Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de turma modelo...

A turma modelo tem por objetivo otimizar o trabalho dos professores. Nela são cadastrados tópicos e itens de tópico (conteúdos, trabalhos, avaliações, dentre outros) e todas as alterações efetuadas na turma modelo são repassadas para as turmas que a utilizam como base.

É possível utilizar turmas modelos e turmas independentes em uma mesma disciplina, ou seja, o professor pode seguir e utilizar o modelo proposto pela instituição em algumas turmas e criar uma turma independente organizando os conteúdos e avaliações da forma desejada para outras turmas.

Exemplos de utilização de turma modelo:

  • quando um professor ministra a mesma disciplina em quatro turmas, ele pode utilizar uma turma modelo, e assim, todas as alterações efetuadas na turma modelo são repassadas para as turmas que se baseiam na turma modelo, sem ter a necessidade de efetuar as alterações em cada turma;
  • a instituição define um modelo de conteúdos e avaliações que todos os professores daquela disciplina precisam seguir, a instituição cadastra uma turma modelo e a turma de cada professor segue a turma modelo proposta. Todas as modificações de conteúdos e avaliações só podem ser realizadas na turma modelo e, automaticamente, são repassadas para todas as turmas que seguem a modelo.

É possível criar várias turmas modelo para a mesma disciplina, bem como inativar tópicos e itens de tópico das turmas modelos. As alterações em tópicos e itens de tópicos ocorre da mesma forma como ocorre nas turmas independentes e são repassadas para as turmas que seguem a modelo.

Mesmo existindo alunos cursando a disciplina em uma turma, é possível incluir uma turma modelo para ela, alterar a turma modelo que ela utiliza ou excluir a turma modelo e passar a utilizar seus próprios tópicos.

Importante!

É importante salientar que ao incluir, alterar ou remover a turma modelo de uma turma, os alunos que estavam utilizando a estrutura de tópicos atual perdem o progresso nesses itens, sendo necessário executar os novos tópicos que entrarão em vigor na turma por conta da alteração.


Criar turma modelo


01. Depois de acionar NovoTurma modelo na disciplina na qual a turma modelo será criada, inserir as informações solicitadas na aba Informações gerais.

As informações solicitadas são:

Nome
Nome para identificação da turma modelo.

Mostrar no catálogo os tópicos e itens de tópico inativos
Quando assinalado, determina que os tópicos e os itens de tópico são apresentados no catálogo mesmo depois de serem inativados. Para os alunos da turma eles não são apresentados. 

02. Acionar a aba Segurança.

03. Definir se a turma modelo deve herdar as permissões da disciplina a qual ela pertence.

As opções disponíveis são:

Herda permissões
Quando selecionado, determina que as permissões e restrições atribuídas à turma modelo serão as mesmas da disciplina a qual ela pertence. Mesmo quando a turma modelo herda as permissões, é possível definir outras permissões ou restrições específicas para ela, além das já herdadas.

Não herda permissões
Quando selecionado, determina que as permissões e restrições da disciplina não serão atribuídas à turma modelo.

04. Em Permissões, acionar Adicionar para definir as permissões de acesso à turma modelo, se desejado.

05. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir permissão.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

06. Acionar Adicionar.

07. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – selecionar a opção que determina o nível de permissão que será atribuído a ele.

As opções disponíveis são:

  • Leitura;
  • Execução;
  • Escrita;
  • Modificação;
  • Exclusão;
  • Completo.

Informações detalhadas sobre cada opção de permissão podem ser obtidas em Permissões e restrições em catálogos.

Para editar a permissão de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível.

Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível.

08. Se desejado, em Restrições, acionar Adicionar para definir restrições de acesso à disciplina.

09. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir restrição.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

10. Acionar Adicionar.

11. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – selecionar a opção que determina o nível de restrição que será atribuído a ele.

As opções disponíveis são:

  • Leitura;
  • Execução;
  • Escrita;
  • Modificação;
  • Exclusão;
  • Completo.

Informações detalhadas sobre cada opção de restrição podem ser obtidas em Permissões e restrições em catálogos.

Para editar a restrição de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível.

Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível.

12. Acionar Salvar; ou Cancelar para desistir da criação da turma modelo, se desejado.



Editar turma modelo


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de modificação na turma modelo. 


01. No catálogo, acessar a disciplina a qual a turma modelo pertence.

Para acessar a disciplina, basta localizá-la no catálogo e acionar o seu nome. 

02. Na área Turmas, localizar a turma modelo que será editada e acionar o ícone Editar, localizado no canto inferior direito do quadro correspondente à turma.

03. Alterar as informações desejadas.

Informações sobre os campos apresentados podem ser obtidas no caminho básico. 

04. Acionar Salvar; ou Cancelar para descartar as alterações, se desejado.



Copiar turma modelo


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita na disciplina destino. 


01. No catálogo, acessar a disciplina a qual a turma modelo pertence.

02. Na área Turmas, localizar a turma modelo que será copiada e acionar o ícone Copiar, localizado no canto inferior direito do quadro correspondente à turma.

03. Em Destino do item, acionar Buscar.

04. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a turma modelo será copiada.

05. Na listagem apresentada, selecionar o local de destino da cópia da turma modelo.

06. Acionar Adicionar e fechar a janela.

07. Acionar Copiar

Ao acionar essa opção, a cópia da turma modelo é criada no local definido. 



Remover turma modelo


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de exclusão na disciplina a qual a turma modelo pertence. 


01. No catálogo, acessar a disciplina a qual a turma modelo pertence.

02. Na área Turmas, localizar a turma modelo que será removida e acionar o ícone Remover, localizado no canto inferior direito do quadro correspondente à turma.

03. Na mensagem apresentada, acionar Sim para confirmar a exclusão da turma modelo; ou Não para desistir da ação, se desejado.



Criar tópico para a turma modelo


É necessário ter, pelo menos, permissão de escrita para efetuar essa ação na turma modelo. 


01. Acessar a turma modelo para a qual o tópico será criado.

02. Na área Tópicos e itens de tópico da turma modelo, acionar Novo tópico.

Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de tópicos. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Tópico. 



Importante!

Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

Conheça o fluig Learning!

Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.