Árvore de páginas

Visão Geral

Empresas que possuem a necessidade de realizar a demonstração de resultados em períodos com datas diferente dos períodos fiscais podem utilizar o Fechamento Gerencial.

O Fechamento Gerencial ocorrerá de forma paralela, e independente, ao Fechamento Fiscal/Oficial.

Todos os meses ocorrerão dois fechamentos, sendo um o que já existe atualmente em que os períodos iniciam no primeiro dia do mês e terminam no último dia (Fechamento Oficial) que serve para, entre outras demandas, atender a legislação brasileira. E outro (novo) chamado de Fechamento Gerencial que atenderá a necessidade de demonstração de resultados nos períodos do calendário gerencial. 

Os lançamentos contábeis do Estoque (e também dos outros módulos que integram com a Contabilidade) ocorrerão em um cenário contábil Gerencial, que será informado nos parâmetros do estoque. Para isso, deve ser previamente cadastrado um cenário no módulo de contabilidade e vinculado ao cenário gerencial, os exercícios contábeis com as datas do calendário gerencial.

As rotinas de fechamento (cálculo do preço médio, desatualização preço médio, sumário contábil, contabilização, encerramento e reabertura) e os principais programas de relatórios e consultas utilizados durante o processo de fechamento, possuem tratamento para o fechamento gerencial.

O registro de inventário no estoque (OF0791) permite conciliar os saldos contábeis gerenciais com os saldos dos itens/grupos de estoque gerenciais. Os valores são apresentados para estoque próprio, produtos em processo e saldos de/em terceiros.

No fechamento gerencial serão considerados os movimentos de estoque com data de transação dentro do período gerencial. Portanto, alguns movimentos de estoque poderão ser considerados em um tipo de fechamento e não considerados no outro.

Exemplo: 

Período gerencial = 01/jan até 04/fev. Período fiscal: 01/jan até 31/jan.

Os preços médios serão diferentes, conforme ilustrado abaixo:

No exemplo acima, a NFE do dia 02/fev não foi considerado no cálculo do médio fiscal, mas foi considerado no gerencial, pois a data do gerencial finaliza em 04/fev. 

Importante:

No exemplo acima, após calcular o preço médio gerencial, o sistema ficará bloqueado para novas movimentações em ambos cenários nos dias 01,02,03 e 04/fev, pois tais movimentos impactam no preço médio gerencial.

Ao iniciar o cálculo do médio gerencial será feita uma pergunta se trata-se do cálculo Oficial ou Prévio. Caso seja o cálculo Oficial, não será mais permitido movimentar o sistema a partir do primeiro dia do período que está sendo calculado. Se for Prévio, será calculado o médio sem travar o sistema nem validar notas fiscais pendentes de atualização. Os movimentos considerados para cálculo serão os movimentos que estiverem no sistema até o início do cálculo. 

O Médio prévio serve apenas para dar uma ideia de valores antes do fechamento Gerencial/Oficial e da valorização dos movimentos. Após o médio prévio, será possível sumarizar e contabilizar, mas não será possível encerrar o período sem que seja feito o cálculo do médio Gerencial/Oficial.

Os movimentos de acerto (ACT's), caso sejam necessários, são gerados especificamente para cada tipo de fechamento.

O módulo de Custos (MCS) foi adaptado para permitir informar custos gerenciais, bem como as horas reportadas por centro de custo (CS0101) por período gerencial. Além desse programa, vários outros como Horas apropriadas por centro de custo (CE0416) e outras consultas e relatórios do módulo de Custos passaram a tratar as informações conforme período Gerencial ou Fiscal.

Importante:

Não é possível utilizar Fechamento Gerencial com médio diário, pois esse conceito aplica-se apenas ao médio mensal.

  • Sem rótulos