disponível será apresentado uma mensagem de validação dizendo que não existe receita disponível, impedindo a criação da OS.
Nº de AplicaçõesEste campo vem nulo para que seja informado pelo usuário o número de aplicações. 

Modalidade de Aplicação

Este campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)
DiagnósticoEste campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)
Intervalo de AplicaçãoEste campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)
ManejoEste campo é recuperado do cadastro de característica de insumos localizado no aplicativo Controle de Receituário Agronômico (RECAGNO.EXE)


Validação quando o insumo não estiver cadastrado em Característica de Aplicação no RECAGNO.

Se o Insumo não estiver cadastrado em "Característica de Insumos" a linha do insumo fica de cor vermelha cujo o significado fica logo em cima.


Depois de informado o insumo e o número de aplicações, ao entrar na aba Locais e  clicar em Gerar a O.S, automaticamente o receituário será gerado.

Para verificar o receituário criado é preciso acessar o aplicativo RECAGNO (Receituário agronômico), no menu Movimentações→ Receituário Agronômico.


Relatórios do Receituário que são impressos através da impressão de alguns modelos de impressão de Ordem de Serviços.

Esses receituários podem ser visualizados nos relatórios Emissão de O.S. Modelo III, IV e V ou no aplicativo "Controle de Receituário Agronômico";

Relatório de impressão de OS Modelo III.

Na emissão da Ordem de Serviço Modelo III, para que seja impresso também o Receituário Agronômico, na tela de critérios abaixo deve estar marcado a opção

"Imprimir Receituário Agronômico no Final", pois uma vez marcada ao fechar o relatório da OS será aberto o relatório do Receituário Agronômico conforme telas abaixo:



Relatório de Impressão de OS Modelo IV.




Relatório de Impressão de OS Modelo V.



03. TABELAS UTILIZADAS


PA_OS_HE

PA_OS_DE

RC_RECEITA_HE

RC_RECEITA_DE


Conteúdos Relacionados:


Links dos principais conceitos e processos.