Árvore de páginas

Relatório de Contratantes Inadimplentes

Produto:

TOTVS - Gestão de Planos de Saúde

Ocorrência:

Relatório de Contratantes Inadimplentes

Passo a passo:

Relatório de Contratantes Inadimplentes (MC0210W)

Este relatório tem por objetivo listar contratantes que tenham títulos em atraso e títulos cujos pagamentos foram efetuados após a data de vencimento. O programa listará o número de dias em atraso para cada contratante. Também gerará carta de notificação de atraso caso seja parametrizado para tal. As regras para contagem de dias de atraso serão consideradas conforme parametrizado no PR0110T. A seguir, segue a descrição da parametrização do relatório de contratantes inadimplentes. 


Parâmetros
Situação Contratante
Indicador da situação do contratante, sendo: “1 – Inadimplente”, “2 – Em atraso”, “3 – Ambos”.
1 – Inadimplente: Lista apenas contratantes que estejam inadimplentes, ou seja, que o sistema considera como inadimplente conforme o número de dias identificado na forma de pagamento do tipo de plano (PR0110T).
2 – Em Atraso: Lista apenas contratantes que estejam com títulos em atraso, mas não ultrapassaram o limite de dias estipulando para inadimplência no PR0110T.
3 – Ambos: Lista todos os contratantes que possuem títulos em atraso, inadimplentes ou não.

Data Base para Cálculo
Data base para calcular os dias em atraso.

Situação Termo
Verifica no relatório de inadimplência se considera os termos: 1 - Ativos, 2 - Cancelados, 3 - Ambos.

Notificações
Considerações:

O contratante somente saíra como inadimplente no relatório se atingir o numero de dias parametrizado no cadastro da inadimplência do programa PR0110T, para isto deve ser Informado o número mínimo de dias. Somente será informado se o campo Trata Inadimplência for “Sim”.

As notificações para cada contratante somente são emitidas após número de dias de atraso pré-definidos no Controle de Notificação de Inadimplência "PR0310C" dentro do programa PR0110T.

Na Manutenção do termo de adesão (MC0110B): Com a implementação do controle de emissão das notificações, as mesmas passam a ser emitidas apenas uma vez para cada notificação parametrizada na estrutura. Com isso, existe a possibilidade de uma notificação ser extraviada, ou simplesmente necessitar ser emitida novamente. Para possibilitar este novo envio, foi implementada na manutenção do termo de adesão, a opção de alterar o registro de notificações já impressas. Desta forma, as notificações ficam marcadas como se não tivessem sido emitidas, e assim serão novamente emitidas pela próxima geração do relatório de contratantes inadimplentes (MC0210W). No (MC0110B), na opção F3-Modifica do (Notificações Enviadas e Não Enviadas - RTNOTINA), é apresentada a mensagem solicitando confirmação para alterar o registro de emissão da notificação de inadimplência para que a mesma seja emitida novamente.

Campos:

Emitir Notificação
Se marcado imprimirá uma notificação de atraso. Caso marcado aparecerá uma caixa de diálogo pedindo os dados do arquivo de cartas, a ser enviado aos inadimplentes.

Considerar Parâmetros
Ao selecionar para emitir notificação, caso exista parametrização de notificações de inadimplência (PR0110T), é solicitado o campo Considerar parâmetros.
Se este parâmetro não for marcado, então mesmo que exista parametrização para a emissão de notificações de inadimplência, gerará a carta de notificação e não gravará no termo de adesão a carta gerada.
Se este parâmetro for marcado, então somente serão emitidas notificações de atraso a contratantes que estiverem com número de dias de atraso igual ao número de dias de atraso de alguma das notificações parametrizadas, e se esta notificação ainda não tenha sido emitida. Caso o campo Emitir Anteriores for ligado, então será solicitada a data mínima para cálculo. Esta data deve ser informada quando o usuário desejar emitir notificações que excederam o dia parametrizado para sua emissão e o relatório não foi executado na data correta. Por exemplo: Caso o sistema esteja parametrizado para emitir a notificação de inadimplência com 10 dias de atraso, a data atual seja 06/08/2004 e um determinado contratante estava com 10 dias de atraso em 03/08/2004, então o relatório somente gerará esta notificação caso seja marcado para emitir anteriores e for informada a data 03/08/2004 na data mínima para cálculo.
Serão solicitados os parâmetros de geração do relatório de acompanhamento com os possíveis avisos que possam ocorrer durante a geração das notificações de inadimplência. Exemplo: Contratante atrasado há 280 dias e parametrizado para notificar com até 30 dias. 

Agrupar por Contratante
Só ficará ativo caso tenha sido marcado o campo "Emitir Notificação". Se marcado este campo, faz com que a impressão fique agrupada por contratante. Se este parâmetro for marcado e um determinado contratante possuir mais de um termo de adesão a ter notificação gerada, então será impressa apenas uma notificação de inadimplência para este contratante e seus termos de adesão serão listados em página anexa, ao invés de uma notificação completa para cada termo de adesão.

Emitir Anteriores
Só ficará ativo caso tenha sido marcado o campo "Considerar Parâmetros". A marcação deste campo faz com que a impressão emita as notificações anteriores.

Data Mínima para Cálculo
Só ficará ativo caso tenha sido marcado o campo "Emitir Anteriores". Data mínima para o cálculo das inadimplências para a impressão das notificações.

Emitir Etiqueta
Se marcado, irá imprimir as etiquetas dos contratantes inadimplentes.

Tipo Impressão
Escolha do tipo de impressão da etiqueta: normal ou condensada. Após, aparecerá uma caixa de diálogo pedindo os dados do arquivo de etiquetas a ser enviado aos inadimplentes.


Classificação

Indica a ordem como os contratantes serão listados no relatório: Pode ser:
1 – Código Contratante
2 – Nome contratante
3 – Dias em Atraso: Se for selecionada esta opção, você deverá escolher a ordem: “1 – Crescente” ou “2 – Decrescente”.

Seleção

Empresa: Código da empresa previamente cadastrado no EMS.
Estabelecimento: Código do estabelecimento previamente cadastrado no EMS.
Modalidade: Identificação do grupo de comercialização.
Plano: Identificação dos grupos ou categorias associadas à modalidade de comercialização, definidas como regra de negócio para venda do produto. Um mesmo código de plano pode estar associado a várias modalidades, tendo a possibilidade de efetuar parametrizações distintas em cada uma delas.
Tipo de Plano: Identificação dos grupos, categorias ou acomodações associadas à modalidade de comercialização e ao plano, definidas como regra de negócio para a venda do produto. Um mesmo código de tipo de plano pode estar associado a várias modalidades e planos, tendo a possibilidade de efetuar parametrizações distintas em cada uma delas.
Forma de Pagamento: Identificação do modo de comercialização variando entre Pré-Pagamento, Custo Operacional ou Mista, entre outras definidas conforme regra de negócio para venda do produto.
Termo de Adesão: Número seqüencial dentro da modalidade gerada pelo sistema.
Contratante: É o código do cliente do sistema EMS atribuído ao contratante quando o mesmo está compartilhado, consta em ambos os cadastros.
Contr.Orig: É o código do cliente origem do sistema EMS atribuído ao contratante quando o mesmo está compartilhado, consta em ambos os cadastros.
Dias em Atraso: Faixa pela qual serão listados os contratantes cujos dias em atraso se enquadram.