Neste documento, detalharemos o funcionamento do Configurador do SmartLink, que habilita a integração do ERP com a Plataforma de Aplicações TOTVS, e abordaremos conceitos relacionados.
A TOTVS tem buscado integrar cada vez mais seu portfólio de soluções, para tornar a experiência de uso mais fluida e potencializar os resultados que elas proporcionam.
Por isso, vem investindo em recursos para atingir este objetivo, como o SmartLink, cujo propósito é habilitar a troca de dados e eventos entre as aplicações on-premises da TOTVS e sua plataforma de aplicações em nuvem.
É fundamental que a troca de dados entre uma aplicação on-premise e a Plataforma de Aplicações TOTVS ocorra de forma segura. Por isso, é baseada em credenciais, que autenticam cada requisição feita entre as partes. Além disso, as credenciais permitem identificar o ambiente do cliente na Plataforma de Aplicações TOTVS, fornecendo condições para estabelecer um vínculo com a aplicação on-premise.
O Configurador do SmartLink é a ferramenta que torna o processo de configuração mais ágil e seguro, orientando o usuário na obtenção das credenciais e na realização do vínculo do ERP com a plataforma.
Ademais, a configuração da integração via Configurador do SmartLink foi desenhada para ocorrer apenas em situações que demandem a intervenção do usuário administrador. Na maioria das vezes, a configuração da integração ocorrerá de forma transparente, sem interação com o usuário administrador.
Nos casos em que for aplicável, o Configurador do SmartLink será apresentado para o usuário administrador do ERP tão logo ele faça seu acesso ao produto, por se tratar de uma configuração mandatória para o funcionamento do ERP. Enquanto a configuração não for realizada, as funcionalidades do ERP que dependam da integração com a Plataforma de Aplicações TOTVS não estarão disponíveis.
Para o correto funcionamento da integração entre ERPs e a Plataforma de Aplicações TOTVS, há algumas regras que orientam o funcionamento do Configurador do SmartLink:
A seguir, descreveremos as telas e opções disponíveis no Configurador do SmartLink, começando pela tela de boas-vindas.
Nesta tela, há uma informação breve sobre o propósito da tela. Também há um link no texto para esta documentação.
O botão Iniciar leva à tela seguinte.
Nesta tela, deve-se informar um nome amigável para a instalação corrente do ERP. Esse nome será usado para identificar a instalação nas próximas interações com o Configurador.
Dica
O propósito do Configurador do SmartLink é determinar, com o auxílio do administrador do ERP, a qual ambiente da Plataforma de Aplicações TOTVS a instalação do ERP deve ser vinculada.
A seguir, descreveremos alguns cenários possíveis para seleção de ambientes.
Quando a instalação do ERP ainda não está vinculada a um ambiente da plataforma, é possível selecionar um dos ambientes da lista e clicar no botão Gerar novas credenciais, quando houver 2 ou mais disponíveis.
Na tela são exibidos o nome do ambiente, o seu tipo (alinhado ao tipo da instalação do ERP) e ainda se o ambiente possui vínculo com alguma instalação de ERP. Os tipos disponíveis para ambientes da plataforma são: Produção, Homologação, Desenvolvimento e Customizado.
Marque um dos ambientes da lista e clique no botão Gerar novas credenciais para prosseguir para a tela de conclusão do processo.
Uma variação permitida neste e em outros cenários é escolher a aba Criar novo ambiente, que exibirá a tela abaixo:
Clicando no botão Criar e gerar credenciais, o Configurador do SmartLink disponibilizará um novo ambiente na Plataforma de Aplicações TOTVS e vinculará a instalação do ERP a ele.
Em seguida, o usuário administrador será direcionado para a tela de finalização.
Quando a instalação do ERP já está vinculada a um ambiente da Plataforma de Aplicações TOTVS, só é permitido gerar credenciais, se for necessário.
Observe na tela acima que o ambiente da plataforma traz a informação de que já está vinculado a instalação atual do ERP, bem como a uma instalação de outra linha. É possível notar também que a aba Criar novo ambiente não está disponível.
