Child pages
  • Central de Compras
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

 A 'Central de Compras' é uma entidade na qual pode ser realizado o processo de cotação / negociação da melhor oferta para as compras de todas as coligadas/filiais cadastradas na base. Desde que corretamente parametrizada. Pode ser utilizada/parametrizada em qualquer coligada e tem a indicação das coligadas e filiais que irá atender. A empresa pode trabalhar com mais de uma 'Central de Compras', desde que em Coligadas diferentes. A Coligada que optar em trabalhar com 'Central de Compras', terá uma única parametrização para as cotações quando realizar o processo com mais de uma filial ou com filial de outra coligada. A 'Central de Compras' não trata diferenciadamente os parâmetros de cotação por coligada/filial. No entanto, para cotações locais em sua coligada, o comportamento continua sendo feito de forma geral ou por filial. Já a coligada que não trabalha com a 'Central de Compras' (para compras realizadas na própria coligada/filial solicitante do material – compras locais ou descentralizadas) continua tendo a parametrização diferenciada por coligada/filial.

Parametrização: Acessando opções | Ambiente | Parâmetros | Gestão de Estoque, Compras e Faturamento |  04.06 - Gestão de Compras |  04.06.02 - Cotação |  Definições Gerais 4/5, definimos se a coligada é:

Central de Compras: Marcando esta opção, o usuário informa quais serão as coligadas e filiais que farão parte da central de compras. Desta forma, é possível solicitar e cotar produtos de outras coligadas para gerar sua cotação. Desde que a outra coligada esteja marcada na Central de compras e parametrizada como "Participa da Central de compras" ou que a outra coligada esteja marcada como "Central de compras", mas que a filial não esteja participando do processo de central de compras ainda. As ordens de compras serão quebradas por filiais e coligadas e a parametrização a ser respeitada para a cotação será a parametrização geral da coligada Central de Compras.
Em cotações na própria coligada para apenas uma filial da coligada corrente, a parametrização será respeitada de acordo com a filial.

Participa da Central de compras: É possível solicitar, cotar e gerar uma ordem de compras para esta coligada dentro da coligada parametrizada como Central de Compras. (desde que esta coligada e filial esteja marcada na coligada Central de Compras) Por esta coligada, é possível também solicitar, cotar e gerar ordens de compras normalmente, porém apenas para a própria coligada. Em cotações na própria coligada para apenas uma filial, a parametrização será respeitada de acordo com a filial. Se for selecionada mais de uma filial, o sistema respeita os parâmetros gerais da cotação na coligada.

Não Participa da Central de compras: Por esta coligada, é possível solicitar, cotar e gerar ordens de compras normalmente, porém apenas para a própria coligada. Não é possível informar esta em uma central de compras.
Para parametrizar uma Central de compras, é preciso que os cadastros de Condição de pagamento, Funcionário e Transportadora estejam idênticos tanto na coligada Central de Compras quanto na coligada(s) que participa da central de compras. É preciso também que o cadastro de produtos esteja parametrizado como global.

Tabelas Globais: Para parametrizar uma central de compras por completo, devemos selecionar além da coligada que é a própria central de compras, as coligadas que estão parametrizadas para participar da central de compras. Porém para que a parametrização seja aceita, é preciso que o cadastro de Transportadora, Condição de Pagamento e Funcionário estejam idênticos em todas as coligadas que fazem parte da central de compras. Caso contrário, um erro será apresentado no momento de finalizar a parametrização. Para fazer estas consistências, basta selecionar os registros das coligadas que irão participar da central de compras, e através do menu de Processos realizar a cópia entre coligadas. Ao realizar a replicação dos registros, é possível parametrizar a coligada central de compras e informar quais serão as coligadas e filiais participantes. Após realizar parametrização, qualquer alteração, exclusão ou edição dos cadastros de Transportadora, Condição de Pagamento e Funcionário em qualquer coligada que faz parte da Central de Compras irá replicar em todas as outras coligadas que também fazem parte da Central de Compras.   

Assistente de inclusão da cotação: Ao clicar no botão "Incluir" dentro da visão de cotação, é aberta então a interface de inclusão da cotação. Devem ser preenchidos os campos Data da Cotação, Limite de resposta, Moeda, Funcionário responsável, coligada(s), filial(s) e tipo de movimento(s) que farão parte da cotação. Como estamos trabalhando com uma central de compras, serão apresentadas as filiais e coligadas parametrizadas para fazerem parte desta central de compras. Ao avançar etapa temos que filtrar e selecionar os itens que serão cotados. Através do filtro é possível buscar todos os itens pendentes das filiais selecionadas na etapa anterior para fazerem parte da cotação. Após a seleção dos produtos, selecionamos os fornecedores que irão participar do processo de cotação. Com os fornecedores selecionados, avançamos para a última etapa do processo de inclusão da cotação onde preenchemos a Condição de pagamento, Transportadora, Data Limite para Entrega da Mercadoria, se na cotação será considerado crédito de IPI e ICMS no cálculo da melhor oferta e Tipo de julgamento da melhor oferta (este parametrizado ou não). Após preenchimento dos dados, é apresentada uma última tela para finalização do assistente de inclusão da cotação. Nesta tela são apresentados os principais dados que foram preenchidos como a data de emissão, a data de limite de resposta, o comprador responsável, os tipos de movimentos de solicitação, filiais e coligadas que serão utilizados na cotação.

Veja abaixo um exemplo de uma empresa que trabalha com uma central de compras:

Em todas as coligadas, será possível fazer o processo de cotação local conforme era antes. As coligadas X e Z são centrais de compras, e nelas é possível realizar a cotação das coligadas que estão participando de sua Central de Compras. (Conforme indicação das setas) Veja que a filial 3 na coligada X faz parte da Central de Compras da coligada Z.
A coligada Y apenas participa da central de compras, então ela pode apenas ceder suas filiais para que elas façam parte de uma coligada central de compras. Veja que a filial 2 não participa de nenhuma central de compras. Logo ela realiza apenas cotações locais para a coligada Y. A coligada K não participa da central de compras, e suas filiais não podem ser parametrizadas em uma central de compras.

Veja agora um exemplo de movimentação através da central de compras

A coligada X que é uma central de compras irá realizar uma cotação de um produto A buscando uma solicitação da Filial 1 e 2 (coligada X), e uma solicitação da filial 1 (coligada Y).
Na solicitação de compras da coligada X, usaremos o tipo de movimento 1.1.01 que gera por deafult o tipo de movimento 1.1.03 para a filial 3.
Na solicitação de compras da coligada Y, usaremos o tipo de movimento 1.1.33 que gera por deafult o tipo de movimento 1.1.34 para a filial 1.

Como funciona o processo