Árvore de páginas

Documento de Identificação dos Beneficiários

Produto:

TOTVS - Gestão de Planos de Saúde 

Ocorrência:

Como emitir o Documento de Identificação do Beneficiário? 

Passo a passo:

1. Descrição
Tem por objetivo imprimir carteiras/cartões dos beneficiários, sendo possível realizar a Emissão, Reemissão, Renovação e Geração de Nova Via. Este processo gera o arquivo texto para confecção dos cartões magnéticos bem como a impressão das carteiras pré-impressas. Os referidos layout’s são totalmente parametrizados e podem ser customizados pelo cliente. 

2.Parametrização
2.1 Parametrização dos Layout's
Devem ser cadastrados no programa Manutenção Parâmetros Venda Planos/Manutenção Cadastros os seguintes layout’s:

  • Layout cart.normal: Nome do layout utilizado para geração do documento de identificação carteira do beneficiário.
  • Layout cat. Nacional: Nome do layout utilizado para geração do documento de identificação carteira do beneficiário para plano Nacional.
  • Layout cartao magnetico: Nome do layout utilizado para geração do documento de identificação carteira do beneficiário.
  • Montagem doc.ident.: Nome do layout utilizado para montagem do número do documento de identificação do beneficiário.

2.2.Indicadores Cálculo Validade
No cadastro Manutenção Tipos Planos Saúde são parametrizadas as validades para carteira e cartão, informando a quantidade e a unidade (ano, mês, dia). Esta parametrização pode ser especializada por proposta em Manutenções Contratos e Atualização Valores Proposta, sendo que a parametrização por proposta sobrepõe a do tipo de plano. A data de validade dos documentos de identificação fica gravada no termo de adesão, sendo que todos os documentos de identificação do termo de adesão irão assumir esta data. As únicas exceções onde poderão existir documentos de identificação com data de validade diferente do termo de adesão são para:

  • Beneficiários com data de exclusão inferior a data de validade: Neste caso a data de validade irá assumir a data de exclusão do beneficiário.
  • Beneficiários fora de grau e faixa: Neste caso existe no contrato o parâmetro Valid. Doc.ident.benef. fora grau/faixa em Atualização Valores Proposta para definir como será calculada a data de validade da carteira/cartão. Se parametrizado:             
    1 –Termo de Adesão irá gerar a validade do documento para a data calculada pelo sistema, e se parametrizado             
    2 – Grau/Faixa Etária a validade do documento assumirá o último dia do mês do aniversário (pois dentro do mês de aniversário o beneficiário ainda não estará fora de grau e faixa).

Por fim, o Indicador Validade Cartão/Carteira em Manutenção Parâmetros Venda Planos/Manutenção Cadastros altera a data de validade calculada utilizando as parametrizações anteriores.

Quando parametrizado com:

  • 01 – Data de Validade irá manter a data de validade calculada pelo sistema.
  • 02 – Último Dia Mês de Validade irá sempre gerar a data de validade da carteira/cartão para final do mês que foi calculada a data.

2.3.Demais Parametrizações
Nos programas Manutenções Contratos e Atualização Valores Proposta é informado o tipo de Identificação: Cartão ou Carteira.
No programa Manutenção Parâmetros Venda Planos/Manutenção Cadastros existe o parâmetro Imprime cart. MO para indicar se imprime documento de identificação do beneficiário para contratos de medicina ocupacional. Também no programa Manutenção Parâmetros Venda Planos/Manutenção Cadastros existe o parâmetro Reutiliza.cod.ident.benef para indicar se o código de identificação do beneficiário deve ser reutilizado para a renovação ou geração de nova via.

Na utilização das rotinas de montagem do código de identificação lamc007b.p ou lamc007d.p o indicador perde a funcionalidade, devido que nesta montagem o número da via não pertence ao código do documento.
Na utilização da rotina de montagem do código de identificação rtmon03.p não temos a via no código, porém na sua montagem existe um número seqüencial, caso o indicador estiver NÃO, será acrescido de um (01) na renovação ou na nova via do documento de identificação e também na geração do primeiro código do documento de identificação. Caso o indicador estiver SIM será gerado o primeiro código para o documento e este permanecerá inalterado.
Esta reutilização segue as seguintes regras:

  • Caso ocorra a troca de rotina para montagem do código após a implantação do sistema e o indicador estiver SIM, então o sistema reutilizará o último código gerado para o beneficiário somente para os casos de renovação ou nova via, para os beneficiários novos será utilizada a regra da nova rotina.
  • Caso o indicador estiver NÃO então o sistema a cada renovação ou nova via criará um novo código.
  • Caso esteja sendo utilizada a rotina de montagem do código de identificação lamc007a.p ou lamc007c.p, e, não for alterada para outra rotina após a implantação, e o indicador estiver com SIM então o sistema reutilizará o último código gerado para o beneficiário somente para os casos de renovação ou nova via.
  • Caso o indicador estiver NÃO então o sistema a cada renovação ou nova via criará um novo código.

2.4.Parametrização das mensagens da carteira/cartão
No cadastro Manutenção Classes Documentos Identificação são definidas as classes de mensagens para impressão nas carteiras/cartões.

Na parametrização da Forma de Pagamento Tipos Planos é definida a classe de mensagem padrão para atribuir na criação do Termo de Adesão desta estrutura.

A classe de mensagens do Termo de Adesão pode ser alterada em Manutenção Termo Adesão.

Para os casos que existir mensagem fixa, esta mensagem fixa pode ser cadastrada por classe de mensagem em Manutenção Mensagens Documentos Identificação.

Além das parametrizações anteriores, dentro de cada classe de mensagem temos a parametrização por forma de pagamento e módulo em Manutenção Associativa Mensagens Documentos Identificação X Módulos, podendo criar parametrizações a nível de Beneficiário, Contrato ou Produto.

Exemplo de uma parametrização por Produto:

Na primeira tela foi informada a mensagem 001 para impressão das mensagens fixas.
Na segunda tela Dados Adicionais, temos os seguintes parâmetros:

  • Indica Sexo: Indicar para qual sexo deve ser impressa esta mensagem (Masculino, Feminino ou Ambos).
  • Início impres.: Data de início de validade desta mensagem. Quando não informada uma data neste campo, a mensagem sempre será impressa.
  • Impr.mensagem fixa: Indicar se será impressa somente a mensagem fixa. Quando informado Sim, os outros campos desta tela de parametrização não serão habilitados.
  • Imprime Data: Indicar se imprime data de fim de carência do módulo.
  • Calcula Data: Indicar como irá montar a data de validade para imprimir na carteira:
             oSist: O sistema calcula a data de vencimento da carência do módulo;
             oInfo: O usuário informa a data de validade a imprimir.
  • Validade: Neste campo é informada a data de validade fixa a imprimir, quando foi indicado no campo Calcula Data que a mesma é Informada.
  • DD valid.:Neste campo é informada o número de dias de validade, quando foi parametrizada para ser Informada a data validade no campo Calculda Data. A informação deste campo somente será utilizada quando no campo Validade não foi informada uma data: será então considerada a data de inclusão no plano do beneficiário somando-se o número de dias informado neste campo.
  • Após Vencto. Carência: Indicar se a data de fim de carência deve ser impressa quando o módulo não está mais em carência.
  • Impr.Complemento Somente Após Vencto.Carência: Indicar se a mensagem do parâmetro Complemento somente deve ser impressa após o vencimento da carência.
  • Complemento: Informar um complemento a imprimir na mensagem do módulo.

3.Processos
No programa Manutenção Emissão Documentos Identificação Beneficiário podem ser realizados os processos descritos a seguir.

3.1.Emissão/Reemissão
Ao liberar um beneficiário para utilização do plano (situação 5) é criado o registro da carteira/cartão do beneficiário. Esta carteira/cartão deverá ser emitida e entregue ao beneficiário, pois será solicitada sempre que o beneficiário usufruir do seu plano de saúde. Para realizar a emissão/reemissão devem ser seguidos os seguintes passos:

Deve ser selecionado o Tipo de Impressão com Emissão/Reemissão. No Tipo de Layout deve ser informado se serão emitidos documentos do tipo Carteira ou Cartão. Se neste parâmetro for informado Carteira, mas no contrato do beneficiário está parametrizado que utiliza Cartão, não serão emitidos os cartões.
O indicador Plano Nacional será utilizado para informar se a unidade da carteira será a unidade do sistema ou a unidade origem do beneficiário. Também é possível imprimir etiquetas para os contratantes do contratos que forma emitidas carteiras/cartões. Entrando no botão Altera Parâmetros temos a seguinte tela:

Nesta tela é possível parametrizar:

