Plano de Pagamento é o que determina a forma como os alunos irão pagar os serviços prestados pela instituição de ensino. Nele estarão presentes os serviços prestados pela instituição e as respectivas condições de pagamento distribuídas em parcelas que irão compor o contrato do aluno com a instituição.
Dentro de um mesmo curso as instituições podem definir diferentes opções para pagamento, por isto o Plano de Pagamento deve ser criado por período letivo e definido por habilitação, podendo assim ser disponibilizado para todos os alunos de uma mesma matriz.
A tela de cadastro do Plano de Pagamento pode ser acessada através do menu Financeiro/Contábil | Formação de preços | Planos de pagamento.
Para cadastrar um Plano de Pagamento, selecione o 'Período letivo', informe um 'Código' e um 'Nome' para o plano. O campo 'Validade do plano' já virá preenchido de acordo com a validade do período letivo. Ao final desta validade, o plano não poderá mais ser utilizado em novos contratos.
O campo 'Desconto' no cadastro do plano de pagamento tem papel apenas informativo. Os descontos aplicados aos lançamentos financeiros são aqueles informados dentro das parcelas.
Informe, também se o plano poderá ser utilizado para 'Matrícula isolada', marcando a opção correspondente. Este recurso é indicado para ser utilizado no ensino superior, que permite ao aluno cursar uma disciplina sem ter vínculo nenhum com a instituição e também em turmas livres cadastradas na instituição.
Pronto, o próximo passo agora é criar as parcelas que irão compor o Plano de Pagamento e em seguida informar para quais matrizes aplicadas este Plano ficará disponível e além disso, indicar os serviços, que por ventura, deverão ser considerados obrigatórios nos casos em que houver personalização de planos.
Os Planos de Pagamento criados poderão ser utilizados nos contratos dos alunos, para que assim as condições previstas para pagamento, indicadas através de suas parcelas, sejam criadas automaticamente nos contratos conforme o plano indicado, otimizando assim a criação dos contratos.
No cadastro de 'Parametrização por curso', aba 'Parametrização de matrícula' é possível indicar um Plano de Pagamento como plano default para o curso/habilitação em questão, assim o plano indicado como default sempre será o plano sugerido para utilização nos diversos processos que envolvem este curso, tais como criação de contratos para alunos. Nesta mesma aba 'Parametrização de matrícula' é possível ainda definir um plano de pagamento para ser utilizado como modelo no processo de personalização do Plano de Pagamento.
Bloqueia alteração do valor base dos serviços obrigatórios na personalização
Durante a personalização do plano de pagamento modelo, é possível bloquear ou não a alteração do valor base dos serviços que estiverem associados e marcados como Obrigatórios.
Se esta opção estiver desmarcada (comportamento padrão) o valor base dos serviços marcados como Obrigatórios poderá ser alterado na personalização.
Se esta opção estiver marcada, o valor base dos serviços marcados como Obrigatórios não poderá ser alterado durante a personalização, ou seja, o valor base dos serviços Obrigatórios deverão ser mantidos inalterados no plano personalizado, isto significa que se um serviço definido como obrigatório no plano modelo custa, por exemplo, R$ 6000,00, o usuário que estiver personalizando este plano não poderá alterar o valor do serviço definido como obrigatório para por, exemplo, R$ 5000,00.
Atenção:
No cadastro de Perfil do usuário (Perfil | Anexos | Parâmetros educacionais | <<aba>> Financeiro) a opção 'Permite alteração do valor base do contrato bloqueado no plano de pagamento' concede permissão especial ao usuário, sobrepondo à opção anterior, ou seja, se a permissão especial do Perfil do usuário estiver marcada, independentemente se a opção anterior do cadastro do plano estiver marcada ou não, o valor base dos serviços marcados como Obrigatórios sempre poderão ser alterados na personalização do plano de pagamento modelo. Sugere-se que esta permissão especial esteja marcada somente para Perfil de usuário chave.
É possível parametrizar o TOTVS Educacional para que ao criar as parcelas no contrato do aluno a partir do plano de pagamento, sejam consideradas do plano de pagamento somente as parcelas com vencimento a partir do mês da inclusão do plano de pagamento no contrato.
Para saber mais clique aqui.
Para maiores informações sobre criação de parcelas do plano, associação às matrizes, indicação de serviços obrigatórios e personalização, clique nos respectivos links abaixo.
Como Fazer
Personalização do plano de pagamento
Parcelas do plano de pagamento
Habilitações do Plano de Pagamento
Serviços do plano de pagamento
Associar matriz aplicada ao plano de pagamento
Criação de parcelas
Cópia do plano de pagamento