Skip to end of metadata
Go to start of metadata

Índice


Falando de contas...

As contas são utilizadas para controlar a matrícula de usuários nos cursos disponíveis. Elas podem ser de dois tipos: Crédito ou Tempo.

  • Créditos: o controle de matrícula por esse tipo de conta é por créditos. A conta possui um determinado número de créditos que são descontados toda vez que o usuário é matriculado em um curso que requer créditos, ou seja, que possui um custo de matrícula. É possível efetuar recarga de créditos para a conta, bem como definir um limite para ela, ou seja, quando o usuário esgota todos os seus créditos, ele passa a utilizar o limite da conta para conseguir se matricular nos cursos disponíveis, deixando a conta com créditos negativos.
    Em caso de cancelamento da matrícula, os créditos são devolvidos para a conta do usuário somente quando ele ainda não iniciou o curso. Caso contrário, os créditos não são devolvidos, mesmo que ele não tenha concluído o curso.
    Ao se matricular em uma trilha, o valor debitado da conta do usuário é o custo da trilha. Assim, quando ele se matricula em um treinamento avulso dessa mesma trilha, os créditos não são debitados novamente.
  • Tempo: esse tipo de conta permite controlar as matrículas por tempo, ou seja, ela possui uma data de expiração. Durante o tempo em que a conta permanece ativa, os usuários vinculados a ela podem se matricular em qualquer trilha, treinamento ou turma.
    O tempo para expiração da conta é definido pelo seu administrador. Se não for definido esse tempo, a conta permanece ativa por período indeterminado, o que permite que os usuários associados a ela se matriculem em qualquer item do catálogo a qualquer momento.
    Quando é utilizado esse tipo de conta, nenhum débito é efetuado ao realizar a matrícula em cursos que requerem créditos, visto que o controle é por tempo e não por créditos.

Além desses dois tipos de conta, existe também a conta padrão, que é utilizada por todos os usuários que não estão associados a nenhuma conta específica.


Visualizar contas existentes


01. No menu principal, posicionar o mouse sobre Aprendizado.

02. Acionar Administrar.

03. Posicionar o mouse sobre Administrar.

04. Acionar Contas.

05. Visualizar todas as contas existentes.

A conta padrão é exibida na cor azul e destacada com uma estrela.

É possível buscar uma conta específica – a partir do campo Buscar, localizado no canto superior esquerdo do quadro Listagem de contas – bem como selecionar a quantidade de contas que devem ser exibidas por página – 10, 20 ou 50.

 


Filtrar contas


01. Em Filtrar por, acionar Tipo.

02. Selecionar o tipo desejado pelo qual as contas devem ser filtradas.

As opções disponíveis são:

  • Tudo;
  • Tempo;
  • Crédito.

03. Em seguida, acionar Situação.

04. Selecionar a situação pela qual as contas devem ser filtradas.

As opções disponíveis são:
  • Tudo;
  • Ativo;
  • Inativo.

05. Visualizar as contas de acordo com os filtros definidos.

Para visualizar todas as contas novamente, basta desfazer os filtros definidos ou selecionar a opção Tudo em ambos os filtros.



Criar conta


01. Acionar Criar nova conta, localizado no canto superior direito do quadro Listagem de contas.

02. Inserir as informações solicitadas.

As informações solicitadas são:

Nome
Nome para identificação da conta.

Conta padrão
Quando assinalado, determina que a conta é padrão, ou seja, todos os usuários não associados a uma conta específica utilizam a conta padrão para efetuar matrículas em itens dos catálogos.

A conta requer aprovação das matrículas
Quando assinalado, determina que as solicitações de matrícula dos usuários associados a essa conta devem passar pela aprovação do responsável por ela.

Tipo
Forma pela qual a conta controlará as matrículas dos usuários associados a ela. As opções disponíveis são:

  • Tempo: quando selecionada, determina que a conta possui uma data de expiração e, após sua expiração, seus usuários não podem mais efetuar matrículas nos itens disponíveis no catálogo.
  • Crédito: quando selecionada, determina que a conta controlará as matrículas dos seus usuários por meio de créditos, ou seja, a conta possui um determinado número de créditos que podem ser utilizados para efetuar matrículas em itens que possuem um custo de matrícula e que são descontados à medida que as matrículas são efetivadas.

Data de expiração
Data até a qual a conta permanecerá ativa e permitirá que os seus usuários se matriculem em qualquer item disponível no catálogo. Esse campo somente é exibido quando for definido que a conta é do tipo Tempo.

Dias para notificar antes de expirar
Número de dias antes da expiração da conta considerado para iniciar a emissão de notificação de expiração para o responsável. A emissão da notificação é efetuada por uma rotina padrão que é executada periodicamente na plaforma. Mais informações podem ser obtidas em Notificar expiração de contas.
Esse campo somente é exibido quando for definido que a conta é do tipo Tempo.

