Child pages
  • DI TOTVS HCM x Fluig LMS
Skip to end of metadata
Go to start of metadata

INTEGRAÇÃO TOTVS HCM X Fluig LMS

Contexto de negócio (Introdução)

O Módulo de Administração de Treinamento permite a realização de matrículas no LMS (Fluig) através de uma seleção de funcionários por empresa, estabelecimento, centro de custo, unidade de lotação e cargos, para que estes possam realizar treinamentos que foram elencadas como necessidade de treinamento. Ainda permite consultar necessidades de treinamento concluídas e fichas de inventário geradas a partir do treinamento realizado pelo LMS.

 

Sistemas Envolvidos

Descrição dos sistemas envolvidos no contexto de negócio (e que serão envolvidos na integração).

  • TOTVS HCM - O Módulo de Administração de Treinamento do TOTVS HCM linha Datasul permite registrar os cursos, palestras, workshops, dos quais cada funcionário participou, administrar turmas de treinamento, levantar necessidades de treinamento, administrar bolsas de estudo e, emitir e acompanha avaliações.
  • Fluig LMS - O produto possui Turmas, Disciplinas, Treinamentos e Trilhas que são cursados por usuários matriculados.

Integração

Com o uso do EAI da TOTVS, será realizada a integração entre as informações comuns do TOTVS HCM e TOTVS Fluig LMS, possibilitando que as empresas que utilizam o módulo de administração de treinamento do HCM possam realizar matrículas de funcionários através do HCM, da mesma forma que os funcionários poderão realizar o treinamento através do FLUIG LMS e este atualiza a situação do treinamento no HCM de forma automática e transparente para as empresas.

Com o objetivo de padronizar as integrações com os produtos TOTVS, foi definida uma nova diretriz para os projetos de integração: A de que todos os produtos TOTVS devem trabalhar com uma mensagem XML única, evitando desta forma o processo de transformação de mensagens. 

 Além de questões referentes ao formato das mensagens, a mensagem única também torna uniforme o tratamento destas mensagens XML pelos aplicativos, principalmente no que diz respeito à capacidade de rastreamento.

Todos os processos devem respeitar o fluxo normal de troca de mensagens no padrão de Mensagem Única TOTVS. O fluxo de mensagens poderá ocorrer nos seguintes sentidos:

    • HCM a LMS: Os dados serão trafegados pelo fluxo normal, onde o mesmo irá consumir o WebService do EAI do LMS para envio da(s) mensagem(s). Após a resposta do LMS o HCM atualizará o registro, com o status de processamento e demais dados, no Monitor da Fila de Mensagem Única do LMS.
    • LMS a HCM: O LMS irá consumir o WebService da linha HCM para recebimento de mensagens únicas. O mesmo também será responsável por encaminhar as mensagens para o EAI HCM, que processará a mesma (englobando todas as especificidades requeridas) e encaminhará o retorno de acordo com o tipo de comunicação definida (síncrona ou assíncrona).

Assim como definido no protocolo de comunicação de mensagens únicas, a comunicação pode ser efetuada de duas formas:

    • Síncrona: O sistema de origem gera uma mensagem de integração na sua fila e envia ao WebService de destino. O processo na origem aguarda o processamento da mensagem no destino e ao receber o retorno atualiza o status do processamento na fila de integração.

Mensagens síncronas não podem ser processadas/reprocessadas no monitor da fila de integração.

    • Assíncrona: O sistema de origem gera uma mensagem de integração na sua fila, envia ao WebService de destino e aguarda somente a confirmação de recebimento da mensagem. O processo na origem não fica parado aguardando o processamento da mensagem no destino.

Ao término do processamento da mensagem por parte do sistema de destino o mesmo envia outra mensagem de retorno ao sistema de origem com o status do processamento. As mensagens assíncronas podem ser processadas (status pendente) ou reprocessadas (status erro) manualmente através do monitor da fila de integração.

 

 

Escopo

 

EntidadePontos de IntegraçãoDireção
Usuário

FP9160 - Criar Usuários

Bas_usuar_Mestre - Usuários Produto, pasta Complemento RH

HCM para LMS
CursoCadastro de Treinamento do LMSLMS para HCM
Matrícula

AT0080 - Manutenção Matrículas LMS

AT0480 - Geração Matrículas LMS

HCM para LMS
Requisição de MatrículaAprendizado, requisição de matrículaLMS para HCM
ScoreFinalização de do Treinamento no LMSLMS para HCM

 

Observação:

A integração de turmas, trilhas, disciplinas e pessoas externas não é realizada entre os produtos.

 

Pré-requisitos instalação/implantação/utilização


Versões integração disponível:

  • TOTVS HCM - 12.1.14
  • Fluig LMS - 1.5.12

Ajuste dos usuários do TOTVS HCM (Ambientes sem Identity):

Para que o usuário seja integrado do HCM para o Fluig LMS deverão ser observadas as seguintes condições:

    • No complemento RH, o funcionário deverá estar informado e o campo Usuário LMS deverá estar marcado
    • Somente um usuário por pessoa física poderá ser integrado com LMS
    • O e-mail deverá estar informado no cadastro de usuário
    • Não poderá haver outro usuário com o mesmo e-mail
  1. Para realizar a conferência de usuários sem e-mail ou com e-mail que já existe para outro usuário seguir os seguintes passos:
    1. Emitir o relatório Usuário x Funcionário através do programa prghur/spp/lista_usuario_func_email.r. O programa gera um arquivo csv cujo diretório + nome deverão ser informados na tela. Neste relatório será demonstrada a situação dos usuários do HCM. 
    2. Identificar todos os usuários x funcionários que deverão ser integrados com LMS e não possuem e-mail informado. A atualização do e-mail  poderá ser feita através do programa Usuários Produto (bas_usuar_mestre), pasta Geral, no campo E-mail Local. Lembrando que não poderá haver outro usuário com o mesmo e-mail.
    3. Identificar todos os usuários x funcionários que deverão ser integrados e o e-mail já existe para outro usuário. Caso a pessoa física destes usuários sejam a mesma, deverá ser selecionado o usuário que deverá realizar a integração com LMS. Isso poderá ser realizado no processo de carga descrito no item Instalação/Atualização. Caso identifique que existem e-mails iguais para diferentes pessoas físicas, estes e-mails devem ser ajustados no programa bas_usuar_mestre, pasta Geral, campo E-mail Local. 
  2. Para realizar a conferência de funcionários sem usuário, cuja pessoa física não possui e-mail ou possui e-mail já existente em outra pessoa física cujo funcionário irá integrar-se com LMS, seguir os seguintes passos:
    1. Emitir o relatório através do programa prghur/spp/lista_func_sem_usuar_email.r. Este programa gera um arquivo CSV (informado na tela) que conterá uma relação de funcionários que não possuem usuário, com suas respectivas pessoas físicas e situação de e-mail. 
    2. Os e-mails deverão ser ajustados através do programa FP1440 - Manutenção de Pessoa Física, pasta Endereço, campo E-mail Contato. 

Ajuste dos usuários do TOTVS HCM (Ambientes com Identity):

Quando o ambiente possui Identity o usuário não será mais integrado pelo EAI e sim pelo processo do Identity. Porém é necessário que sejam relacionados os funcionários aos usuários, e nestes, deve ser marcado que são Usuários LMS. Isso deverá ser realizado pelo processo de carga que está descrito no Item Instalação/Atualização.

  1. Para realizar a conferência de funcionários sem usuário, cuja pessoa física não possui e-mail ou, possui e-mail duplicado seguir os seguintes passos:
    1. Emitir o relatório através do programa prghur/spp/lista_func_sem_usuar_email.p. Este programa gera um arquivo CSV (informado na tela) que conterá uma relação de funcionários que não possuem usuário, com suas respectivas pessoas físicas e situação de e-mail. 
    2. Os e-mails deverão ser ajustados através do programa FP1440 - Manutenção de Pessoa Física, pasta Endereço, campo E-mail Contato. 