  • Imprime arquivo gerado: Esta funcionalidade serve para utilizar o programa para imprimir um arquivo já gerado de carteiras/cartões, isto é, caso uma geração for feita e sua impressão postergada então utiliza-se esta função para a impressão deste arquivo.
  • Contratantes: Permite informar se imprime contratantes Inadimplentes e Não Inadimplentes. Para o caso de ter selecionado Inadimplentes, é solicitado que seja informado também o número máximo de dias de atraso para considerar o contratante na emissão das carteiras/cartões.
  • Proposta: Indicar se propostas de seguro assistencial serão consideradas, e também selecionar propostas pelo Início Validade (Data Parecer e Próximo Mês).
  • Beneficiários: Indicar se deverão ser incluídos os beneficiários do GP ou com exclusão programada ou ainda se todos os suspensos ou irá selecionar os suspensos.
    1. GP: Indicar se deverão ser considerados os beneficiários cujo contratante utiliza o modulo GP para gerenciamento das movimentações.
    2. Exclusão Programada: Indicar se deverão ser considerados os beneficiários que já se encontram excluídos com datas programadas (futuras).
    3. Suspensos: Indicar se deverão ser considerados os beneficiários que já se encontram suspensos, podendo selecionar se serão considerados Todos os beneficiários suspensos, ou se o usuário Seleciona os beneficiários suspensos a considerar. No caso de escolher a opção Seleciona será aberto um browse para selecionar os motivos de suspensão, como por exemplo: desemprego, falecimento, mudança de cidade, inadimplência.
  • Módulos de cobertura programada
    Inclusão: Indicar se deverão ser considerados beneficiários cujos módulos ainda não estão disponíveis no momento, ou seja, com data de inclusão futura.
    Exclusão: Indicar se deverão ser consideradois beneficiários cujos módulos já se encontram excluídos com datas programadas (futuras).
  • Plano Nacional: Caso na tela anterior tenha sido informado que é plano Nacional, será considerado também qual a unidade que deve ser impressa na carteira/cartão: unidade do sistema ou unidade origem do beneficiário.

Após acionar o botão Ok da tela de parâmetros, a seguinte tela é apresentada:

Nesta tela é possível informar se a seleção será por intervalo ou por digitação aleatória de beneficiários. Após selecionar o botão OK da tela anterior, a seguinte tela será mostrada:

Este é o programa que realizará a emissão/reemissão de carteiras/cartões. É possível informar como será a Classificação das carteiras/cartões:

  • Modalidade / Termo de Adesão
  • Código Contratante
  • Nome Contratante
  • Cod. Contratante / Modalidade / Termo
  • Nome Contratante / Modalidade / Termo
  • Portador / Código Contratante Dentro da classificação selecionada anteriormente, também é solicitado mais um nível de classificação:
  • Cod. Responsável
  • Nome Responsável
  • Cod. Funcionário
  • Unidade Destino / Cod. Responsável
  • Unidade Destino / Nome Responsável

Após, pode ser informada a Seleção de dados, que poderá ser por intervalo ou por digitação aleatória de beneficiários, conforme definido anteriormente.
Seleção Aleatória No caso de ter optado pela seleção aleatória, será mostrada a seguinte tela, onde deverão ser informados os beneficiários a considerar:

Seleção por Intervalo No caso de não ter sido escolhida a seleção aleatória, a Seleção apresentará as seguintes telas:

Na tela anterior, se for informado no campo Escolhe Unidade Destino com Sim, então será solicitado que seja informada a unidade destino, e também se imprime as carteiras/cartões que o beneficiário não possui unimed origem. A seguir a tela apresentada:

Após a tela anterior, será apresentada mais uma tela para finalizar a seleçao de dados por intervalo, conforme abaixo:

Na tela anterior, o campo Somente carteiras conforme indicador parametros MC e RB tem a funcionalidade de indicar se somente considera para emissão/reemissão se foi alterado algum campo do cadastro do beneficiários que está parametrizado no RB – Repasse de Baneficiários para considerar. Essa parametrização do RB é realizada em Manutenção Parâmetros Módulos MC e RB, conforme tela abaixo:

Após ter finalizado a Seleção, para realizar a emissão da carteira/cartão deve ser acionado o botão Emissão, conforme abaixo:

Após ter realizado a emissão, se consultarmos a carteira/cartão, a mesma passa a ter data de emissão, data de validade e situação ativa
No caso de ocorrer algum problema na emissão, pode ser executada a reemissão de uma carteira/cartão já emitida. Para realizar a reemissão, devem ser seguidos os mesmos passos da emissão, apenas no final do processo deve ser acionado o botão Reemissão, conforme tela abaixo:

