Índice

Visão Geral

O Painel de Câmbio centraliza a gestão de parcelas de câmbio de exportação e aquisição de serviços por meio de uma única tela onde é possível identificar rapidamente as parcelas e suas informações relacionadas, além de prover fácil acesso às operações mais importantes relacionadas ao processo de câmbio.

Entre os controles da tela inicial, vale destacar:

Além disso o Painel de Câmbio introduz um novo conceito de execução de ações em lote sobre as parcelas de câmbio, eliminando a necessidade de uso da rotina de FFC (Ficha de Pagamento de Câmbio).

Para isso, basta selecionar todas as parcelas desejadas para a operação em lote por meio da coluna de marcação e executar uma das ações disponíveis, sendo:


Ao executar as operações em lote, é possível acompanhar a operação visualizando o tempo estimado para sua conclusão assim como quaisquer mensagens de erro ou validação que possam ocorrer para cada parcela. Também foi introduzido um novo facilitador para agilizar a localização posterior das parcelas envolvidas no lote por meio de um número sequencial único de acordo com a operação.

Adicionalmente, é possível efetuar um acesso direto à manutenção de câmbio de embarque a partir de uma parcela de forma a executar as operações adicionais de alteração, vinculação a contratos de financiamento, entre outros.


Por se tratar de uma rotina de processamento em lote, algumas validações não impeditivas não se aplicam e as validações impeditivas serão executadas após o início do processamento.


Destaques da Tela Principal

Os totalizadores visam insights rápidos acerca das parcelas de câmbio e seu status atual, podendo ainda no campo Moeda selecionar o totalizador por moeda refinando ainda mais a visão das parcelas disponíveis.

Outro detalhe é que para cada parcela selecionada com o duplo clique o campo Marcados dos Totais do rodapé tem seus valores atualizados e para cada parcela que é selecionada os valores vão sendo somados e os outros campos sendo preenchidos de acordo com a situação da parcela em questão podendo ser A Receber, A Liquidar e assim por diante, também cabe dizer que a seleção de parcelas com moedas distintas não será possível por critério de visões onde separam os valores.  

Imagem do Painel de Câmbio destacando os totalizadores

        Quando houver movimentações como liquidação, estorno ou similares em uma operação de câmbio através de outra tela, e a tela do Painel de Câmbio estiver aberta, será essencial executar uma ação que dispare a atualização dos valores exibidos.



A nova rotina Painel de Câmbio já contêm "Visões" pré definidas. As visões funcionam como filtros rápidos para a lista de parcelas, agilizando a identificação das parcelas entre os principais contextos de negócio.

Além disso, é possível a criação de novas visões de acordo com a necessidade e entendimento do usuário. Para conhecer os detalhes sobre a criação de novas visões verifique o link Gráficos e Visões do Browse onde é possível obter explicações e demais informações necessárias para a configuração das novas visões. 


Imagem do Painel de Câmbio destacando as visões padrão


Ações

As rotinas do Painel de Câmbio são executadas de acordo com as parcelas marcadas, e ao acionar a ação são executadas algumas validações, verificando por exemplo numa operação de alteração se não existem registros bloqueados para uso, como ocorre quando o embarque do processo relacionado à parcela está aberto para alteração.

Conheça abaixo as ações disponíveis para uso na rotina:


Esta opção efetua uma operação de recebimento de receita em uma conta no exterior.

As parcelas que atenderão ao contexto da operação executada por este botão serão as com status igual a "Aguardando Recebimento no Exterior".

Para as parcelas marcadas que não atenderem ao contexto da operação do botão, estas serão desmarcadas e nenhuma ação será executada sobre elas.

Para as parcelas que atendam ao contexto da operação do botão, serão executadas as seguintes ações:

  1. Será exibida pelo sistema a tela para inclusão dos dados do recebimento no exterior.
  2. Caso a modalidade seja "Contrato de Câmbio" será exigido a data de crédito no exterior para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com módulo Financeiro, tais títulos não sofrerão alterações.
  3. Caso a modalidade seja "Movimento no Exterior" será exigido a data de crédito no exterior e os dados do banco no exterior para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com módulo Financeiro, tais títulos serão baixados no respectivo banco no exterior selecionado.
  4. Em caso de sucesso na operação, as parcelas passarão para o status "Aguardando Contratação de Câmbio a Receber" e o campo "Lote Rec." é gravado com o código do lote de referência da operação nas parcelas marcadas.


Dependendo de sua modalidade, existem regras para preenchimento de alguns campos.

  • Quando a Modalidade estiver definida como 2 – Movimento no Exterior, para os campos:

Acréscimo ou decréscimo: são campos somente visíveis.

Desconto, Juros ou Multa: são campos somente visíveis e editáveis.

  • Quando a Modalidade estiver definida como 1 – Contrato de Câmbio, para os campos:

Desconto, Juros ou Multa e Acréscimo ou decréscimo: são campos somente visíveis e editáveis.

Observação:

Somente serão apresentados os campos Desconto, Juros ou Multa e Acréscimo ou decréscimo quando for selecionada apenas uma parcela.

Caso o Motivo não seja movimento bancário, não há necessidade de informar o banco.

Quando o parâmetro MV_EEC_EFF estiver Habilitado, ao efetuar a operação de Movimento no Exterior para parcelas com vínculo a um contrato de Financiamento, os dados bancários não serão trazidos do contrato, pois nesta etapa da operação deverá ser informado o banco de movimento no exterior.

Quando o câmbio for na modalidade Movimento no Exterior e com moeda do banco diferente da moeda do câmbio e com a data de crédito no exterior preenchida, ao salvar o processo, caso o sistema identifique uma divergência no cadastro de cotação de moedas entre os módulos de SIGAEEC e SIGAFIN, será apresentada a seguinte mensagem:

Foi identificada uma divergência no cadastro de cotação de moedas entre o módulo de exportação e o financeiro.

Considerando a moeda 'X' informada no banco e a data da operação '01/01/2023', foi identificado que:
No módulo de exportação foi cadastrada a taxa de 'W', enquanto que no módulo financeiro foi cadastrada a taxa 'Z'.

Considerando a moeda 'Y' informada no câmbio e a data da operação '01/01/2023', foi identificado que: 
No módulo de exportação foi cadastrada a taxa de 'A', enquanto que no módulo financeiro foi cadastrada a taxa 'B'.

Recomenda-se ajustar os cadastros antes de efetuar a baixa da parcela, visto que as informações divergentes poderiam ocasionar em diferenças na integração entre os módulos.

Assim o usuário deverá optar por prosseguir com o processo ou ajustar o cadastro da cotação.

Observação: os parâmetros MV_AVG0131 e MV_MOEDBCO devem estar habilitados.

Esta opção realiza o Estorno dos recebimentos via movimento no exterior.

As parcelas que atenderão ao contexto da operação executada por este botão serão as com status igual a "Aguardando Contratação de Câmbio a Receber".

Para as parcelas marcadas que não atenderem ao contexto da operação do botão, estas serão desmarcadas e nenhuma ação será executada sobre elas.

Para as parcelas que atendam ao contexto da operação do botão, serão executadas as seguintes ações:

  1. Caso a modalidade seja "Contrato de Câmbio" será retirada a data de crédito no exterior para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com módulo Financeiro, tais títulos não sofrerão alterações.
  2. Caso a modalidade seja "Movimento no Exterior" será retirada a data de crédito no exterior para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com módulo Financeiro, tais títulos terão o estorno da baixa realizado no respectivo banco no exterior onde fora baixado.
  3. Em caso de sucesso na operação, as parcelas passarão para o status "Aguardando Recebimento no Exterior"

Esta opção efetua a contratação do câmbio para as parcelas de câmbio a receber, encerrando as ações sobre o título caso tenha sido liquidado o valor total da parcela.

As parcelas que atenderão ao contexto da operação executada por este botão serão as com status igual a "Aguardando Contratação de Câmbio a Receber" ou parcelas com status "Aguardando Recebimento no Exterior".

Para as parcelas marcadas que não atenderem ao contexto da operação do botão, estas serão desmarcadas e nenhuma ação será executada sobre elas.

Para as parcelas que atendam ao contexto da operação do botão, serão executadas as seguintes ações:

  1. Será exibida pelo sistema uma tela de dados da liquidação onde independente do status das parcelas serão exigidas a data da liquidação e os dados do banco nacional da contratação do câmbio para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com módulo Financeiro, ocorrerá o seguinte:
  2. Caso a modalidade seja "Movimento no Exterior", havendo a data de crédito no exterior e os dados do banco no exterior onde foi liquidado o câmbio com respectivo título em banco no exterior baixado, ocorrerá a transferência da movimentação bancária com a saída do saldo do título do banco no exterior e a entrada do mesmo saldo no banco nacional elecionado.
  3. Caso a modalidade seja "Contrato de Câmbio", será será realizada a baixa do título financeiro diretamente no banco nacional selecionado.
  4. Em caso de sucesso na operação, as parcelas passarão para o status "Câmbio a Receber Contratado/Pagamento Efetuado"  e o campo "Lote Bx." é gravado com o código do lote de referência da operação nas parcelas marcadas. 