Instalação/Atualização


Configuração do EAI TOTVS Linha Datasul:

Para a configuração do EAI no produto TOTVS Linha Datasul seguir os passos que encontra-se em: http://tdn.totvs.com/x/8odICw.

As transações de que deverão ser habilitados no aplicativo internos são as seguintes:

 

TransaçãoVersãoDireção
User4.004Envio
CatalogEnrollableItem1.000Recebimento
Enrollment3.000Envio
CatalogEnrollmentRequest1.000Recebimento
Score3.000Recebimento

 

As seguintes transações deverão ser demonstradas na configuração de rota de envio e os seguintes contextos devem estar habilitadas:

 

TransaçãoVersãoContexto
User4.004datasulhcm
Enrollment3.000*

 

Não é necessário habilitar 'de-para' para esta integração.

Necessário configurar o RPW para o EAI conforme descrito em http://tdn.totvs.com/x/2YdICw


Configuração do EAI Fluig LMS:

Para a configuração do EAI no produto TOTVS Linha Datasul acessar o tópico Configurando Integrações via EAI.

As transações de que deverão ser habilitadas nos aplicativos internos são as seguintes:

TransaçãoVersãoDireção
User4.004Envio
CatalogEnrollableItem1.000Recebimento
Enrollment3.000Envio
CatalogEnrollmentRequest1.000Recebimento
Score3.000Recebimento

As seguintes transações deverão estar aparecendo na configuração de rota de envio e os seguintes contextos devem estar habilitadas:

TransaçãoVersãoTipo
CatalogEnrollableItem1.000Assíncrono
CatalogEnrollmentRequest1.000Assíncrono
Score3.000Assíncrono


Parametrização RPW EAI:

Para que as mensagens assíncronas originadas do LMS (Curso, Requisição de Matrícula e Score) sejam integradas com HCM é necessário parametrizar um servidor RPW específico para o EAI. Para realizar essa parametrização acessar o link http://tdn.totvs.com/x/2YdICw.

OBS: O agendamento poderá ser feito para ser executado de 1 em 1 minuto, até 5 em 5 minutos por exemplo. 

 

Parametrização do Módulo de Administração de Treinamento:

    • Acessar o programa AT0000 - Parâmetros Administração de Treinamento e seguir os seguintes passos:
    • Marcar o campo Integração com LMS
    • Informar o campo Tipo de Curso LMS, deve ser um tipo de curso que está marcado como EPM no AT0021. Este campo será atualizado no curso (poderá ser consultado no AT0010) quando ocorrer a integração de curso do LMS para o HCM.
    • Informar o campo Nível Hierárquico: este campo será atualizado no curso (poderá ser consultado no AT0010) quando ocorrer a integração de curso do LMS para o HCM.
    • Informar o campo Grau de Instrução: este campo será atualizado no curso (poderá ser consultado no AT0010) quando ocorrer a integração de curso do LMS para o HCM.


Parametrização RPW para matricular funcionário através de Requisição de Matrícula:

Atualmente é possível matricular o usuário em treinamentos pelo HCM ou diretamente pelo Fluig. A matrícula em treinamento pelo HCM é realizada pelo AT0080 ou pelo AT0480 de forma coletiva.

Caso o cliente deseje realizar a matrícula de usuário pelo Fluig poderá realizar através da opção Matrícula Usuários. Este processo irá integrar uma Requisição de Matrícula com o HCM. E o HCM deverá enviar uma Matricula para o LMS de forma para que essa matrícula fique disponível no LMS. Para que esse processo seja de forma automática, necessário  parametrizar o programa AT0480 para executar via RPW com agendamento automático de 1 em 1 minuto, por exemplo. Segue passo a passo para configuração:

  • Caso necessário criar um novo  servidor RPW através do programa btb012aa
  • Realizar o agendamento do programa no cd8600
  • Acessar o programa AT0480
    • Na tela de Parâmetros marcar que deseja matricular usuários
    • Na tela de Parâmetros marcar o campo Matrículas Pendentes
    • Na tela Impressão, selecionar Batch e realizar a parametrização do programa para executar via RPW.

