Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de treinamento...

Treinamentos são itens do catálogo que podem conter diversos tipos de conteúdo, organizados em sequência, formando a estrutura de auto aprendizado sobre um determinado tema. Esses conteúdos podem ser textos, imagens, vídeos, documentos, PDFs, apresentações, SCORM, dentre outros.

Os treinamentos podem possuir outros treinamentos, trilhas e disciplinas como pré-requisitos e, nesse caso, não é possível efetuar a matrícula para ele até que todos os seus pré-requisitos tenham sido concluídos com êxito.

É possível definir um pré-teste para o treinamento e indicar se ele será ou não um critério de aprovação, ou seja, se o aluno pode ser aprovado no treinamento executando apenas o pré-teste, sem precisar assistir todo o conteúdo.

Quando não é definido o pré-teste como critério de aprovação, a conclusão, com ou sem êxito é determinada pela nota obtida no pós-teste, que dever ser igual ou superior à pontuação exigida para aprovação. A aprovação em um treinamento também pode ser determinada por um conteúdo SCORM, quando for definido em sua configuração que ele deve ser usado como critério de aprovação. Apenas um conteúdo SCORM pode ser configurado como critério de aprovação.

Um treinamento pode ser vinculado a uma turma como um item de tópico, prevalecendo, nesse caso, as parametrizações definidas na turma.

Os treinamentos podem conter ainda avaliação de reação – como pesquisa de satisfação – e um certificado, que será emitido para o aluno quando ele concluir o curso com êxito.


Criar treinamento


01. Depois de acionar NovoTreinamento no local onde o treinamento será criado, acionar Adicionar – localizado no canto inferior esquerdo do quadro da imagem – para inserir uma imagem para o treinamento.

02. Localizar e selecionar a imagem desejada.

O tamanho máximo permitido para a imagem é 4MB.

03. Na janela exibida, definir o corte para a imagem.

04. Acionar Salvar.

Para remover a imagem inserida, basta acionar o ícone Remover – localizado no canto inferior direito do quadro da imagem.

05. Inserir as informações solicitadas para o treinamento.

As informações solicitadas são:

Sigla
Sigla de identificação do treinamento.

Nome
Nome de identificação do treinamento.

Situação
Situação atual do treinamento. As opções disponíveis são:

  • Disponível: quando selecionada, determina que o treinamento está disponível no catálogo, sendo possível efetuar matrícula e associá-lo a itens de tópicos em turmas;
  • Obsoleto: quando selecionada, determina que o treinamento está em processo de descontinuação, porém, ainda é permitido efetuar matrículas e associá-lo a itens de tópicos em turmas;
  • Em encerramento: quando selecionada, determina que não é possível efetuar matrícula no treinamento e nem associá-lo a itens de tópicos em turmas. As matrículas que estão ativas no momento em que o treinamento recebe esse status permanecem ativas e o acesso do aluno a ele ocorre normalmente. Para os demais usuários que possuem, pelo menos, permissão de leitura no treinamento, ele somente será exibido no catálogo se a opção Permite visualizar treinamentos e trilhas em encerramento das Configurações de trilhas e treinamentos estiver definida com Sim;
  • Arquivado: quando selecionada, determina que não é possível solicitar matrícula no treinamento. Para os alunos que já estão matriculados, o treinamento continua sendo exibido e o aluno continua matriculado, porém, não pode mais acessar o seu conteúdo. Para os demais usuários que possuem, pelo menos, permissão de leitura no treinamento, ele somente será exibido no catálogo se a opção Permite visualizar treinamentos e trilhas arquivados das Configurações de trilhas e treinamentos estiver definida com Sim.

Autor
Nome do autor do treinamento.

Custo
Custo de matrícula do treinamento que será descontado da conta à qual o aluno está relacionado no ato da matrícula.

Carga horária (em minutos)
Duração do treinamento em minutos.

Tema
Tema ou área do conhecimento à qual o treinamento pertence.

Objetivo
Descrição dos objetivos do treinamento.

06. Acionar a aba Conteúdos e avaliações.

07. Em Pré-teste, acionar o ícone Buscar para relacionar um pré-teste ao treinamento.

08. Na janela exibida, localizar e selecionar a avaliação que será o pré-teste do treinamento.

É possível localizar a avaliação desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação das avaliações – setas localizadas no canto inferior direito.

09. Acionar Adicionar.

Para remover a avaliação inserida como pré-teste basta acionar Remover, localizado ao lado do ícone de busca.

