Árvore de páginas

Baixa de Bem

Quando baixamos um bem, independente do dia de baixa o sistema calcula a depreciação proporcionalmente ao número de dias.

Ex: temos o mesmo bem de R$ 1.000,00 tx 10% e vamos baixá-lo no dia 10 do mês. O cálculo será: ( 10 / 1200 ) * ( 1000,00 ( + corr do bem)) / 30 * 10 =  2,77, então este é o valor da depreciação do mês, correspondente a 10 dias de uso. Se a baixa for total, não mexa nos valores apresentados, o sistema já faz tudo sozinho, a não ser que o bem seja baixado por valor, por quantidade ou percentual. O valor de venda pode ser contabilizado pelo campo SN4->N4_VENDA. Se a baixa for parcial, o sistema gera outro registro, armazenando os valores separadamente.

Quando vamos baixar um bem que possua mais de um tipo de ativo, ex: 01-aquisição e 04- Lei 8200, o sistema pergunta se vai baixar os filhos e apresenta o tipo a ser baixado. No caso de baixa parcial, o sistema faz parcial também para os filhos, neste exemplo, o sistema guarda 4 registros, 2 para o tipo 01 e 2 para o tipo 04. Se o item for diferente para o mesmo código, a baixa deverá ser independente.

Baixas de adiantamento só usamos quando incluímos um bem do tipo “03”. Usado por ex: quando estamos construindo um prédio, ainda não o temos pronto como único bem, mas temos como controlar tudo que esta sendo comprado para ele.