Árvore de páginas

CONFERÊNCIA ARQUIVO METADADOS

O objetivo deste manual é auxiliar o usuário a conferir eventuais divergências contábeis e/ou identificar inconsistências decorrentes da contabilização indevida de valores .

O que é o arquivo Metadados?

É o arquivo gerado via Sistema Credimaster, com extensão .CTB, através da interface de saída CONTAB, conforme exemplo abaixo:

 

Após conclusão do processamento da interface CONTAB, serão gerados arquivos na pasta definida nas configurações básicas do Sistema Credimaster.

Abaixo, descrição de cada um dos arquivos gerados:

  • CFEX*.TXT: Extrato contábil (Descontinuado)
  • CFRZ*.TXT: Razão contábil.
  • CFSL*.TXT: Slip contábil.
  • MCCF*.CTB: Arquivo Metadados.
  • MCCF*erro.TXT: Log de erro decorrente da geração dos arquivos contábeis. Neste arquivo estão descritos eventuais inconsistências na configuração dos esquemas contábeis.
  • Resumo_CF_*.PSR: Relatório contendo resumo da contabilização realizada. O arquivo PSR poderá ser aberto através do menu Ferramentas > Gerar Relatórios > Aba Visual. Relatório.
  • XSlip_CF*.PSR: Relatório contendo boletim de contabilização realizada. O arquivo PSR poderá ser aberto através do menu Ferramentas > Gerar Relatórios > Aba Visual. Relatório.

Como estruturar as informações do arquivo Metadados para análise?

As informações contidas no arquivo metadados estão agrupadas em header e trailler. Os dados contidos no header representam o título das colunas, de acordo com sua finalidade, enquanto as informações contidas no trailler representam registros exibidos em formato de linhas.

Para que o usuário estruture as informações e realize a análise, primeiramente deverá observar que a primeira informação contida no trailler refere-se à finalidade de cada um dos lançamentos. No exemplo acima, observe que a primeira informação contém a finalidade OPERACAO. Desta forma, o usuário deverá localizar no header do mesmo arquivo, as colunas que contemplam essa finalidade, conforme exemplo abaixo:

 

Após, os dados do header deverão ser exportados para um editor de tabelas, conforme exemplo abaixo:

Concluída essa transferência, o usuário deverá colar as informações contidas no trailler, conforme exemplo abaixo: