Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAPLS

Segmento Executor

Saúde

Chamado

TUTGMQ

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

 DIOPS é o Documento de Informações Periódicas das Operadoras de Planos de Saúde, que devem ser enviados trimestralmente à ANS. As informações que compõem este documento são: quadros cadastrais, quadros financeiros, quadros gerenciais e informações gerais. O documento tem por objetivo fornecer condições para que a DIOPS (ANS) possa efetuar o controle, o monitoramento e o acompanhamento das operadoras. 

 ANS verifica e valida o conteúdo desses arquivos através do seu site, no entanto, alguns softwares de terceiros estão disponíveis para execução dessas tarefas de validação antes do envio do XML para a ANS, permitindo redução de custos e tempos envolvidos no processo

Essa especificação contempla todas as informações necessárias para o desenvolvimento do relatório para preenchimento do quadro financeiro - Idade de Saldos, conforme estabelecido pela ANS.

Definição da Regra de Negócio

 

Lançamentos Utilizados para Tabela BM1: 9A0 e 9A1. Deverá ser cadastrado no arquivo CTBA090 o rastreamento para esses lançamentos.

Lançamentos Utilizados para Reciprocidade assumida: 9CN e 9CM. Os rastreamentos já foram configurados na especificação.


  1. Criar Pergunte com o campo Data de Referência, para que seja possível localizar os títulos a partir desta data para trás, rastreando os títulos em abertos para sua classificação. O nome do Pergunte deve ser PLSRDIPR.
  2. Criar o menu de acesso ao relatório no ATUSX da seguinte maneira: Plano de Saúde / Miscelânea / ANS / DIOPS / Idade de Saldos a Receber, para que fique disponível no sigapls.xnu.


O relatório de Idade de Saldos deverá ser gerado em PDF seguindo o modelo abaixo:

Figura 1 - Quadro de Idade de Saldos de Contas a Receber


 

Figura 2 - Contas que compõem cada coluna e linha do relatório, ou seja, cruzamento das informações.


Para confecção desse relatório, utilizar o componente FWMSPRINTER ou equivalente, por causa da facilidade em diagramar as colunas, linhas e demais itens conforme necessidade. Criar o relatório em fonte diferente da lógica de negócio, com o nome PLSRDIRELT. Em caso de dúvidas sobre a utilização desse componente, utilizar como exemplos os relatórios PLSR998, PLS956, PLSGUIBCO e outros.

 

Regras:

  1. Os lançamentos Padrões - LP's do sistema - mencionadas acima deverão estar corretamente configuradas e com as informações de conta de crédito conforme Plano de Contas da ANS, para o correto rastreio. 
  2. Os títulos a receber já deverão estar contabilizados no sistema.
  3. Como se trata de títulos a receber, todos os itens da cobrança deverão possuir sua fonte na tabela BM1 - Composição da Cobrança.
  4. Criar query para localizar os registros de títulos a receber, da seguinte maneira:
    1. Localizar na tabela CT2 - Lançamentos Contábeis - pela coluna CT2_CREDIT os lançamentos que se encaixam nas contas definidas em cada coluna conforme figuras 1 e 2 deste documento. Ou seja, se desejamos localizar os títulos referentes aos valores de mensalidades de Planos de pessoas físicas de Preço pré-estabelecido (Coluna A), devemos localizar os títulos que se encaixam nas contas 123111011 + 123121011, ou seja, pelo campo CT2_CREDIT localizar os títulos que possuem estas contas.
    2. Com o resultado da query na CT2, localizar na tabela CV3 - Rastreamento Lançamento, se a origem desse lançamento é a tabela BM1. Logo:
      1. Relacionar a tabela CT2 com a CV3 pelo campo de relacionamento CV3_RECDES, que armazena o valor do RECNO da tabela CT2. Ou seja, rastreamos a CT2 na CV3 pelo RECNO CT2 que fica armazenado no campo CV3_RECDES.  
      2. Caso encontre o RECNO da CT2 na CV3, verificar se a tabela de origem - CV3_TABORI - é igual a BM1 e recuperar a informação do campo CV3_RECORI, pois fica armazenado o RECNO da BM1 relacionada.
      3. Filtrar na CV3 os registros que se encaixam também a partir da data de referência informada no pergunte PLSRDIPR, pelo campo CV3_DTSEQ. Logo, filtrar os registros a partir desta data para trás, de forma a retornar os registros passados.
    3. Em seguida, posicionar na BM1, para recuperar as informações do título gerado na tabela SE1 - Contas a Receber. Para localizar o título, necessitamos das informações dos seguintes campos: BM1_PREFIX,BM1_NUMTIT,BM1_PARCEL,BM1_TIPTIT e o campo BM1_VALOR.
      1. Lembre-se: podemos ter vários registros da BM1 relacionados a um único título, pois temos cobrança de mensalidade, de segunda via de carteira e outros lançamentos. Por isso, devemos recuperar o valor na BM1, pois o valor do título é o total daquela cobrança e precisamos apenas do valor referente a BM1 que se encaixa nas contas da ANS.
  5. Antes de verificar na SE1, verificar se o número do título não está na tabela FI7 - Rastreamento CR, pelo número do título nos campos FI7_FILIAL+FI7_PRFORI+FI7_NUMORI+FI7_PARORI+FI7_TIPORI. 