10. Definir as demais informações solicitadas para o pré-teste.

As informações solicitadas são:

Permitir a continuidade do treinamento mesmo que o pré-teste não tenha sido corrigido
Quando assinalado, determina que o aluno poderá assistir o treinamento – visualizar seus conteúdos, responder suas avaliações e finalizá-lo – mesmo quando o pré-teste ficar pendente de correção por possuir questões dissertativas. Ao assinalar essa opção, as opções "Aprovar no pré-teste" e "Reprovar no pré-teste" são desabilitadas.

Aprovar no pré-teste
Quando assinalado, determina que o aluno pode ser aprovado diretamente no pré-teste, ou seja, se ele atingir a pontuação definida para aprovação, ele será considerado aprovado sem precisar assistir os conteúdos do treinamento.

Pontuação de aprovação no pré-teste
Pontuação exigida para que o aluno seja considerado aprovado no treinamento executando apenas o pré-teste.

Reprovar no pré-teste
Quando assinalado, determina que o aluno pode ser reprovado diretamente no pré-teste, ou seja, se ele atingir uma pontuação menor que a definida para reprovação, ele é automaticamente reprovado na trilha, não podendo assistir aos seus conteúdos sem antes obter o conhecimento necessário para cursar esse treinamento.

Pontuação de reprovação no pré-teste
Pontuação que o aluno precisa superar para não ser considerado reprovado no treinamento executando apenas o pré-teste.

Pré-teste é obrigatório
Quando assinalado, determina que a execução do pré-teste é obrigatória para prosseguir no treinamento. Quando não é definido que o pré-teste é obrigatório, o aluno pode finalizar o treinamento mesmo quando o pré-teste ou o pós-teste está pendente de correção por possuir questões dissertativas. Nesse caso, o treinamento é exibido no histórico do aluno com o status "Aguardando correção". Assim que os testes forem corrigidos, o status é alterado e as notas são exibidas no histórico. Porém, os itens relacionados ao treinamento, como habilidades, certificados ou que tenha esse treinamento como pré-requisito, somente serão liberados quando os testes forem corrigidos.

11. Em Conteúdos, acionar Novo conteúdo para inserir conteúdos no treinamento.

12. Na janela exibida, localizar e selecionar o conteúdo que comporá o treinamento.

É possível localizar o conteúdo desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos conteúdos – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um conteúdo de uma única vez.

13. Acionar Adicionar.

14. Ao finalizar a inclusão dos conteúdos desejados, acionar Fechar.

Para remover um conteúdo incluído para o treinamento, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao conteúdo.

15. Para visualizar o conteúdo inserido, basta acionar o ícone Pré-visualizar, localizado ao lado da coluna Tipo do conteúdo.

16. Acionar o ícone Configurações do conteúdo, localizado ao lado de Pré-visualizar.

17. Na janela exibida, definir as características para o conteúdo dentro do treinamento.

Essa configuração pode ser efetuada para cada conteúdo incluído no treinamento.

Conteúdo obrigatório
Quando assinalado, determina que o conteúdo é de execução obrigatória.

Ordem de exibição
Ordem de exibição do conteúdo dentro do treinamento.

Modo de visualização
Modo como o conteúdo SCORM será visualizado pelo aluno. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM. As opções disponíveis são:

  • Somente visualizar;
  • Visualizar e pré-visualizar;
  • Visualizar e rever;
  • Todos.

Usar este SCORM como critério de aprovação
Quando assinalado, determina que o aluno pode ser aprovado diretamente após executar o conteúdo SCORM, ou seja, se ele atingir a pontuação definida para aprovação, ele será considerado aprovado sem precisar assistir os demais conteúdos do treinamento. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM.

Usar a pontuação para aprovação do treinamento como pontuação para aprovação no SCORM
Quando assinalado, determina que a pontuação necessária para aprovação no conteúdo SCORM é a mesma necessária para aprovação no treinamento. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM.

Usar esse tempo como tempo mínimo de execução para o pacote
Tempo mínimo de visualização do conteúdo SCORM. Se o conteúdo for finalizado antes de atingir o tempo mínimo, ele será considerado como executado e o aluno não receberá a nota específica desse conteúdo, caso exista. Deve seguir o formato 9999:59:59. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM.

Usar esse tempo como tempo máximo de execução para o pacote
Tempo máximo em que será permitida a visualização do conteúdo SCORM. Deve seguir o formato 9999:59:59. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM.

