Os passos a seguir são comuns a qualquer tipo de horário, logo depois veremos as particularidades para cada tipo de horário.

Índice da Jornada: Associe a letra conforme o índice do horário, tenha como referência a data.

Tipo da Jornada: Para cada índice devemos associar um tipo de jornada, onde:
Trabalho: Intervalo de horas normais que o funcionário deverá estar trabalhando, caso contrário será calculada falta ou atraso.
Compensado: Intervalo de horas que o funcionário deverá estar compensando, caso trabalhe será calculada hora extra de compensado.
Descanso: Intervalo de horas que o funcionário deverá estar descansando, caso trabalhe será calculada hora extra de descanso.
Sem Trabalho (Batida Nula): Intervalo de horas que não são geradas horas normais para o funcionário e caso exista algum intervalo executado será calculada hora extra normal no dia.

Intervalos Planejados da Jornada
Os intervalos planejados da jornada podem ser as batidas de trabalho do horário que o funcionário deverá realizar, ou um intervalo de compensação ou mesmo de descanso para o funcionário.
Lembre-se que para cada entrada deve existir uma saída correspondente.
 
Além dos intervalos planejados nessa etapa é possível cadastrar os intervalos de tolerância para cada batida quando o tipo da jornada for de trabalho, as tolerâncias serão consideradas para cálculo de atrasos ou extras.
É possível então definir que nos dez minutos após a primeira batida do horário de trabalho não serão calculados atrasos, ou mesmo nos dez minutos que antecedem a primeira batida do horário de trabalho não serão calculadas extras, permitindo também que seja cadastrada um número de horas para abater a tolerância.
 
Daqui em diante cada passo irá respeitar o tipo de horário escolhido.
 
Jornada Planejada para Horário Rígido
Jornada Planejada para Horário Flexível
Jornada Planejada para Horário Núcleo
Jornada Planejada para Horário Semi-Flexível