São as informações de identificação do cargo (inclusive carreiras e patentes), apresentando código e período de validade. É utilizado para inclusão, alteração e exclusão de registros na Tabela de Cargos/Empregos Públicos do empregador/órgão público. As informações consolidadas nesta tabela são utilizadas por todos os obrigados ao eSocial, para validação de diversos eventos, entre os quais o cadastramento inicial, admissão, alteração de dados contratuais, etc.


Quem está obrigado: O empregador/órgão público, na primeira vez que utilizar o eSocial e toda vez que for criado, alterado ou excluído um determinado cargo.

Prazo de envio: O evento Tabela de Cargos deve ser enviado antes dos eventos “S-2200 – Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do Trabalhador” e/ou “S-2300 - Trabalhador Sem Vínculo de Emprego/Estatutário – Início”.

Fonte: MOS Layout 2.4.02


Informações Sistêmicas

Por padrão o envio do evento S-1030 Cargos/Empregos Públicos é gerado através dos dados da Tabela de Funções (SRJ) do SIGAGPE mas, devido a uma necessidade dos órgãos públicos, que precisam enviar tanto o evento S-1030(Cargos/Empregos Públicos) quanto o evento S-1040 (Funções/Cargos em Comissão),

Não fazia sentido enviar os dados tanto para S-1030 quanto para S-1040 da tabela SRJ, por este motivo foi criado o parâmetro MV_CARGSQ3 que por padrão terá o conteúdo = .F., mas, se for alterado para .T. irá alterar o funcionamento do envio do evento S-1030, utilizando as informações da tabela de cargos (SQ3) para o envio deste evento.


Definição:

ParâmetroDescriçãoTipoPadrão
MV_CARGSQ3Informe se ao enviar o evento S-1030 - Cargos ao eSocial, serão utilizados os dados da tabela SQ3 no lugar da SRJ, preenchimento .T.=SQ3, .F.=SRJLógico.F.


Conteúdo do MV_CARGSQ3Tabela de Envio do S-1030Tabela de Envio do S-1040
.F.SRJSRJ
.T.SQ3SRJ


IMPORTANTE:

Uma vez já enviado o evento S-1030 com dados da tabela SRJ, antes de alterar o conteúdo do parâmetro MV_CARGSQ3 para .T. é altamente recomendável que seja feita uma análise sobre os impactos e sobre qual ação tomar com os registros já enviados ao SIGATAF e consequentemente ao RET.

Por exemplo: Exclusão dos Cargos enviados anteriormente, ou somente a sua retificação, alteração cadastral dos funcionários já enviados.



**** Leiaute S-1.0 ****

Este evento deixa de ser gerado no Leiaute Simplificado


Abaixo as premissas a serem executadas antes de fazer a geração da carga inicial:

  1. Qualificação Cadastral
  2. Saneamento de Dados
  3. Parametrização TAF
  4. Parametrização TSS
  5. Transmissão do evento S-1000


How To Carga Inicial - Vídeo 1




How To Carga Inicial - Vídeo 2




Exemplo de Execução

SIGAGPE - Carga inicial

SIGATAF - S-1030 - Tabela de Cargos

Local onde são gerados os registros do evento S-1030.

Conheça mais sobre os campos no TAF. Acesse:  Tabela de Cargos/Empregos Públicos - TAFA235