Ação ao exceder o tempo
Ação que será realizada quando a visualização do conteúdo SCORM exceder o tempo máximo determinado. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM. As opções disponíveis são:

  • Finalizar e enviar mensagem;
  • Finalizar e não enviar mensagem;
  • Continuar e enviar mensagem;
  • Continuar e não enviar mensagem.

Controle de exibição
Opções de exibição do conteúdo SCORM dentro do treinamento. Esse campo somente é exibido quando o conteúdo é do tipo SCORM. As opções disponíveis são:

  • Exibir árvore SCORM;
  • Exibir navegador SCORM;
  • Exibir SCORM "Lesson status"
  • Exibir SCORM "Max time allowed";
  • Exibir SCORM "Score raw";
  • Exibir SCORM "Total time".

18. Acionar Salvar.

19. Em Pós-teste, acionar o ícone Buscar para relacionar um pós-teste ao treinamento.

20. Na janela exibida, localizar e selecionar a avaliação que será o pós-teste do treinamento.

É possível localizar a avaliação desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação das avaliações – setas localizadas no canto inferior direito.

21. Acionar Adicionar.

Para remover a avaliação inserida como pós-teste basta acionar Remover, localizado ao lado do ícone de busca.

22. Inserir a pontuação exigida para aprovação no pós-teste.

Essa é a pontuação mínima que o aluno precisa atingir para ser aprovado no pós-teste. Ela deve estar entre 0 e 100 e separada por ponto se for decimal.
Exemplo: 50.5.
Esse campo somente é exibido depois de selecionar um pós-teste.

23. Em Avaliação de reação, acionar o ícone Buscar para relacionar uma avaliação de reação ao treinamento.

24. Na janela exibida, localizar e selecionar a avaliação que será a avaliação de reação do treinamento.

É possível localizar a avaliação desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação das avaliações – setas localizadas no canto inferior direito.

25. Acionar Adicionar.

Para remover a avaliação inserida como avaliação de reação basta acionar Remover, localizado ao lado do ícone de busca.

26. Acionar a aba Informações adicionais.

27. Selecionar o certificado que será emitido para o aluno quando ele finalizar o treinamento com êxito.

28. Em Habilidades, acionar Adicionar habilidade para relacionar habilidades ao treinamento, se desejado.

29. Na janela exibida, localizar e selecionar a habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir o treinamento com êxito.

É possível localizar a habilidade desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação das habilidades – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de uma habilidade de uma única vez.

30. Acionar Adicionar.

31. Ao finalizar a inclusão das habilidades desejadas, acionar Fechar.

Para remover uma habilidade incluída na trilha, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente à habilidade.

32. Nas colunas Mínimo de pontos (0) e Máximo de pontos (100) inserir os valores correspondentes de pontos da habilidade que o aluno pode conquistar ao concluir o treinamento com êxito.

Os pontos devem ser de 0 a 100.

Esses valores definem quantos pontos o aluno receberá nesta habilidade baseado na diferença proporcional entre a sua nota final e a nota mínima para aprovação no treinamento. Detalhes sobre o cálculo e exemplos podem ser conferidos em Habilidades.

33. Inserir o conteúdo programático do treinamento e qual é o seu público alvo.

34. Em Pré-requisitos, acionar Novo pré-requisito para definir pré-requisitos para o treinamento, se desejado.

35. Na janela exibida, localizar e selecionar o item que será pré-requisito para que esse treinamento seja cursado.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

36. Acionar Adicionar.

37. Ao finalizar a inclusão dos pré-requisitos desejados, acionar Fechar.

Para remover um pré-requisito incluído no treinamento, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao pré-requisito.

38. Acionar a aba Segurança.

39. Definir se o treinamento deve herdar as permissões de sua pasta pai.

As opções disponíveis são:

Herda permissões
Quando selecionado, determina que as permissões e restrições atribuídas ao treinamento serão as mesmas de sua pasta pai. Mesmo quando o treinamento herda as permissões, é possível definir outras permissões ou restrições específicas para ele, além das já herdadas.

Não herda permissões
Quando selecionado, determina que as permissões e restrições da pasta pai não serão atribuídas ao treinamento.

Utiliza padrão
Quando selecionado, determina que será considerado o que foi definido na opção "Herdar automaticamente permissões de trilhas e treinamentos" das Configurações de trilhas e treinamentos do Painel de Controle.

40. Em Permissões, acionar Adicionar para definir permissões de acesso ao treinamento, se desejado.

41. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir permissão.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

42. Acionar Adicionar.

43. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – selecionar a opção que determina o nível de permissão que será atribuído a ele.

