Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de disciplina...

As disciplinas são itens do catálogo que comportam e agrupam a estrutura de turmas, tópicos e itens de tópicos.

Elas são o item principal do aprendizado monitorado, ou seja, as turmas de disciplinas possuem acompanhamento de um professor e tutores, bem como possuem atividades e trabalhos, que também podem ser extraclasse.

Nas disciplinas normalmente são abordados conhecimentos complexos e mais abrangentes, que demandam mais tempo e acompanhamento.

Uma disciplina pode ter como pré-requisito uma outra disciplina, um treinamento ou uma trilha.

Se desejado, é possível criar uma comunidade para a disciplina, para promover a integração e a disseminação de conhecimento entre os seus alunos, professores e coordenador. A comunidade pode ser utilizada para compartilhar assuntos da disciplina, dúvidas, esclarecimentos, sugestões dentre tantas outras opções que torna o aprendizado colaborativo e eficiente. Os alunos são adicionados na comunidade como membros quando sua matrícula em uma das turmas da disciplina é aprovada. O administrador da comunidade é o coordenador da disciplina e os responsáveis são seus moderadores.


Criar disciplina


01. Depois de acionar Novo, Disciplina no local onde a disciplina será criada, acionar Adicionar – localizado no canto inferior esquerdo do quadro da imagem – para inserir uma imagem para a disciplina.

02. Localizar e selecionar a imagem desejada.

O tamanho máximo permitido para a imagem é 4MB.

03. Na janela exibida, definir o corte para a imagem.

04. Acionar Salvar.

Para remover a imagem inserida, basta acionar o ícone Remover – localizado no canto inferior direito do quadro da imagem.

05. Inserir as demais informações solicitadas para a disciplina.

As informações solicitadas são:

Sigla
Sigla de identificação da disciplina.

Nome
Nome da disciplina.

Pontuação mínima para aprovação
Pontuação mínima que o aluno precisa atingir para ser aprovado na disciplina. Essa pontuação deve estar entre 0 e 100 e separada por ponto se for decimal. Exemplo: 50.5. A pontuação final do aluno é calculada efetuando-se a média dos tópicos existentes para a turma da disciplina.

Carga horária (em minutos)
Carga horária da disciplina em minutos.

Descrição
Detalhamento da disciplina.

Comunidades
Quando habilitado o uso, determina que será criada uma comunidade para a disciplina na qual os alunos e tutores/professores podem compartilhar conhecimentos, dúvidas, sugestões, dentre outros. A comunidade será criada automaticamente, não sendo necessário efetuar nenhuma configuração adicional. O coordenador da disciplina será o seu administrador e os responsáveis serão os seus moderadores. Os alunos serão adicionados na comunidade como membros no momento em que sua matrícula é aprovada em uma turma da disciplina. A comunidade terá o mesmo nome, descrição e imagem da disciplina e será uma comunidade oculta, sendo desativada quando a disciplina for excluída; ou editada e desabilitado o uso de comunidades.
Ao habilitar o uso de comunidades na edição de uma disciplina que não possui comunidade, então uma comunidade é criada para ela. O mesmo ocorre se a disciplina tinha uma comunidade mas foi desativada, ao editá-la e habilitar novamente o uso de comunidades, a comunidade é reativada. E, ao editar uma disciplina que possui comunidade e desabilitar o uso de comunidades, a comunidade existente é desativada.

06. Acionar a aba Informações adicionais.

07. Selecionar o certificado que será emitido para o aluno quando ele finalizar a disciplina com êxito e definir as configurações de exibição do certificado.

Liberação de certificado
Critério a ser considerado ao liberar o certificado para que os alunos possam emiti-lo. As opções disponíveis são:

  • Liberar mediante aprovação da turma: quando assinalado, determina que o certificado é liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que ele é aprovado na turma;
  • Andamento do conteúdo: quando assinalado, determina que o certificado será liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que ele visualizar o percentual de conteúdos da turma definido;
  • Liberar após X dias da finalização da turma: quando selecionada, determina que o certificado é liberado para que o aluno possa emiti-lo assim que decorrer a quantidade de dias definida depois da finalização da turma.