OBS: O agendamento poderá ser feito para ser executado de 1 em 1 minuto, até 5 em 5 minutos por exemplo. 


Carga dos Cursos:

Para verificar como realizar a carga dos cursos para o HCM acessar a documentação em http://tdn.totvs.com/x/2YdICw


Carga dos Usuários (Ambientes que utilizem Identity):


  • Para realizar a carga de usuários que já existem no HCM e são do tipo colaborador é necessário que todas as etapas anteriores estejam concluídas. Acessar o programa FP9160 e executar os seguintes passos:
    • Na pasta Seleção realizar o filtro para buscar todas as informações que forem necessárias
    • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Listar Usuários
    • Ainda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Integrar informações com o LMS
    • Executar o relatório
  • Para realizar a carga de usuários que já existem no HCM e são do tipo de Acesso para Visão Descentralizada ou Estabelecimento: 
    • Na pasta Digitação, informar os funcionários que se enquadram nessa situação
    • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Listar Usuários
    • Ainda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Integrar informações com o LMS
    • Executar o relatório
  • Para realizar a carga de funcionários que ainda não são usuários no HCM:
    • Na pasta Seleção realizar o filtro para buscar todas os funcionários que ainda não foram integrados ou informar os funcionários na pasta Digitação
    • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Criar Usuários
    • Ainda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Integrar informações com o LMS
    • Executar o relatório

Neste momento o sistema irá integrar todos os usuários que possuem complemento RH e estão como colaboradores com o Fluig. Será emitido um relatório com a relação de usuários que foram encontrados e logo após a situação da integração com LMS de cada usuário/funcionário. Caso for identificado que a pessoa física do funcionário possui somente um usuário para o funcionário neste processo de listagem e integração, o campo Usuário LMS é marcado automaticamente e o usuário é integrado. Caso contrário,  e o campo Usuário LMS não estiver marcado não será realizada a integração.

Observação: para os casos em que existe mais de um usuário com a mesma pessoa física, o usuário deverá escolher qual é o usuário que será integrado com o Fluig através do cadastro de Usuário do Produto (bas_usuar_mestre), botão Complemento RH, marcando o campo Usuário LMS.

 

Carga dos Usuários (Ambientes que utilizem Identity):

Quando o ambiente possui Identity, o usuário é atualizado pelo processo do Identity e já é automaticamente disponibilizado no Fluig. Porém é necessário ainda relacionar o funcionário ao usuário e identificar qual será o Usuário no LMS. Abaixo os processos que podem ser realizados para efetuar a atualização destas informações:

  • Para realizar a carga de usuários que já existem no HCM e são do tipo colaborador é necessário que todas as etapas anteriores estejam concluídas. Acessar o programa FP9160 e executar os seguintes passos:
    • Na pasta Seleção realizar o filtro para buscar todas as informações que forem necessárias.
    • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Listar Usuários.
    • Ainda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Marcar Usuário LMS
    • Executar o relatório.
  • Para realizar a carga de usuários que já existem no HCM e são do tipo de Acesso para Visão Descentralizada ou Estabelecimento: 
    • Na pasta Digitação, informar os funcionários que se enquadram nessa situação.
    • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Listar Usuários.
    • Ainda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Marcar Usuário LMS
    • Executar o relatório.
  • Para realizar a carga de funcionários que ainda não são usuários no HCM:
    • Na pasta Seleção realizar o filtro para buscar todas os funcionários que ainda não foram integrados ou Informar os funcionários na pasta digitação
    • Na pasta Parâmetros, no campo Tipo Execução selecionar a opção Criar Usuários.
    • inda na pasta Parâmetros, marcar que deseja Marcar Usuário LMS.
    • Executar o relatório.