As opções disponíveis são:

  • Leitura;
  • Execução;
  • Escrita;
  • Modificação;
  • Exclusão;
  • Completo.

Informações detalhadas sobre cada opção de permissão podem ser obtidas em Permissões e restrições no catálogo.

Para editar a permissão de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível.

Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível.

44. Se desejado, em Restrições, acionar Adicionar para definir restrições de acesso ao treinamento.

45. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir restrição.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

46. Acionar Adicionar.

47. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – selecionar a opção que determina o nível de restrição que será atribuído a ele.

As opções disponíveis são:

  • Leitura;
  • Execução;
  • Escrita;
  • Modificação;
  • Exclusão;
  • Completo.

Informações detalhadas sobre cada opção de restrição podem ser obtidas em Permissões e restrições em catálogos.

Para editar a restrição de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível.

Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível.

48. Acionar Salvar para confirmar a criação do treinamento; ou Cancelar para desistir da ação, se desejado.




Somente é possível importar treinamentos que foram previamente exportados da própria plataforma, a partir da opção Exportar treinamento. Não é possível importar um treinamento criado ou exportado em outra ferramenta ou criador de conteúdo. Para utilizar um treinamento criado externamente à plataforma no formato SCORM, é necessário que ele seja criado como um conteúdo e, posteriormente, incluído em um treinamento.

Para importar um treinamento é necessário que a opção Exportar e importar treinamentos do recurso Aprendizado - Exportar/Importar treinamentos das permissões do Painel de Controle esteja ativa.


01. No catálogo, acessar a pasta na qual o treinamento será importado.

Treinamentos podem ser importados apenas em pastas.

Será importado o treinamento e todos os artefatos relacionados que existirem, como: conteúdos, avaliações (pré-teste, pós-teste e avaliação de reação) e habilidades relacionadas ao treinamento.

Não é possível importar um treinamento já existente no catálogo.

02. Acionar Importar um treinamento, localizado ao lado de Novo.

03. Na janela exibida, acionar Selecione seu arquivo, localizar e selecionar o arquivo do treinamento a ser importado.

O arquivo deve estar no formato .zip contendo o SCORM do treinamento.

04. Acionar Visualizar para conferir o conteúdo a ser importado. Na janela exibida é possível visualizar como será a estrutura e organização do treinamento, seus conteúdos e artefatos relacionados a ele.

05. Depois de conferir o conteúdo, acionar Importar.

Ao acionar essa opção a importação é iniciada. Quando ela é finalizada, é emitida uma notificação – na Central de Notificações – informando que o treinamento está disponível na pasta para a qual foi importado.



Editar treinamento


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de modificação no treinamento. 


01. No catálogo, acessar o local onde o treinamento se encontra.

02. Acionar o ícone Editar, localizado ao lado direito do nome do treinamento.

Também é possível acionar a opção Editar depois de acessar o treinamento, que estará localizado no canto superior direito da janela. 

03. Alterar as informações desejadas. Detalhes sobre os campos exibidos podem ser obtidos no caminho básico.

04. Acionar Salvar; ou Cancelar para descartar as alterações, se desejado.



Copiar treinamento


É necessário ter, pelo menos, permissão de escrita na pasta de destino para efetuar essa ação. 


01. No catálogo, acessar o local onde o treinamento se encontra.

02. Acionar o ícone Copiar, localizado ao lado direito do nome do treinamento.

Também é possível acionar a opção Copiar depois de acessar o treinamento, acionando a seta localizada ao lado de Editar, no canto superior direito da janela. Para acessar um treinamento, basta acionar o seu nome. 

03. Na janela exibida, inserir o nome da pasta para a qual o treinamento será copiado no campo Buscar.

04. Na listagem exibida, selecionar a pasta para a qual o treinamento será copiado.

05. Acionar Copiar.

Ao acionar essa opção, a cópia do treinamento é criada na pasta definida, desde que existam as permissões necessárias para efetuar essa ação.



Mover treinamento


É necessário ter, pelo menos, permissão de exclusão na pasta onde se encontra o treinamento e de modificação na pasta de destino para efetuar essa ação. 


01. No catálogo, acessar o local onde o treinamento se encontra.

02. Acionar o ícone Mover, localizado ao lado direito do nome do treinamento.

Também é possível acionar a opção Mover depois de acessar o treinamento, acionando a seta localizada ao lado de Editar, no canto superior direito da janela.