Clicando no botão Gerar novas credenciais fará com que as credenciais atuais sejam utilizadas, se estiverem válidas. Caso estejam inválidas por alguma razão, novas credenciais serão geradas.
Por este motivo, antes de confirmar a ação, é exibido um alerta para informar o usuário administrador sobre os possíveis efeitos.
Ao clicar no botão Confirmar, o usuário administrador será direcionado para a tela de finalização do processo.
Este cenário pode ocorrer, por exemplo, quando há a substituição de uma instalação de ERP por outra, conectada a um banco de dados diferente ou instalada em outra máquina. O ambiente da plataforma, que antes estava vinculado a instalação anterior do ERP precisa ser conectado a nova instalação.
Para isso, ao acessar a nova instalação do ERP, o usuário administrador será direcionado para o Configurador do SmartLink, podendo visualizar uma tela semelhante a abaixo:
Observe que é possível criar um novo ambiente na plataforma, escolhendo-se a aba Criar novo ambiente e seguindo esses procedimentos.
Ao selecionar um ambiente com uma instalação de ERP vinculada, o usuário administrador estará sobrepondo o vínculo. Por isso, um alerta é gerado, conforme abaixo:
Importante
Para seguir nessa tela, digite o nome do ambiente ao qual deseja vincular a instalação do ERP. Se o valor digitado estiver de acordo, o botão Confirmar será habilitado. Clicando-se nele, o usuário será direcionado para a tela de conclusão do processo de seleção (tópico a seguir).
Após selecionar um ambiente na Plataforma de Aplicações TOTVS para vincular à instalação do ERP, a tela abaixo será exibida, indicando que o processo seguirá em segundo plano, não sendo necessário continuar na tela do Configurador do SmartLink.
Conforme informado no texto da tela, caso a tarefa de configuração não seja concluída com êxito, o usuário administrador do ERP será direcionado novamente para a tela do Configurador do SmartLink, para providências.
A tela abaixo será exibida quando houver alguma inconsistência nos dados fornecidos pela instalação do ERP para o Configurador do SmartLink.
Neste caso, entre em contato com o suporte da TOTVS, para avaliação.
Para auxiliar na compreensão desta documentação, descrevemos abaixo alguns conceitos relacionados:
Corresponde a um espaço de trabalho na Plataforma de Aplicações TOTVS onde o cliente pode associar aplicações e seus respectivos usuários, gerenciando o acesso. Um cliente TOTVS pode ter mais de um ambiente na plataforma, conforme sua necessidade. Para administrar ambientes na Plataforma, utiliza-se a ferramenta TOTVS Manager.
No contexto do SmartLink, são informações que identificam o ERP na Plataforma de Aplicações TOTVS, visando estabelecer uma comunicação segura entre as partes. São semelhantes a um nome de usuário e senha de acesso, que geralmente se usam para acessar aplicativos em geral.
Pode-se definir como aquele arranjo de hardware, software e dados que deve ser vinculado a um ambiente da Plataforma de Aplicações TOTVS, sendo mantido isolado de outros arranjos semelhantes.
Uma instalação de ERP pode ser composta de várias máquinas (servidor da aplicação, servidor do banco de dados) ou de vários serviços na mesma máquina (serviço de APIs, serviço de autenticação, serviço de frontend, etc). Entretanto, para o contexto do Configurador do SmartLink, a instalação deve ter um identificador que a diferencie de outra e que permita o vínculo de forma unívoca.
Plataforma para execução de aplicações em nuvem desenvolvidas pela TOTVS. Nessa plataforma estão produtos que complementam as funcionalidades dos ERPs como, por exemplo, Suite Logística, Techfin, Insights, etc.
É um conjunto de serviços, componentes e estratégias cujo objetivo é conectar a Plataforma de Aplicações TOTVS a produtos on-premises ou cloud, de forma segura, resiliente e performática.
Esta conexão permite o compartilhamento de dados de forma massiva e eventos ocorridos de forma bi-direcional.