 

Controle de Versão

O grupo TOTVS, representado por suas marcas, irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes, acordando junto aos solicitantes o prazo de liberação de release.

Todas as evoluções programadas deverão ser discutidas e aprovadas pelas marcas antes do início do desenvolvimento e somente serão desenvolvidas em caso de concordância das marcas e alinhamento com as diretivas definidas pelo Comitê de Integração TOTVS.

 

Suporte

O suporte aos recursos da Integração será de responsabilidade de todas as linhas, sendo assim as equipes de suporte dos produtos HCM e LMS estarão aptas a fazer a primeira análise e, quando necessário, repassar para a equipe mais adequada em cada caso.

Observação: Este modelo de suporte está sendo revisado pela TOTVS.

 

Transações/Entidades/Mensagens únicas

Descrição da TransaçãoOrigemDestinoXSD
UsuárioHCMLMSUser_4_004
CursoLMSHCMCatalogEnrollableItem_1_000
MatrículaHCMLMSEnrollment_3_000
Requisição de MatrículaLMSHCMCatalogEnrollmentRequest_1_000
SocreLMSHCMScore_3_000

 

 

Fluxo das Informações


Usuário:

  1. Criação de Usuários Colaboradores partindo de funcionários e integração com LMS a partir do FP9160:
    1. FP1440:
      1. Posicionar na pessoa física dos funcionários que serão criados usuários
      2. Atualizar o e-mail da pessoa física
    2. FP9160:
      1. Selecionar os funcinários através da tela de seleção ou pela digitação
      2. Na pasta parâmetros selecionar Criar Usuários
      3. Marcar o campo Integra Usuários com LMS
      4. Confirmar Execução
      5. No relatório serão demonstrados os usuários que foram criados no HCM e um relatórios da integração com LMS
  2. Criação de Usuários e integração com LMS a partir do cadastro Usuário Produto: 
    1. bas_usuar_mestre:
      1. Informar código do usuário e demais informações que serão necessárias para o produto
      2. Informar o nome e email do usuário que serão informações que impactarão no LMS.
      3. Informar empresas e grupos usuário necessário para acesso ao produto Datasul
      4. Pressionar o botão complemento RH
      5. Informar o tipo de acesso do Usuário 
      6. Informar o funcionário relativo ao usuário
      7. Marcar o campo Usuário LMS
      8. Confirmar a inclusão
      9. Será demonstrada uma mensagem de Integração realizada com sucesso.
  3. Integração de Usuário Existente no HCM com LMS:
    1. FP9160:
      1. Selecionar os funcinários através da tela de seleção ou pela digitação
      2. Na pasta parâmetros selecionar Listar Usuários
      3. Marcar o campo Integra Usuários com LMS
      4. Confirmar execução
      5. No relatório serão listados os usuários que estão sendo considerados e um relatórios da integração com LMS e a situação.
    2. bas_usuar_mestre:
      1. Posicionar usuário que deverá ser integrado
      2. Pressionar o botão Complemento RH
      3. Informar qual o tipo de acesso do Usuário
      4. Informar o funcionário caso não exista
      5. Marcar o Campo Usuário LMS
      6. Pressionar o botão OK para confirmar
  4. Alteração do Nome de Usuário para integraçaõ com LMS:
    1. bas_usuar_mestre
      1. Posicionar usuário que deseja ser alterado o nome
      2. Alterar o registro do usuário informando o nome 
      3. Pressionar o botão Complemento RH
      4. Certificar-se de que o campo Usuário LMS está marcado
      5. Pressionar o botão OK 
  5. Desabilitação de Usuários no LMS:
    1. FP9160:
      1. Selecionar os funcionários cujo usuário deverá ser desabilitado pela tela de seleção ou pela digitação
      2. Na pasta Parâmetros selecionar que deseja Desabilitar
      3. Marcar o campo Integra Usuário com LMS
      4. Confirmar execução
      5. Será impresso no relatórios os usuários que foram desabilitados no produto Datasul e um relatório de integração com LMS com a situação.
    2. bas_usuar_mestre:
      1. Posicionar no usuário que deseja desabilitar
      2. Alterar o registro do usuário informando a data de hoje no campo data de fim da validade do usuário.
      3. Confirmar o registro
      4. Pressionar o botão Complemento RH 
      5. Certificar-se de que o campo Usuário LMS está marcado
      6. Confirma a atualização
      7. Será demonstrada uma mensagem que foi atualizado com sucesso