03. Na janela exibida, inserir o nome da pasta para a qual o treinamento será movido no campo Buscar.

04. Na listagem exibida, selecionar a pasta para a qual o treinamento será movido.

05. Acionar Mover.

Ao acionar essa opção, o treinamento é movido para a pasta definida, desde que existam as permissões necessárias para efetuar essa ação. 



Remover treinamento


É necessário ter, pelo menos, permissão de exclusão na pasta onde se encontra o treinamento para efetuar essa ação. 


01. No catálogo, acessar o local onde o treinamento se encontra.

02. Acionar o ícone Remover, localizado ao lado direito do nome do treinamento.

Também é possível acionar a opção Remover depois de acessar o treinamento, acionando a seta localizada ao lado de Editar, no canto superior direito da janela. 

03. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar a exclusão do treinamento; ou Não para desistir da ação, se desejado.



Exportar treinamento


Para exportar um treinamento é necessário que a opção Exportar e importar treinamentos do recurso Aprendizado - Exportar/Importar treinamentos das permissões do Painel de Controle esteja ativa.


01. No catálogo, acessar o local no qual está o treinamento que será exportado.

02. Acionar o ícone Exportar, localizado ao lado direito do nome do treinamento.

03. Na mensagem exibida, acionar Ok.

Ao acionar essa opção, o arquivo de exportação do treinamento será gerado. Assim que o processo for concluído, é emitida uma notificação – na Central de Notificações e por e-mail – contendo uma URL para o download do arquivo. Basta copiar essa URL (sem o ponto final) e abri-la no navegador para efetuar o download e obter o arquivo gerado. A URL continuará disponível na notificação – enquanto a notificação existir – e pode, também, ser copiada para ser utilizada futuramente, pois ela não expira, ou seja, é possível baixar o treinamento a qualquer momento.



Visualizar informações e conteúdo do treinamento


Para visualizar o conteúdo de um treinamento o usuário precisa ter, pelo menos, permissão de leitura definida para ele.


01. No catálogo, acessar o treinamento do qual se deseja visualizar as informações e seu conteúdo. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Na janela exibida, visualizar as informações gerais e o conteúdo que compõe o treinamento.

03. Acionar o ícone localizado ao lado do objetivo do treinamento para visualizar suas informações adicionais, que são o conteúdo programático e o público-alvo. Depois de visualizar, acionar Fechar para retornar à janela principal.

04. Acionar Pré-requisitos do treinamento e visualizar os itens que precisam ser concluídos para que seja possível iniciar o treinamento. Depois de visualizar, acionar Fechar para retornar à janela principal.

Essa opção somente é exibida quando o treinamento possui pré-requisitos.

05. Acionar Habilidades conquistadas com esse treinamento e visualizar quais são as habilidades que o aluno obterá ao concluir o treinamento com êxito.

Essa opção somente é exibida quando o treinamento possui habilidades relacionadas a ele.

06. Para pré-visualizar um conteúdo do treinamento, acionar o ícone Pré-visualizar, localizado ao lado direito do nome do conteúdo.

Para pré-visualizar um conteúdo é necessário ter, pelo menos, permissão de modificação no treinamento.



Localizar conteúdo do treinamento


Essa busca permite filtrar os conteúdos que existem dentro do treinamento. 


01. No catálogo, acessar o treinamento do qual se deseja encontrar um conteúdo. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Inserir o nome do conteúdo desejado no campo Buscar, localizado no canto superior direito.

03. Visualizar o resultado da busca realizada.



Matricular usuários em treinamento


Para que um usuário possa matricular outros usuários, é necessário que, nas permissões do Painel de Controle – recurso Aprendizado - Matrículas a opção Matricular todos usuários esteja ativa.


01. No catálogo, acessar o treinamento no qual os usuários serão matriculados. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Acionar Matricular usuários, localizado no canto superior direito.

03. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar.

Ao confirmar, é exibida a janela que permite efetuar a matrícula de usuários. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Matricular.



Matricular-se em treinamento


Para que um usuário possa se matricular, é necessário que ele possua, pelo menos, permissão de execução no treinamento.


01. No catálogo, acessar o treinamento no qual deseja matricular-se. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Acionar Requisitar matrícula, localizado no canto superior direito.

Quando o usuário possui permissão para matricular outros usuários, a opção exibida será Matricular usuários. Nesse caso, é necessário acionar a seta ao lado para visualizar a opção Requisitar matrícula.