Esse campo somente é exibido depois que um certificado é selecionado no campo Certificados.

Percentagem da turma
Percentual de visualização dos conteúdos da turma que aluno precisa atingir para que o certificado seja liberado para que ele possa emiti-lo. Esse campo somente é exibido se a opção Andamento do conteúdo for selecionada no campo Liberação de certificado.

Dias para liberar certificado
Quantidade de dias decorridos após a finalização da turma a partir da qual o certificado estará liberado para que os alunos possam emiti-lo. Esse campo somente é exibido se a opção Liberar após X dias da finalização da turma for selecionada no campo Liberação de certificado.

08. Em Habilidades, acionar Adicionar habilidade para relacionar habilidades à disciplina, se desejado.

09. Na janela exibida, localizar e selecionar a habilidade que será adquirida pelo aluno ao concluir a disciplina com êxito.

É possível localizar a habilidade desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação das habilidades – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de uma habilidade de uma única vez.

10. Acionar Adicionar.

11. Ao finalizar a inclusão das habilidades desejadas, acionar Fechar.

Para remover uma habilidade incluída na trilha, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente à habilidade.

12. Nas colunas Mínimo de pontos (0) e Máximo de pontos (100) inserir os valores correspondentes de pontos da habilidade que o aluno pode conquistar ao concluir a disciplina com êxito.

Os pontos devem ser de 0 a 100. 

Esses valores definem quantos pontos o aluno receberá nesta habilidade baseado na diferença proporcional entre a sua nota final e a nota mínima para aprovação na disciplina. Detalhes sobre o cálculo e exemplos podem ser conferidos em Habilidades.

13. Inserir uma descrição sobre a ementa, a metodologia, o objetivo e a bibliografia da disciplina.

14. Em Pré-requisitos, acionar Novo pré-requisito para definir pré-requisitos para a disciplina, se desejado.

15. Na janela exibida, localizar e selecionar o item que será pré-requisito para que essa disciplina seja cursada.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

16. Acionar Adicionar.

Para remover um pré-requisito incluído na disciplina, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao pré-requisito.

17. Acionar a aba Responsáveis.

18. Acionar o ícone Buscar, localizado ao lado do campo Coordenador de disciplina.

É obrigatório informar um coordenador para a disciplina. Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, o coordenador será o administrador dela.

19. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário que será o responsável pela coordenação da disciplina.

É possível localizar o usuário desejada a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito.

20. Acionar Adicionar.

21. Em Responsáveis da disciplina, acionar Adicionar responsáveis para incluir os responsáveis pelas tarefas da disciplina.

As responsabilidades definidas na disciplina são aplicadas a todas as suas turmas.

Quando se opta por criar uma comunidade para a disciplina, os responsáveis serão os moderadores dela.

22. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário que será responsável por todas ou algumas tarefas na disciplina.

É possível localizar o usuário desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito. Também é possível optar por buscar pelo nome do usuário ou por uma habilidade que ele possui. Basta selecionar a opção desejada, localizadas na parte superior da janela.

Também é possível selecionar mais de um usuário de uma única vez.

23. Acionar Adicionar.

24. Ao finalizar a inclusão dos responsáveis desejados, acionar Fechar.

Para remover um responsável incluído na disciplina, basta acionar Remover, localizado no canto superior direito do quadro correspondente ao responsável.

Quando a disciplina tem uma comunidade, ao editá-la e remover um responsável, ele é excluído da comunidade. Se esse responsável for um aluno da disciplina, ele permanece na comunidade como membro, perdendo apenas a responsabilidade de moderação.

25. Para atribuir as responsabilidades para um usuário incluído, acionar Editar permissões, localizado no canto superior direito do quadro correspondente ao usuário.

