Solução
O conceito de folhas de especificação visa a agregar características técnicas e características de utilização de um determinado equipamento (conceito básico de MI) ou de um item (conceito de Engenharia). Portanto o conceito de folhas de especificação tanto pode atender a equipamentos como para itens comprados ou fabricados.
Estas informações permitem decidir se um determinado equipamento, utilizado em uma determinada tarefa, poderá ser utilizado em outra (conforme suas especificações). Quando nos referenciamos a equipamento, podemos imaginar ferramentas, controladores, bombas, válvulas, etc.
As folhas de especificações compreendem características suportáveis para um equipamento, e não deve ser feito um paralelo com FICHAS DE INSPEÇÃO (CQ).
Estas características são definidas através da resposta ao componentes que são questionamentos dirigidos. Estes componentes podem ter respostas do tipo "Numérico", "Tabela", "Texto", "Observação", "Título" e "Data".
Para componentes do tipo numérico, podemos ter um resultado que esteja dentro de um valor máximo e mínimo.
As tabelas de resultados (cd0214.p) são utilizadas quando temos componentes de resposta de múltipla escolha. Ex: Tensão de trabalho. Pode ser 110, 220, 380 ou 440 volts.
1.1 - Folhas da família (cd0909a.p):
É a vinculação de folhas de especificação com famílias de equipamentos. Usado para auxílio no cadastro do equipamento, onde podemos vincular todas ou algumas folhas da família ao equipamento.
1.2 - Folhas do Equipamento (cd0213.p):
Um equipamento pode ter vinculado a ele "n" folhas de especificação.
1.3 - Características do equipamento (mi1003.p):
As características técnicas são as especificações do equipamento. Estas características são definidas de acordo com os componentes das folhas de especificação vinculadas ao equipamento. Podem ser utilizadas posteriormente para verificação de similaridade entre equipamentos.
1.4 - Similaridade (mi0712.p):
O sistema permite que, através das características técnicas definidas para os equipamentos, se possa verificar quais os equipamentos são similares.
Somente são considerados na similaridade os resultados de componentes de folhas de especificação do tipo numérico, tabela de resultado e data.
A forma de verificação indicará de que forma serão consistidas as condições de operação necessárias de um equipamento, para que ele possa ser transferido para um TAG, pode assumir os seguintes valores: (para melhor explicação vamos partir de exemplos).
1.4.1 - São iguais as características do equipamento, significa que os resultados informados no equipamento deverão ser os mesmos a nível de TAG, como por exemplo, se utilizar como componente a Freqüência, e para o equipamento informar 50 e 60 Hz, para o TAG o resultado deverá ser o mesmo, caso não seja , não será possível efetuar a movimentação.
1.4.2-Contém as características do equipamento, significa que os resultados informados no equipamento possuem algum (ns) do (s) resultado (s) do TAG, como por exemplo, se utilizar como componente a Freqüência, e para o Equipamento informar 50 e 60 Hz, se informar para o TAG pelo menos um dos resultados do TAG, será possível efetuar a movimentação, caso contrário, não será efetuada a movimentação.
1.4.3-Estão contidas nas características do equipamento, significa que os resultados informados no TAG possuem algum (ns) do (s) resultado (s) do equipamento, como por exemplo, se utilizar como componente a Freqüência, e para o Equipamento informar 50 e 60 Hz, se informar para o TAG pelo menos um dos resultados do TAG, será possível efetuar a movimentação, caso contrário, não será efetuada a movimentação.
1.4.4 - No EMS temos também o conceito de interseção, que significa que somente serão apresentados os equipamentos que possuam informações em comum as parametrizadas.
Ver também a FAQ número 344.