Páginas filhas
  • DT_Desfragmentador_de_Estoque

DESFRAGMENTADOR DE ESTOQUE

Características do Requisito

Linha de Produto:

Logix

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

WMS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

WMS6468

Desfragmentador de Estoque

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

WMS6180

Armazenagem/Transferência de Endereço

WMSR24Busca do Melhor Endereço
Requisito (ISSUE):PCREQ-1290/LOGWMS01-410

Bancos de Dados:

Oracle / SQL Server / Informix

Sistemas Operacionais:

Windows / Linux


Descrição

O desfragmentador de estoque foi desenvolvido para efetuar, de forma automatizada, a identificação de endereços com ocupação incompleta e gerar processos de movimentação e/ou transferência com fusão de estoque, para preencher estes endereços com mercadorias compatíveis e provenientes de outros endereços ocupados parcialmente. 


Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) onde esta funcionalidade foi liberada. 


Procedimento para Configuração

CONFIGURAÇÃO DE MENUS 

Sistema

315 (WMS)

Nível 1

5 (Movimentação armazém)

Nível 2

17

Nível 3

-

Sequência

1

Processo

wms6468
Tipo Processo2
TransaçãoWMS6468
DescriçãoDesfragmentador de estoque


Procedimento para Utilização

       1.            Acesse o WMS6468.

       2.            Ao clicar em Informar, os campos da tela deverão ser habilitados para edição, bem como, as opções Confirmar e Cancelar.

       2.1          Informe os filtros e clique em Confirmar.

       3.           Clique em Processar.

      3.1          Informações sobre o processamento da análise:

    • No Processar será efetuada a avaliação do estoque com base nos parâmetros informados.
    • No primeiro passo é realizada a leitura do estoque fragmentado, ou seja, que estejam em paletes incompletos ou endereços utilizados parcialmente, que não possuam reservas definitivas.
    • No segundo passo é efetuada a busca de paletes com as mesmas características que estejam em outro endereço.
    • Para cada endereço são realizadas as validações de compatibilidade e capacidade.
    • Além disso, em toda a análise devem ser considerados os filtros de tela.

       4.            Ao final do processo será apresentado o percentual (% ) de endereços ganhos com o processo, sendo exibido em tela o detalhes dos processos a serem realizados.

       5.            Em seguida é possível efetuar as movimentações necessárias. Para isso, selecione a linha para a qual será realizada a movimentação e clique em Gerar.

       5.1          Antes de efetuar a geração das movimentações são refeitas as consistências iniciais da análise, pois pode ocorrer alguma movimentação e, no momento da transferência, o estoque já não está igual ao da análise inicial.

       5.2          Para os processos de transferência será gerada uma Ordem de Serviço para todos os processos.

       5.3          Quando gerar transferência com fusão de estoque, as identificações permanecerão bloqueadas, para que não sejam utilizadas em outro processo.

       6.            Após o término do processamento deverá ser gerado um relatório com os processos gerados e os processos que geraram inconsistências. 

       7.            Os processos seguintes são rotinas padrões do WMS, que não foram alteradas.

       8.             Se for gerado algum movimento de transferência com fusão pelo desfragmentador, ao realizar o processo pelo WMS6180 (Armazenagem/Transferência de Endereço) será chamada a rotina automaticamente para realizar a fusão.

Regras gerais:

  1. Endereços/estoques origem.
    1. Desconsidera identificações com reserva, mesmo se for parcial.
    2. Desconsidera identificações com processo de movimentação pendente.
    3. Desconsidera identificações relacionadas à faltas de inventário (iniciando com '8').
    4. Desconsidera identificações que estejam relacionadas a processo de recebimento em andamento.
    5. Caso não sejam filtradas funcionalidades de endereço de origem, somente considerará as funcionalidades Doca, Drop-point, Produção, Armazém, Stage, Conferência e PDV.
    6. Considera somente identificações de estoque incompletas (saldo menor que um palete, conforme cadastro do SKU).
    7. Não faz desfragmentação de estoques que estejam no mesmo endereço (fusão de paletes/identificações no mesmo endereço).
    8. Caso não seja informada ordenação para os dados de origem será considerado como padrão a quantidade de saldo da identificação, da menor para a maior. Além disso será ordenado também pela quantidade de paletes padrão do endereço, quantidade de paletes calculados na identificação e quantidade de paletes físicos existentes no endereço.
    9. A partir do momento que um endereço foi selecionado para receber estoque de outro endereço, este endereço sugerido não será analisado para retirada de saldo do mesmo item.

  2. Endereços/estoques destino.
    1. Somente transfere para outro endereço se no endereço de destino já tiver algum estoque do produto e SKU analisado, analisando também os dimensionais, tipo de estoque, restrição, indicador de saída identificada, etiqueta agrupadora e tipo de embalagem.

    2. Somente considera como possível endereço de destino onde exista identificação de estoque incompleta (saldo menor que um palete, conforme cadastro do SKU).

    3. Considera os endereços que estejam com a maior ocupação (para terminar de ocupá-los primeiro), que seja menor que a quantidade de paletes padrão.

    4. A partir do momento que um endereço foi selecionado como origem de alguma movimentação, este endereço não será analisado como possível destino para o mesmo item.

    5. Validações referentes aos tipos de estrutura Drive-in (11) e Drive-Thru (12), como análise de produtos e/ou dimensionais diferentes no mesmo endereço, seguindo a parametrização existente no sistema.

    6. Se o parâmetro para informar a nota fiscal de recebimento na expedição estiver ativo ou as identificações de estoque envolvidas na análise forem com saída identificada somente irá sugerir "fusão com transferência" se pertencerem à mesma nota fiscal. Se forem de notas fiscais diferentes será sugerida como transferência simples, mantendo as duas IDs separadamente.

    7. Primeiramente tentar unir as identificações de origem e destino no mesmo palete. Se o lastro do item não for ultrapassado e o palete suportar o peso total dos produtos, será sugerida "fusão com transferência". Caso contrário será sugerido como uma transferência simples.

    8. Também são analisados também os parâmetros "Permite fusão identificação perfeita" e "Permite fusão identificação não perfeita" para determinar se a movimentação poderá ser "fusão com transferência" ou simplesmente uma transferência.

    9. Se a identificação de destino tiver alguma reserva de estoque ou processo de movimentação pendente será sugerida uma transferência, não será permitida fusão.

    10. Efetua validações gerais sobre a capacidade do endereço, caso o mesmo não possa receber a identificação de origem (seja com ou sem fusão de estoque), a identificação de destino será descartada.