Antes de efetuar a compilação de um arquivo, pasta ou projeto, você precisa estar conectado a um servidor (veja "Perspectiva TOTVS Server").
Na barra de status, você deve indicar qual servidor será utilizado e o ambiente (Tela 42).
Tela 42: Botões para seleção de servidor e ambiente, para compilação e execução
Arquivos
Para compilar, após indicar o servidor e ambiente, acione Ctrl+F9 ou acione o menu de contexto sobre a área do editor ou sobre o elemento do arquivo (na árvore de navegação).
O referido fonte será compilado e na visão console (Tela 43 A), você obterá informações relativas a compilação, tais como se foi ou não bem sucedida e neste caso, os motivos (erros de compilação). A visão TOTVS Explorer, também informa se há problemas de compilação. (Tela 43 B), colocando um pequeno sinal indicativo.
Tela 43: Resultado da compilação de um arquivo-fonte
Observação: Ao solicitar a compilação de qualquer arquivo que não seja um código-fonte e que tenha o tamanho menor que 1024KB, o arquivo será enviado para o servidor como um recurso.
Na Tela 43, como exemplo, temos o erro de arquivo de definição (*.ch) não encontrado. Neste caso, selecione o elemento "projeto" na visão TOTVS Explorer e acione alt+enter
(ou menu de contexto, opção Propriedades
) e verifique a lista de diretórios para busca de arquivo de definição.
Tela 44: Arquivo-fonte com erro de sintaxe.
Na área do editor (Tela 44 A) há uma indicação da linha que esta com erro. Ao passar o mouse sobre a marca, obtêm-se uma janela popup indicando o erro. No lado oposto (Tela 44 B) temos uma barra indicativa, que na sua altura, representa o seu arquivo-fonte e a as marcações existentes indicam o local relativo de erro. Ao clicar-se nesta marca, o editor será posicionado nesta posição.
Esta barra também pode conter outras indicações baseadas em cor, indicando alguma ocorrência, por exemplo,avisos do compilador e mudanças ocorridas deste a última salva.
Na área de abas informativas, temos a visão "Problemas" (Tela 44 C), que possui uma lista de todas as ocorrências da compilação (erros e avisos). Se a linha de mensagem for acionada com um duplo-click, o fonte será aberto e posicionado no local indicado.
Para ativar a numeração de linhas e outros comportamentos do editor, acione o menu de contexto do editor, acessando a opção "Preferências" e acione "Show Line Numbers".
Tela 45: Arquivo-fonte com avisos do compilar
Também é possível marcar arquivos que não foram compilados antes da última alteração, conforme mostrado na Tela 45.1.
Tela 45.1 : Arquivos que ainda não foram compilados
Para isto entre em Window -> Preferences -> Developer Studio Editor -> Compilação, deverá ser mostrado uma janela igual a Tela 45.2. Nesta tela é possível habilitar a marcação de arquivo. Para tal basta alterar os dados da tela e em seguida clicar em “Apply”.
Tela 45.2: Preferências de compilação
Pastas e Projetos
Para compilar pastas (folders) ou o projeto, acione o menu de contexto sobre o elemento a ser compilado na árvore de navegação da visão TOTVS Explorer, e acione uma das opções:
Recompilar <elemento> | Recompila todos os elementos do projeto ou pasta (folder). |
---|---|
Compilar <elemento> | Compila todos os elementos que foram modificados ou que não existam no repositório (RPO).1 |
Como estes processos podem levar algum tempo, lhe será aberta a visão "Progresso", que efetua um retorno visual de como esta a execução da tarefa (Telas 46 e 47).
Tela 46: Visão "Progresso" na barra de status (posição padrão)
Tela 47: Visão "progresso" acoplada em outra posição
NOTA: A visão "Progresso" é utilizada em diversas situações, normalmente naquelas que podem demandar algum tempo de processamento.