O processo de Regerar Saldos e Custos, tem por finalidade regravar todas movimentações inclusas em tipos de movimentos parametrizados para afetar saldo em estoque e que tenham data de movimentação "superior" a data de fechamento de estoque.
A data de fechamento de estoque é definida pelo usuário, onde pode ser informada uma data que será comum a todos os 10 saldos da base, ou colocar uma data pertinente a cada um.


Este processo é executado quando há necessidade de recompor os saldos e custos dos produtos inclusos em data retroativa à atual ou quando existe alguma alteração na parametrização do tipo de movimento que deve afetar os saldos e custos na base.
Ao executar esta rotina, será considerada parametrização atual da base de dados fazendo com que a informação de saldo físico e financeiro sejam refeitos.


Além de acerto dos saldos, o processo também monta os dados da ficha física financeira do produto, que só é atualizada quando a rotina é executada. O processo depois de executado é irreversível, sendo sugerido que seja feito um backup de segurança.
Outra verificação a ser feita é em relação ao volume de produtos e movimentações na base, visto que, a execução da rotina para todos os itens pode levar até horas.


A regeração é feita sequencialmente, um produto de cada vez. Porém é possível realizá-la de forma paralela, quando selecionada a opção Execução paralela nos parâmetros gerais do processo. Assim será feita a regeração de N produtos de uma só vez, conforme a capacidade do servidor de aplicação.
O tempo de cálculo é diretamente relacionado ao poder de processamento do ambiente onde está sendo executado.
Quanto mais processadores e memória o servidor de aplicação tiver, mais produtos serão calculados simultaneamente e menos tempo levará o processo, entretanto isso vai exigir mais do servidor de banco de dados, já que cada cálculo abre uma conexão.
Com isso ganha-se em performance ao realizar o processo.
Ao habilitar o parâmetro de execução paralela é apresentado o campo "Número máximo processos paralelos", através dessa opção é possível limitar a quantidade de processos que serão executados em paralelo, podem ser definidos valores de 0 a 100.
Em casos de erros de time out e/ou alocação de recursos recomenda-se diminuir esse valor gradativamente, para que o mesmo fique dentro da capacidade do servidor.


Ao habilitar o parâmetro Usar Log Detalhado o Log será gerado com informações adicionais, especificando as movimentações do produto e o tempo gasto durante a regereção de cada produto.
Observação: com esta opção marcada a performance poderá diminuir.


Ao habilitar o parâmetro Gravar Arquivo de Log, para cada produto regerado o Log do processo será atualizado com as informações da regeração do produto informando se ocorreu algum erro ou sucesso. Ao término do processo o Log será gravado fisicamente no diretório definido pelo administrador do sistema.
Atenção! para utilizar este recurso é necessário definir a tag FileServerPath. Em ambiente  N Camadas, é recomendado que o antivírus não aplique restrições no diretório onde serão salvos os arquivos de log do processo.