Após ter reemitido a carteira/cartão, ao consultar novamente, veremos que o número de impressões passou de 1 para 2, mas a via da carteira continua a mesma

3.2.Renovação
Os documentos de identificação são criados com uma data de validade, sendo que quando ocorre o vencimento desta validade a operadora deve proceder com a renovação do documento, de forma a gerar uma nova carteira/cartão com nova data de validade. A carteira vencida é automaticamente cancelada ao executar o processo de Renovação.
No exemplo utilizado na Emissão/Reemissão, a validde da carteira ficou em 31/07/2010, que é data de validade gravada no termo de adesão. Vamos utilizar este mesmo exemplo para renovar as carteiras/cartões deste termo.
O processo de renovação será executado em Manutenção Emissão Documentos Identificação Beneficiário, onde nos parâmetros será selecionado o Tipo de Layout = Cartão e escolhida a opção Renovação:

Após, acessamos o botão Altera Parâmetros, e utilizamos a mesma parametrização realizada anteriormente na Emissão/Reemissão. Depois da tela de Parâmetros, é mostrada a tela para a parametrização que será utilizada pelo processo de Renovação.

Na tela de Renovação são disponibilizadas as seguintes parametrizações:

  • Atualizar Indicador de Cobrança da Nova Via para o Beneficiário: Ativando este parâmetro, o sistema irá gravar a informação para a cobrança da nova via de carteira/cartão emitida, cuja cobrança ocorrerá no módulo FP – Faturamento de Planos.
  • Listar Carteira com Parâmetros Impressão Unidade Destino: Indica se deverão ser renovadas as carteiras dos beneficiários que possuem a impressão de sua carteira na unidade destino (repasse).
  • Troca Carteira para Cartão: Permite trocar automaticamente o indicador da proposta de Carteira para Cartão, já emitindo os documentos de identificação como Cartão.
  • Vencimento mês/ano: Selecionar os termos de adesão que serão renovadas as carteiras/cartões com vencimento no mês e ano informados.
  • Cancelamento mês: Informar para qual data a carteira vencida deverá ser cancelada. Se selecionar Corrente a carteira/cartão será cancelada o final do mês e ano corrente; se selecionar Validade a carteira/cartão será cancelada para a mesma data de validade da carteira. Para renovar a carteira/cartão, iremos informar o mês 07 e ano 2010, que corresponde a data de validade gravada no termo de adesão. Iremos parametrizar para cancelar a carteira/cartão vencida no mês de validade.

Após ter informado os parâmetros para renovação, será executado o programa de Renovação.
No programa de renovação a seleção é apresentada com menos opções que a Emissão/Reemissão, sendo que devido ao conceito de renovação ser por termo de adesão não permite selecionar beneficiários, conforme tela abaixo. Iremos então selecionar o termo que queremos renovar as carteiras/cartões.

Após finalizar a Seleção iremos proceder com a Renovação.

Após a conclusão do processo, o termo de adesão ficou atualizado com a nova data de validade calculada para as carteiras/cartões.
Assim como o termo de adesão, as carteiras vencidas foram canceladas e criada uma nova via de carteira.

3.3 Nova Via
O beneficiário poderá solicitar a operadora uma nova carteira/cartão, sendo que a carteira/cartão ativa deve ser cancelada em Manutenção Documento Identificação Beneficiário e gerada uma nova via. A geração de nova via também poderá ou não ser cobrada do beneficiário no módulo de faturamento, de acordo com o valor parametrizado em Manutenção Cobrança Nova Via Carteira/Cartão. Primeiramente a carteira/cartão deve ser cancelada em Manutenção Documento Identificação Beneficiário, para depois ser emitida a Nova Via.
Dados da carteira ativa:

Dados da carteira após ter sido cancelada:

Com a carteira cancelada, iremos proceder com a geração da Nova Via em Manutenção Emissão Documentos Identificação Beneficiário.

As parametrizações são as mesmas utilizadas na Emissão/Reemissão e Renovação.

Alguns parâmetros da Renovação também estão disponíves na Nova Via:

Ao escolher selecionar beneficiários alteatóriamente será apresentada a mesma tela da Emissão/Reemissão.

Caso não tenha sido escolhida a seleção aleatória, será apresentada a seguinte tela de seleção:

Após ter concluído a seleção, deve ser acionado o botão Nova Via para executar o processo de geração de Nova Via de carteira/cartão.