Ao acionar a opção Requisitar matrícula, se o treinamento não possui pré-requisitos ou possui mas eles já foram concluídos pelo aluno, a requisição de matrícula é automaticamente aprovada ou enviada para aprovação do responsável quando a conta a qual o usuário está vinculado exigir aprovação de requisição de matrícula. Se existir pré-requisitos não finalizados com êxito pelo aluno, eles serão exibidos e a matrícula não será requisitada, pois será necessário finalizá-los primeiro.



Cancelar requisição de matrícula em treinamento


Para que um usuário possa cancelar sua requisição de matrícula, é necessário que ele possua permissão para cancelar matrícula em treinamentos definida nas permissões do Painel de Controle – recurso: Aprendizado - Matrículas; opção: Cancelar matrícula em treinamento/trilhas ativa. 


01. No catálogo, acessar o treinamento do qual a requisição de matrícula será cancelada. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Acionar Cancelar requisição de matrícula, localizado no canto superior direito.

Quando o usuário possui permissão para matricular outros usuários, a opção exibida será Matricular usuários. Nesse caso, é necessário acionar a seta ao lado para visualizar a opção Cancelar requisição de matrícula. 

03. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar o cancelamento da requisição de matrícula; ou Não para desistir da ação se desejado.

Ao confirmar, a requisição de matrícula é cancelada.



Cancelar matrícula em treinamento


Para que um usuário possa cancelar sua matrícula, é necessário que ele possua permissão para cancelar matrícula em treinamentos definida nas permissões do Painel de Controle – recurso: Aprendizado - Matrículas; opção: Cancelar matrícula em treinamento/trilhas ativa.


01. No catálogo, acessar o treinamento do qual a matrícula será cancelada. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Acionar Cancelar matrícula, localizado no canto superior direito.

Quando o usuário possui permissão para matricular outros usuários, a opção exibida será Matricular usuários. Nesse caso, é necessário acionar a seta ao lado para visualizar a opção Cancelar matrícula. 

03. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar o cancelamento da matrícula; ou Não para desistir da ação se desejado.

Ao confirmar, a matrícula é cancelada e o usuário perde o acesso ao treinamento.

Essa opção também é exibida no plano de aprendizado do aluno. Mais informações sobre como cancelar a matrícula a partir do plano de aprendizado podem ser obtidas em Meu aprendizado.



Adicionar treinamento à lista de desejos


01. No catálogo, acessar o treinamento que se deseja adicionar à lista de desejos. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Acionar a seta localizada ao lado de Requisitar matrícula, localizado no canto superior direito.

Quando o usuário possui permissão para matricular outros usuários, a opção exibida no lugar de Requisitar matrícula será Matricular usuários. 

03. Acionar Adicionar à lista de desejos.

04. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar a inclusão do treinamento na lista de desejos; ou Não para desistir da ação se desejado.

Ao confirmar, o treinamento é adicionado à lista de desejos do aluno.

Os treinamentos adicionados podem ser visualizados no widget Lista de desejos, que pode ser adicionado em páginas da plataforma para que o usuário possa visualizar os itens que incluiu em sua lista de desejos, ou seja, itens que ele pretende se matricular posteriormente. Informações sobre o widget podem ser obtidas em Lista de desejos e informações sobre a inclusão de widgets em páginas podem ser obtidas em Adicionar página.



Remover treinamento da lista de desejos


01. No catálogo, acessar o treinamento que se deseja remover da lista de desejos. É possível acessar o treinamento localizando-o a partir da navegação pelo catálogo ou diretamente pela sua URL, informando-a no navegador.

02. Acionar a seta localizada ao lado de Requisitar matrícula, localizado no canto superior direito.

Quando o usuário possui permissão para matricular outros usuários, a opção exibida no lugar de Requisitar matrícula será Matricular usuários.

03. Acionar Remover da lista de desejos.

04. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar a remoção do treinamento da lista de desejos; ou Não para desistir da ação se desejado.

Ao acionar essa opção o treinamento é removido da lista de desejos do aluno.



Perguntas frequentes


É possível bloquear o pós-teste para o aluno que ainda não concluiu o treinamento?

É possível refazer o pós-teste de um treinamento em caso de reprovação?

Por que é exibida a mensagem de aprovado no pós-teste sem atingir a nota de aprovação do treinamento?

Por que não é possível excluir um treinamento?

Por que uma avaliação existente não é listada na criação de um treinamento?



Importante!

Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

Conheça o fluig Learning!

Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.