26. Em Permissões, assinalar as opções que determinam quais serão as responsabilidades do usuário em questão.

As opções disponíveis são:

  • Aprovar tentativas: quando assinalada, determina que o tutor pode desbloquear os alunos que já excederam o limite de tentativas de acerto em itens de tópicos.
  • Corrigir atividades: quando assinalada, determina que o tutor pode corrigir as atividades entregues pelo sistema.
  • Pontuação manual: quando assinalada, determina que o tutor pode atribuir nota manualmente em itens de tópicos cujo tipo de pontuação é Manual.
  • Gerenciar lista de espera: quando assinalada, determina que o tutor pode organizar e gerenciar listas de espera das turmas dessa disciplina.  
  • Minhas turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode visualizar informações relacionadas aos alunos matriculados nas turmas dessa disciplina, como evolução nos tópicos e itens de tópicos.
  • Finalização manual de turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode finalizar turmas dessa disciplina, encerrando todas as atividades ligadas a ela. 
  • Gerenciamento de turmas: quando assinalada, determina que o tutor pode acompanhar graficamente a evolução dos alunos nos tópicos das turmas dessa disciplina.
  • Ajustar notas da turma: quando assinalada, determina que o tutor pode ajustar a nota dos alunos matriculados nas turmas dessa disciplina.
  • Alterar o status da matrícula: quando assinalada, determina que o tutor pode alterar o status das matrículas dos alunos das turmas dessa disciplina, ou seja, pode aprovar ou reprovar alunos.
  • Agendar eventos e fórum: quando assinalada, determina que o tutor pode agendar eventos e fóruns para os alunos das turmas dessa disciplina.
  • Corrigir avaliações: quando assinalada, determina que o tutor pode corrigir avaliações referentes a itens de tópico da turma desde que possuam questões dissertativas. Também permite que o tutor visualize o histórico de avaliações de todos os alunos da turma.

É possível assinalar ou desmarcar todas as opções de uma única vez utilizando as opções Selecionar todas ou Remover todas, localizadas na parte superior direita do quadro de permissões.

Para fechar o quadro de permissões do responsável, acionar Fechar.

27. Acionar a aba Segurança.

28. Definir se a disciplina deve herdar as permissões de sua pasta pai.

As opções disponíveis são:

Herda permissões
Quando selecionado, determina que as permissões e restrições atribuídas à disciplina serão as mesmas de sua pasta pai. Mesmo quando a disciplina herda as permissões, é possível definir outras permissões ou restrições específicas para ela, além das já herdadas.

Não herda permissões
Quando selecionado, determina que as permissões e restrições da pasta pai não serão atribuídas à disciplina. 

29. Em Permissões, acionar Adicionar para definir permissões de acesso à disciplina, se desejado.

30. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir permissão.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

31. Acionar Adicionar.

32. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – selecionar a opção que determina o nível de permissão que será atribuído a ele.

As opções disponíveis são:

  • Leitura;
  • Execução;
  • Escrita;
  • Modificação;
  • Exclusão;
  • Completo.

Informações detalhadas sobre cada opção de permissão podem ser obtidas em Permissões e restrições no catálogo.

Para editar a permissão de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível.

Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível.

33. Se desejado, em Restrições, acionar Adicionar para definir restrições de acesso à disciplina.

34. Na janela exibida, localizar e selecionar o usuário, o grupo de usuários, a turma ou a disciplina para a qual se deseja atribuir restrição.

É possível localizar o item desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior direito da janela – ou a partir da paginação dos itens – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um item de uma única vez.

35. Acionar Adicionar.

36. Na coluna Nível – localizada ao lado do item inserido – selecionar a opção que determina o nível de restrição que será atribuído a ele.

As opções disponíveis são:

  • Leitura;
  • Execução;
  • Escrita;
  • Modificação;
  • Exclusão;
  • Completo.

Informações detalhadas sobre cada opção de restrição podem ser obtidas em Permissões e restrições em catálogos.

Para editar a restrição de um item inserido, basta selecionar a nova opção que será atribuída a ele na coluna Nível.

Para remover um item inserido, basta acionar o ícone Remover – localizado na linha correspondente ao item e ao lado direito da coluna Nível.

37. Acionar Salvar; ou Cancelar para desistir da criação da disciplina, se desejado.



Editar disciplina


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de modificação na disciplina. 


01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.

02. Acionar o ícone Editar, localizado ao lado direito do nome da disciplina.

Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, está localizada no canto superior direito da janela. 

