Child pages
  • Caminho de Relacionamento Entre Diferentes Tabelas
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Nas versões inferiores a 12.1.5, o caminho de relacionamento trabalhava de maneira menos dinâmica e menos intuitiva, através de um carregamento de dados preso à ordem de inserção dos controles na estrutura do relatório.

Com a Reestruturação do Reports, a partir da versão 12.1.5, o caminho de relacionamento entre diferentes tabelas, passou a trabalhar de maneira mais dinâmica e mais configurável, já que o usuário pode escolher uma combinação de tabelas e como relacioná-las umas com as outras.

Diferentemente das versões anteriores à 12.1.5, o novo Reports possui uma nova estrutura interna, onde uma consulta sql é gerada a partir das tabelas adicionadas ao relatório, bem como o relacionamento entre elas, por isso, o caminho de relacionamento é tão importante, já que impacta diretamente no resultado do relatório gerado.

Exemplo Prático

Construção de um boleto usando o "Caminho de Relacionamento entre Diferentes tabelas"
 


Imagem 1 - Construção do boleto
 

Um relatório pode conter diversas fontes de dados, entre elas, tabelas do banco de dados e consultas sql.


Imagem 2 - Fontes de dados do relatório


Um relatório pode ter também uma tabela mestra (Ligada ao detalhe mais externo), cujo caminho de relacionamento com outras tabelas se inicia.
 
 
Imagem 3 - Tabela Mestra (Ligada ao detalhe mais externo)
 

Ao utilizar um componente [TIPO: TEXTO], vinculado à um campo de uma tabela de dados [CONTA.NUMAGENCIA], o sistema cria automaticamente vários caminhos de relacionamento entre a tabela mestra, a tabela vinculada ao componente adicionado e também com outras tabelas anteriormente adicionadas à estrutura do relatório.


Imagem 4 - Campo de texto NUMAGENCIA1 adicionado à estrutura do relatório. Nesse momento é criado vários caminhos de relacionamento entre as tabelas adicionadas à estrutura do relatório.

 

O usuário poderá escolher entre os diversos caminhos de relacionamento entre as tabelas. Essa configuração deve ser feita corretamente para que o relatório seja íntegro em sua geração.


Imagem 5 - Caminho de Relacionamento entre as tabelas adicionadas na estrutura do relatório.
 

Para maiores informações:

Consulte o WikiHelp TOTVS

 

COMUNIDADE  @FRAMEWORK

 

Canais de Atendimento:

Chamado: Através do Portal Totvs www.suporte.totvs.com.br

Telefônico: 4003-0015 Escolhendo as opções 2 – (Software), 2 – (Suporte Técnico), 3 – (RM), 9 – (Demais Áreas), 4 – (BI) e 3 –  (Gerador de Relatórios e Planilha).