Identificador da Mensagem: User

Versão: 4.004

Módulo HCM: Datasul

Módulo LMS: Fluig

Tipo de Envio: Síncrona

 

Mensagem Padrão

HCM

Tabela

Campo

InternalId

usuar_mestre

cod_usuario

Code

usuar_mestre

cod_usuario

Name

usuar_mestre

nom_usuario

Loginusuar_mestrecod_usuario
Emailusuar_mestrecod_e_mail_local
ActiveInactiveStatususuar_mestre

IF usuar_mestre.dat_fim_valid = ? OR

usuar_mestre.dat_fim_valid > TODAY THEN

TRUE ELSE FALSE

 

Curso:

Identificador da Mensagem: Enrollment

Versão: 3.000

Módulo HCM: Datasul

Módulo LMS: Fluig

Tipo de Envio: Assíncrona

Verificar a documentação em http://tdn.totvs.com/x/2YdICw

 

Matrícula:

  1. Inclusão de Matrícula:
    1. AT0080:
      1. Posicionar no curso que deseja matricular o(s) funcionário(s).
      2. Pressionar o botão Incluir na Grid de Matrículas
      3. Informar o funcionário que deseja matricular
      4. Confirmar a matricula
      5. Será demonstrada uma mensagem que a integração ocorreu com sucesso.O funcionário deverá ser demonstrado como matriculado na Grid.
    2. AT0480:
      1. Selecionar os funcionários que deverão ser matriculados no curso pela tela de seleção ou informar na digitação os funcionários/cursos para criar matrículas
      2. Selecionar o tipo de execução como Matricular na tela de Parâmetros
      3. Informar o diretório que deseja que o arquivo csv seja gerado
      4. Confirmar a execução.
      5. O arquivo csv será gerado no diretório que foi informado na tela com a relação de funcionários que foram matrículados e a situação da integração
  2. Desmatricular Funcionários:
    1. AT0080:
      1. Posicionar no curso que deseja desmatricular o(s) funcionário(s).
      2. Posicionar no funcionário que deseja desmatricular 
      3. Pressionar o botão Desmatricular na Grid de Matrículas
      4. Confirmar a desmatrícula do funcionário
      5. Será demonstrada uma mensagem que a integração ocorreu com sucesso. O funcionário deverá aparecer na Grid como desmatriculado.
    2. AT0480:
      1. Selecionar os funcionários que deverão ser matriculados no curso pela tela de seleção ou informar na digitação os funcionários/cursos para criar matrículas
      2. Selecionar o tipo de execução como Matricular na tela de Parâmetros
      3. Informar o diretório que deseja que o arquivo csv seja gerado
      4. Confirmar a execução.
      5. O arquivo csv será gerado no diretório que foi informado na tela com a relação de funcionários que foram matrículados e a situação da integração

 

Identificador da Mensagem: Enrollment

Versão: 3.000

Módulo HCM: Datasul

Módulo LMS: Fluig

Tipo de Envio: Síncrona

 

Mensagem Padrão

HCM

Tabela

Campo

InternalId

matr_curso_assincr

cod_matr_lms

Code

matr_curso_assincr

cod_matr_lms.