    1. Caso seja localizado o número do título nesta tabela, significa que o título original foi negociado e o original já foi baixado, sendo necessário então classificar a data de vencimento dos títulos pelos novos títulos gerados pela negociação.
    2. Como podemos parcelar um título em várias parcelas, verificar todas as ocorrências do título original na tabela FI7, por meio de um While, para encontrar os títulos filhos gerados.
    3. Logo, se localizarmos o título na FI7, para localizar os novos títulos filhos gerados dessa negociação na SE1, usar os valores dos campos FI7_PRFDES + FI7_NUMDES + FI7_PARDES + FI7_TIPDES.
  6. Com a informação do título, localizar na SE1 o título e recuperar a informação do campo E1_VENCREA, campo que armazena o vencimento real do título, considerando dias úteis, feriados e outros.

    1. Atenção: Os títulos deverão estar em aberto. Por isso, para fazer essa checagem devemos:
      • Utilizar a função SaldoTit (fonte FINXFIN), responsável por verificar e retornar se na data de referência informada no Pergunte se os títulos estavam em aberto, pesquisando pela tabela SE5 - Movimentações Bancárias.
        • Desta forma, usar  função Saldotit para todos os títulos encontrados, passando as informações do título em questão e a data de referência informada no Pergunte para a função, para que retorne se o título estava em aberto ou não. Caso o título esteja baixado, a função retornará 0. Caso esteja em aberto, irá retornar o saldo restante do título.
        • Importante: a função utiliza procedures. Ao realizar os testes no ambiente, verificar se as procedures envolvidas estão instaladas no sistema.
  7. Desta forma, classificar os títulos conforme quadro de Idade de Saldos pela data de vencimento do campo E1_VENCREA, sendo o valor a ser considerado conforme BM1_VALOR.

    1. Importante: Caso o título original tenha sido negociado e tenha gerado títulos filhos, será necessário além de verificar a data de vencimento, o proporcional do registro da BM1 nestes novos títulos, utilizando a função PLRETVLRBM1, que está no fonte PLSCTB.

      1. Exemplo: o Título original tinha o valor de 500,00 e o valor considerado encontrado na BM1 era de 100,00, sendo negociado em 5 vezes - cinco títulos filhos. Logo, devemos saber o proporcional desse valor da BM1 em cada um dos títulos renegociados, através da função PLRETVLRBM1, onde no nosso exemplo, retornaria 20,00 em cada um dos títulos renegociados.

