import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css

Boletim Técnico: Tratamento dos Campos MRP e FANTASM no Cadastro de Indicadores de Produtos
Ocorrência
Melhoria
Resumo
O Sistema Protheus permite a utilização do Cadastro de Produtos (SB1) de forma compartilhada, porém determinadas características dos produtos podem ser exclusivas de cada filial. Para atender esta peculiaridade existe o Cadastro de Indicadores de Produtos (SBZ) que permite tratar cada produto de forma exclusiva para cada filial. Constatou-se a necessidade de tratar de forma exclusiva alguns campos que existem no SB1, mas não existem no SBZ. Os campos são:•	 B1_MRP (Indica se o produto entra ou não no MRP) •	 B1_FANTASM (Indica se o produto é Fantasma). Estes campos são tratados diretamente no SB1, impossibilitando que o tratamento seja diferenciado por filial quando o cadastro de produto está compartilhado. Com esta nova opção, é possível indicar se o produto entra no MRP ou se é fantasma, diretamente no Cadastro de Indicadores de Produtos (SBZ), viabilizando o funcionamento mais flexível.  Após a aplicação desta atualização, se o parâmetro MV_ARQPROD estiver com o conteúdo SBZ, o sistema passa a utilizar os campos MRP e FANTASM do SBZ independente da informação contida nestes campos no SB1.  Os novos campos BZ_MRP e BZ_FANTASM são atualizados automaticamente com as informações dos campos B1_MRP e B1_FANTASM, desde que exista um produto no SBZ correspondente a um produto no SB1 e os campos BZ_MRP e BZ_FANTASM estejam em branco, desta forma o funcionamento do sistema permanece inalterado, permitindo ao alterar as informações no Cadastro de Indicadores de Produtos. 
ID do Chamado
SDLMAG
Produtos
  • Microsiga 10
  • Módulos
    • SIGAEST
    Portais
    • nenhum
    Países
    • Brasil
    Sistema Operacional
  • todos
  • Bancos de Dados
    • todos
    Nome + Fonte
    MATA010 - Programa de atualização de Produtos, MATA200 - Manutenção na Estrutura dos produtos, MATA241 Programa de Movimentações Internas (Requisições/Devoluções), MATA381 - Programa de Ajuste de Empenhos Modelo II, MATA410 - Programa de atualização de Pedidos de Venda, MATA550 - Manutenção de Grade de Produtos, MATA635 - Matéria Prima x Estrutura, MATA650 - Cadastramento de Ordens de Produçã, MATA710 - MRP, MATA760 - Gera OPs baseado no ponto de pedido, MATA801 - Produção , MATC010X - Função de Estrutura de Produtos, MATR450 - Relação Consumo Real x Standard, MATR450A - Relação Consumo Real x Standard, MATR875 - Relação para Análise dos Estoques, QIEA010 - Atualização das Especificações de Produtos, QIEM010 - Duplica Especificações, EECCAD00 - Funções de manipulação de dados do SIGAEEC, SIGACUSB - Funções do Módulo Custos, UPDEST42 - Update referente tratamento dos campos MRP e FANTASM
    Ajustes no Compatibilizador
    Sim
    Integridade Referencial
    Não
    Aplicação de Patch
    Não
    Compatibilizador 1
    - U_UPDEST42
    Procedimentos para Implementação

    O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) desta FNC.

     

    Antes de executar o compatibilizador U_UPDEST42 é imprescindível:

    a)       Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (diretório \PROTHEUS_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (diretório \PROTHEUS_DATA\ SYSTEM).

    b)       Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.

    c)        Essa rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.

    d)       Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.

    e)       O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

     

     

    O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

     

    A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto, antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

     

                         i.                        No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).

                       ii.                        Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.

                      iii.                        Se Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;

                      iv.                        Se Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).

                        v.                        Nestes casos descritos nos itens “iii” ou “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).

                      vi.                        Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.

                     vii.                        Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.

     

    Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!

     

    1.        Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite U_UPDEST42 no campo Programa Inicial.

    2.        Clique em OK para continuar.

    3.        Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.

    4.        Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.

    5.        É apresentada uma mensagem explicativa na tela.

    6.        Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização, são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.

    7.        Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.

    8.        Clique em OK para encerrar o processamento.

    Descrição de Ajustes

    1.        Criação no arquivo SX3 – Campos:

    ·       Tabela SBZ - Indicadores de Produtos:

    Campo

    BZ_MRP

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Entra MRP  

    Descrição

    Entra no Mrp?           

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Sim

    Usado

    Sim

    Pasta

    1-Cadastrais

    Box

    ‘S=Sim;N=Não’

    Help

    Indica se o produto entra no MRP

     

    Campo

    BZ_FANTASM

    Tipo

    C - Caracter

    Tamanho

    1

    Decimal

    0

    Formato

    @!

    Título

    Fantasma

    Descrição

    Informa 'S' se e' fantasm

    Contexto

    Real

    Propriedade

    Alterar

    Obrigatório

    Não

    Browse

    Sim

    Usado

    Sim

    Pasta

    1-Cadastrais

    Box

    ‘S=Sim;N=Não’

    Help

    Indica se o produto entra no MRP

     

    Estes campos são opcionais, mas serão considerados no processo sempre que o parâmetro MV_ARQPROD estiver preenchido com SBZ. Caso estes campos estiverem em branco, serão considerados como Não.

    Procedimentos para Utilização

    1.     Em Estoque / Custos (SIGAEST) acesse Atualizações/ Cadastros/ Indicador Produtos (MATA018).

    2.     Verifique se os campos Entra Mrp e Fantasma estão disponíveis para atualização.

    3.     Verifique se o Parâmetro MV_ARQPROD está preenchido com SBZ, se não estiver, as informações do Cadastro de Indicadores de Produtos (SBZ) são ignoradas. Para que o sistema considere as informações contidas no Cadastro de Indicadores de Produtos (SBZ) é necessário alterar o conteúdo deste parâmetro para SBZ.

     

    O Sistema somente considera a informação contida no Cadastro de Indicadores de Produtos se o Parâmetro MV_ARQPROD estiver preenchido com SBZ, caso contrário o sistema considera as informações contidas no Cadastro de Produtos (SB1).

     

    Todas as rotinas que utilizam os campos B1_MRP e B1_FANTASM foram alteradas para que busquem as informações nos campos BZ_MRP e BZ_FANTASM, desde que o parâmetro MV_ARQPROD esteja configurado. O funcionamento de todas as rotinas são idênticas ao funcionamento normal, exceto as que passam a considerar as informações contidas no Cadastro de Indicadores de Produtos (SBZ), considerando o parâmetro MV_ARQPROD.

    Informações Técnicas

    Tabelas Utilizadas

    Tabela SBZ - Indicadores de Produtos