Permite que a conta utilize limite (saldo negativo)
Quando assinalado, determina que a conta pode ficar com saldo de créditos negativo. Esse campo somente é exibido quando for definido que o tipo da conta é Crédito.

Valor
Valor limite de créditos negativos que a conta pode possuir. Esse campo somente é exibido ao assinalar a opção Permite que a conta utilize limite (saldo negativo) em contas do tipo Crédito.

03. Em Membros, acionar Adicionar para relacionar usuários à conta.

04. Na exibida, localizar e selecionar o usuário a ser associado à conta.

É possível localizar o usuário desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior esquerdo da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um usuário de uma única vez.

05. Acionar Adicionar.

Para remover um usuário associado à conta, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao usuário.

06. Em Responsáveis, acionar Adicionar para definir os responsáveis pela conta.

O responsável pela conta é o usuário que pode alterá-la, ou seja, inativar, inserir créditos, incluir usuários, aprovar as requisições de matrícula – se a conta exigir – dentre outras ações.

07. Na janela exibida, localizar e selecionar usuário que será o responsável pela conta.

É possível localizar o usuário desejado a partir do campo Buscar – localizado no canto superior esquerdo da janela – ou a partir da paginação dos usuários – setas localizadas no canto inferior direito.

Também é possível selecionar mais de um usuário de uma única vez.

08. Acionar Adicionar.

 Para remover um usuário associado à conta, basta acionar o ícone Remover, localizado no lado direito da linha correspondente ao usuário.

09. Acionar Salvar para confirmar a criação da conta.



Editar conta


01. Na listagem de contas, acionar o ícone Editar, localizado ao lado direto na linha da conta.

02. Alterar as informações desejadas. Detalhes sobre os campos exibidos podem ser obtidos no caminho Criar conta.

03. Acionar Salvar.



Inativar conta


01. Na listagem de contas, acionar o ícone Inativar, localizado ao lado direto na linha da conta.

02. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar a inativação da conta.

Ao inativar uma conta todos os usuários membros são desassociados dela.

Não é permitido inativar a conta padrão da empresa.



Ativar conta


01. Na listagem de contas, acionar o ícone Ativar, localizado ao lado direto na linha da conta.



Remover conta


01. Na listagem de contas, acionar o ícone Remover, localizado ao lado direto na linha da conta.

02. Na mensagem exibida, acionar Sim para confirmar a remoção da conta.

Não é possível remover a conta padrão da empresa.

Também não é possível remover uma conta na qual foi efetuada alguma transação de crédito e/ou débito. Nesse caso, apenas é possível inativá-la.



Adicionar créditos na conta


Somente é possível inserir créditos em contas que são do tipo Crédito.


01. Na listagem de contas, acionar o ícone Adicionar crédito, localizado ao lado direto na linha da conta.

02. Inserir as informações solicitadas.

Descrição
Descrição para identificar a inclusão de créditos na conta.

Valor
Valor de créditos a ser adicionado à conta. 

03. Acionar Salvar para efetivar a inclusão de créditos na conta.



Visualizar extrato da conta


01. Na listagem de contas, acionar o ícone Extrato, localizado ao lado direto na linha da conta.

02. Visualizar as transações efetuadas na conta.

É possível determinar um período – igual ou menor que 30 dias – para visualizar o extrato da conta. Basta inserir as datas desejadas e acionar Buscar.

Também é possível exportar os dados acionando Exportar planilha, localizado no canto superior direito do quadro Transações da conta.

Para retornar à tela principal, acionar Voltar.



Importante!

Esta documentação é válida até a atualização 1.6.5-190212 da plataforma.

A partir da atualização 1.6.5-190219, o LMS não faz mais parte da plataforma para novas instalações.

Mas, não se preocupe: se você adquiriu a plataforma com o LMS incluso, entre em contato com o Suporte fluig para que você consiga utiliza-lo normalmente – mesmo após a atualização 1.6.5-190219. Se você não lembra se o LMS está incluso ou não no seu pacote, consulte sua proposta comercial ou entre em contato com o seu ESN.

Conheça o fluig Learning!

Você não vai ficar sem recursos de LMS no seu dia a dia, pois temos uma novidade para você: a oferta fluig Learning! Ela é a evolução dos conceitos de LMS, focada no mercado corporativo, 100% na nuvem – SaaS.

Acesse learning.fluig.com e fique por dentro de tudo o que ele tem a oferecer para alavancar o aprendizado na sua empresa.

Durante o ano de 2019 serão comunicados mais detalhes sobre como clientes fluig podem aderir aos termos de transição do LMS da plataforma fluig para o fluig Learning. Para mais informações consulte o seu ESN.