      2. Além disso, para que a função funcione de forma correta, é necessário que a BM1 de origem esteja posicionada, caso contrário, irá ocorrer erros de valoração. Desta forma, antes de utilizar a função PLRETVLRBM1, posicionar na BM1 correspondente.
      3. Devido as movimentações de ponteiro nos alias durante as funções de posicionamento com DbSeek(), MsSeek() ou DbGoTo(), guardar os dados das áreas com a função GetArea e restaurar com RestArea.
  8. Armazenar estas informações num array, para que seja possível sua utilização no relatório ou em outras rotinas do PLS.
    1. Sugestão: criar arrays para cada grupo (equivalente a cada coluna no relatório), com seis posições, onde da 1ª posição para a 5ª seriam os valores de acordo com a classificação dos vencimentos e a 6ª posição seria o total deste grupo, de modo a facilitar a transposição para o relatório ou outros usos sistêmicos.
  9. O relatório deve exibir as informações conforme quadro, sendo a orientação em papel A4 e no sentido horizontal - paisagem.



Títulos PPSC

Títulos em PPSC - Provisão para Perdas Sobre Créditos são os títulos considerados como duvidosos no Protheus. Existem rotinas especificas no Contábil para a provisão destes títulos, com lançamentos padrões e demais rotinas de apoio para a contabilização destes itens.

Desta forma, será necessário encontrar esses títulos provisionados, para que sejam exibidos no relatório, conforme contas definidas pela ANS. Para o correto funcionamento, é necessário que toda a rotina de Provisão de PDD esteja corretamente configurada, como os lançamentos padrões envolvidos para a correta contabilização destas informações. Até o presente momento, para a contabilização da BM1 para títulos PDD considerar a especificação ER_PCREQ-5942_Provisao_PDD, que está em fase de testes. Apesar disto, o funcionamento será similar ao existente, onde teremos a informação da conta na CT2 e podemos recuperar se o PDD é proveniente de uma BM1 pelo campo CV3_TABORI.

Desenvolver query para retornar os dados, conforme abaixo:

  1. Localizar na tabela CT2 - Lançamentos Contábeis - pela coluna CT2_CREDIT os lançamentos que se encaixam nas contas definidas em PPSC.
  2. Com o resultado da query na CT2, localizar na tabela CV3 - Rastreamento Lançamento, se a origem desse lançamento é a tabela BM1. Logo:
    1. Relacionar a tabela CT2 com a CV3 pelo campo de relacionamento CV3_RECDES, que armazena o valor do RECNO da tabela CT2. Ou seja, rastreamos a CT2 na CV3 pelo RECNO CT2 que fica armazenado no campo CV3_RECDES.  
    2. Caso encontre o RECNO da CT2 na CV3, verificar se a tabela de origem - CV3_TABORI - é igual a BM1 e recuperar a informação do campo CV3_RECORI, pois fica armazenado o RECNO da BM1 relacionada.
    3. Filtrar na CV3 os registros que se encaixam também a partir da data de referência informada no pergunte PLSRDIPR, pelo campo CV3_DTSEQ. Logo, filtrar os registros a partir desta data para trás, de forma a retornar os registros passados.
  3. Como não precisamos da informação de vencimento do título, pegar o valor equivalente da BM1 no campo CT2_VALOR, de forma que podemos simplificar a query, encontrando os lançamentos que se encaixam nas contas de PPSC (CT2) e verificar se a origem é BM1 (CV3).
  4. Para facilitar o desenvolvimento da query, pode-se localizar no CT2_CREDIT todas as contas envolvidas no PPSC e após, utilizar o comando GROUP BY para classificar os resultados de forma ordenada e os valores somados conforme conta, facilitando o trabalho de classificação posterior, para que fique agrupada em cada coluna do relatório.
  5. No relatório, na linha Saldo, devemos realizar a subtração  do subtotal de cada coluna com o PPSC equivalente a coluna, para temos a informação.





Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

PLSRDIR 

Inclusão

Miscelânea -> DIOPS -> Idade e Saldos

1 a 2

Protótipo de Relatório

 Formato do Relatório que deve ser gerado ao acessar a rotina 

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.