Date

matr_curso_assincr

dat_matr_curso

CourseInternalIdcurso_treincod_curso_epm
UserInternalIdusuar_mestrecod_usuario

 

Requisição de Matricula:

 

Identificador da Mensagem: CatalogEnrollmentRequest

Versão: 1.000

Módulo HCM: Datasul

Módulo LMS: Fluig

Tipo de Envio: Assíncrona

Verificar a documentação em http://tdn.totvs.com/x/2YdICw

 

Resultado (Score):

 

Identificador da Mensagem: Score

Versão: 3.000

Módulo HCM: Datasul

Módulo LMS: Fluig

Tipo de Envio: Assíncrona

Verificar a documentação em http://tdn.totvs.com/x/2YdICw

 

 

Limitações / Restrições Gerais:

Ambiente sem utilização de Identity:

    • O usuário sempre deverá ser atualizado no Datasul através dos processos FP9160 ou bas_usuar_mestre e integrados com LMS, não é recomendada a inclusão de usuários pelo Fluig.
    • O usuário não poderá ser eliminado depois de ser integrado, apesar dos produtos permitirem. Será necessário realizar o processo de Desabilitação. 
    • Atentar para quando for desabilitar um usuário cuja a pessoa física possuir mais de um usuário e, esse usuário seja o Usuário LMS  pois ele ainda pode ser um usuário ativo em outra empresa por exemplo.

Ambiente com utilização de Identity:

    • Neste caso a integração de usuário não ocorrerá mais diretamente pelos programas FP9160 ou bas_usuar_mestre e sim pelo Identity. 
    • Será necessário executar o processo FP9160 para criar o usuário no Datasul e marcar o campo Usuário LMS que indica que esse usuário que será utilizado para a integração.
    • É necessário atualizar o usuário no bas_usuar_mestre para quando a mesma pessoa física for relacionada a mais de um usuário o campo Usuário LMS deverá ser marcado para identificar qual o usuário que poderá ser matriculado nos cursos RH.

Situações comuns (opcional)


FP9160: Abaixo os erros e ação a serem realizados para cada situação

 

Erro

Mensagem

Solução

Não se aplica

E-mail Contato P.Física: 1697 não informado

Necessário acessar o programa FP1440 e informar o e-mail da pessoa física do funcionário. O e-mail não poderá existir para outro usuário.

Não se aplicaExiste mais de um usuário para a P.Física: < Num Pessoa Física>Necessário selecionar um dos usuários para que o mesmo possa ser integrado com o LMS. Para isso, acessar o programa bas_usuar_mestre, posicionar no usuário que deseja integrar com o LMS, pressionar o botão Complemento RH e marcar o campo Usuário LMS e confirmar a atualização.
Não se aplica E-mail Local Usuário: <usuário> não informadoNecessário acessar o programa bas_usuar_mestre, posicionar no usuário que foi informado na mensagem, alterar o registro do usuário e informar o campo e-mail de Local. O e-mail não poderá existir para outro usuário.
Não se aplica

E-mail Local Usuário:

<usuário> já existe para o usuário: <usuário>

Necessário ajustar o e-mail incorreto no cadastro de usuário (bas_usuar_mestre)
Não se aplicaE-mail contato Pessoa Física: <Num Pessoa Física> já existe para o usuário:Necessário ajustar o e-mail incorreto através do FP1440, para a pessoa que está tentando integrar. Caso o e-mail do usuário seja necessário ajustar acessar o programa bas_usuar_mestre e ajustar o e-mail.
Não se aplica17006 - Error trying to send message to application <Servidor Fluig>: Connection failure for host <Servidor Fluig> port 8080 transport TCP.Indica que o Fluig não está ativo.