03. Alterar as informações desejadas. Detalhes sobre os campos exibidos podem ser obtidos no caminho básico.

04. Acionar Salvar; ou Cancelar para descartar as alterações, se desejado.



Copiar disciplina


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita no local de destino. 


01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.

02. Acionar o ícone Copiar/mover, localizado ao lado direito do nome da disciplina.

Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, é necessário acionar a seta existente ao lado de Editar, localizado no canto superior direito da janela. 

03. Em Destino do item, acionar Buscar.

04. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a disciplina será copiada.

05. Na listagem apresentada, selecionar o local de destino da cópia da disciplina.

06. Acionar Adicionar e fechar a janela.

07. Acionar Copiar.

Ao acionar essa opção, a cópia da disciplina é criada no local definido. 



Mover disciplina


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de exclusão na pasta onde está a disciplina e de modificação no local de destino. 


01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.

02. Acionar o ícone Copiar/mover, localizado ao lado direito do nome da disciplina.

Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, é necessário acionar a seta existente ao lado de Editar, localizado no canto superior direito da janela. 

03. Em Destino do item, acionar Buscar.

04. Na janela Itens de destino, inserir o nome do local para o qual a disciplina será movida.

05. Na listagem apresentada, selecionar o local para o qual a disciplina será movida.

06. Acionar Adicionar e fechar a janela.

07. Acionar Mover.

Ao acionar essa opção, a disciplina é movida para o local definido.



Remover disciplina


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de exclusão na pasta onde está a disciplina. 


01. No catálogo, acessar o local onde a disciplina se encontra.

02. Acionar o ícone Remover, localizado ao lado direito do nome da disciplina.

Essa opção também pode ser acionada após acessar a disciplina para visualizá-la. Neste caso, é necessário acionar a seta existente ao lado de Editar, localizado no canto superior direito da janela. 

03. Na mensagem apresentada, acionar Sim para confirmar a exclusão da disciplina; ou Não para desistir da ação, se desejado.

Ao remover uma disciplina, se existir uma comunidade para ela, a comunidade é desativada. 



Visualizar informações da disciplina


01. Acessar a disciplina da qual se deseja visualizar as informações.

02. Acionar a seta localizada logo após a descrição da disciplina.

03. Visualizar a descrição, o objetivo, a ementa, a metodologia e a bibliografia da disciplina.

04. Acionar Fechar para retornar à janela principal da disciplina.



Acessar comunidade da disciplina


Essa ação somente pode ser efetuada em disciplinas que possuem comunidade, ou seja, se a disciplina não possuir, a opção Acessar comunidade não é exibida.


01. Acessar a disciplina da qual se deseja visualizar sua comunidade.

02. Acionar Acessar comunidade, localizado no canto superior direito da janela de visualização da disciplina.

03. Visualizar a comunidade exclusiva da disciplina.

A comunidade da disciplina também pode ser acessada diretamente pelo item Comunidades, localizado no menu principal, quando o aluno está matriculado em uma de suas turmas.



Criar turma para a disciplina


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita na disciplina. 


01. Acessar a disciplina para a qual a turma será criada.

02. Na área Turmas, acionar Novo.

03. Acionar Turma.

Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de turmas. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Criar turma. 



Criar turma modelo para a disciplina


Essa ação é permitida para usuários que possuam, pelo menos, permissão de escrita na disciplina. 


01. Acessar a disciplina para a qual a turma modelo será criada.

02. Na área Turmas, acionar Novo.

03. Acionar Turma modelo.

Ao acionar essa opção, é apresentada a janela de inclusão de turmas modelo. Mais informações sobre as ações disponíveis podem ser obtidas em Turma modelo. 



Localizar turma da disciplina


01. Acessar a disciplina da qual se deseja localizar uma turma.

02. Na área Turmas, inserir o nome da turma que se deseja localizar no campo Buscar, localizado no canto superior direito.

03. Acionar Buscar, representado por uma lupa ao lado do campo.

04. Visualizar o resultado da busca realizada.



Pergunta frequente


É possível se matricular em mais de uma turma da mesma disciplina?



Importante!

Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

Conheça o fluig Learning!

Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.