 

bas_usuar_mestre - botão Complemento RH: Abaixo os erros e ação a serem realizados para cada situação

 

Erro

Mensagem

Solução

55011

Ocorreu o seguinte erro na integração: Error invalid_email

Quando ocorre essa advertência indica que o usuário foi atualizado no HCM porém a integração não foi realizada com o LMS. O campo e-mail Local do usuário deve ser informado no programa bas_usuar_mestre e após isso acessar o complemento e confirmar através do botão OK para que o usuário seja integrado com LMS

55011

Ocorreu o seguinte erro na integração: Error Email {0} já cadastrado

Existe outro usuário com o mesmo e-mail já relacionado no Fluig. Ajustar e-mail do usuário que está incorreto no programa bas_usuar_mestre. Quando ocorre essa advertência indica que o usuário foi atualizado no HCM porém a integração não foi realizada com o LMS. Após o ajuste do e-mail, acessar o complemento e confirmar através do botão OK para que o usuário seja integrado com LMS
55018Já existe outro usuário com o mesmo funcionário relacionado cujo campo Usuário LMS está marcado: <usuario>Este usuário não poderá ser enviado ao LMS pois existe outro usuário com a mesma pessoa física que está marcado para integrar treinamentos com LMS.
55035

O Módulo de Administração de Treinamento possui integração com LMS e possui matrículas informadas para realização de treinamentos no LMS.

A pessoa física do usuário não poderá ser alterada quando existe alguma matrícula realizada no LMS.
55011Ocorreu o seguinte erro na integração: 17006 - Error trying to send message to application <Servidor Fluig>: Connection failure for host <Servidor Fluig> port 8080 transport TCP. Indica que o Fluig não está ativo, o usuário foi ataulizado no HCM porém não foi integrado com LMS. O Fluig deverá estar ativo para efetuar essa atualização novamente.
55031Campo somente poderá ser marcado se empresa, estabelecimento e matricula for informadoo Campo Usuário LMS não poderá ser marcado se os campos empresa, estabelecimento e matricula não forem informados
55055O usuário já possui matrículas integradas com o LMS.O campo Usuário LMS não poderá ser desmarcado porque este usuário já possui matrículas integradas com LMS

 

AT0080: Abaixo os erros e ação a serem realizados para cada situação:

 

Erro

Mensagem

Solução

17006

Não é possível incluir matrículas para cursos finalizados

Não é permitido incluir matriculas para funcionários em cursos encerrados no AT0010. O usuário deverá ser matriculado em um curso que não está encerrado ou o curso deverá ser ativado através do LMS.

17006Necessário criar usuário para o funcionário para que a matrícula possa ser integrada com LMS
  • Acessar os programa FP9160 e marcar que deseja integrar com LMS para integrar funcionário.
  • Criar o usuário através do bas_usuar_mestre. Relacionar um funcionário no Complemento RH e marcar o campo Usuário LMS.
17006Deve existir o funcionário relacionado a algum usuário e o campo Usuário LMS deverá estar marcado para o Usuárioo Usuário existe para o funcionário porém o campo LMS não está marcado. Acessar o complemento do usuário e marcar o campo Usuário LMS e confirmar o registro.
55041Já existe matrícula para essa Pessoa Física neste CursoJá existe a matricula do funcionário no curso no HCM com situação pendente de matrícula ou matriculado. Somente poderá ser feita uma nova matrícula neste curso para este usuário se o usuário for desmatriculado do curso HCM ou finalizar o treianamento no LMS.

 

Integração de Requisição de Matrícula: os erros descritos abaixo estão descritos nas mensagens recebidas (businesserror) pelo HCM do LMS (monitor EAI Datasul):

 

Erro

Mensagem

Solução

Não se aplica

Usuário não encontrado

Indica que o HCM não encontrou o usuário no Datasul para atualizar o treinamento. O usuário foi atualizado no Fluig porém não foi está atualizado no Datasul. Seguir o passo a passo para ajustar a situação:

  • Ajustar o usuário no Datasul através do bas_usuar_mestre, Complemento RH
  • Enviar uma matrícula para do usuário no curso para o LMS
Não se aplicaCurso não encontrado

Indica que o HCM não encontrou o curso atualizado no AT0010. Pode não ter sido efetuada a carga de curso. Seguir o passo a passo para ajustar a situação:

 

  • Realizar a carga de curso parao HCM através do LMS
  • Enviar uma matrícula para do usuário no curso para o LMS

Anexos