Independente da Modalidade, as regras para preenchimento dos campos são:

Acréscimo ou decréscimo: são campos somente visíveis.

Desconto, Juros ou Multa: são campos somente visíveis e editáveis.

Observação:

Somente serão apresentados os campos Desconto, Juros ou Multa e Acréscimo ou decréscimo quando for selecionada apenas uma parcela.

Caso o Motivo da baixa não seja movimento bancário, não há necessidade de informar o banco.

Quando o parâmetro MV_EEC_EFF estiver Habilitado, ao liquidar parcelas que estiverem vinculadas a um contrato de Financiamento do módulo Easy Financing (SIGAEFF), os dados de Operação, Banco, Agência e Conta serão carregados do contrato e não poderão ser alterados. Parcelas com contrato informado, porém o contrato não possui vínculo com o módulo de Financiamento, os dados bancários ficarão em branco e livres para o preenchimento das informações.



Esta opção efetua o estorno da contratação de câmbio para uma parcela de câmbio a receber, revertendo as operações efetuadas no financeiro no momento da liquidação.

As parcelas que atenderão ao contexto da operação executada por este botão serão as com status igual a "Câmbio a Receber Contratado/Pagamento Efetuado".

Para as parcelas marcadas que não atenderem ao contexto da operação do botão, estas serão desmarcadas e nenhuma ação será executada sobre elas.

Para as parcelas que atendam ao contexto da operação do botão, serão executadas as seguintes ações:

  1. Caso a modalidade da parcela seja igual a "Movimento no Exterior", ocorrerá o estorno da movimentação bancária, devolvendo o valor em moeda estrangeira para a conta no exterior e estornando o recebimento do valor contratado da conta nacional.
  2. Caso a modalidade seja "Contrato de Câmbio", será será realizada o estorno da baixa do título financeiro diretamente no banco nacional selecionado.

Em caso de sucesso na operação, havendo a data de crédito no exterior o status passará para "Aguardando Contratação de Câmbio a Receber" e caso contrário o status passa a ser "Aguardando recebimento no Exterior" e o campo "Lote Bx" é apagado nas parcelas marcadas.

Esta opção efetua a baixa de uma parcela a pagar da rotina de câmbio.

As parcelas que atenderão ao contexto da operação executada por este botão serão as com status igual a "Aguardando Pagamento".

Para as parcelas marcadas que não atenderem ao contexto da operação do botão, estas serão desmarcadas e nenhuma ação será executada sobre elas.

Para as parcelas que atendam ao contexto da operação do botão, serão executadas as seguintes ações:

  1. Será exibida pelo sistema uma tela para registro de dados do pagamento.
  2. Caso a modalidade seja "Movimento no Exterior", serão exigidas a data de liquidação e os dados do banco no exterior para as parcelas e caso haja título financeiro criado por integração com módulo Financeiro, tais títulos serão baixados no respectivo banco no exterior selecionado.
  3. Caso a modalidade seja "Contrato de Câmbio", serão exigidas a data de liquidação e os dados do banco nacional para as parcelas e caso haja título financeiro criado por integração com módulo Financeiro, tais títulos serão baixados no respectivo banco nacional selecionado.

Em caso de sucesso na operação, as parcelas passarão para o status "Câmbio a Receber Contratado/Pagamento Efetuado" e o campo "Lote Pag." é gravado com o código do lote de referência da operação nas parcelas marcadas.


Independente da Modalidade, as regras para preenchimento dos campos são:

Acréscimo ou decréscimo: são campos somente visíveis.

Desconto, Juros ou Multa: são campos somente visíveis e editáveis.

Observação:

Somente serão apresentados os campos Desconto, Juros ou Multa e Acréscimo ou decréscimo quando for selecionada apenas uma parcela.

Caso o Motivo da baixa não seja movimento bancário, não há necessidade de informar o banco.

Esta opção efetua o estorno de uma parcela a pagar da rotina de câmbio.

As parcelas que atenderão ao contexto da operação executada por este botão serão as com status igual a "Câmbio a Receber Contratado/Pagamento Efetuado".
Para as parcelas marcadas que não atenderem ao contexto da operação do botão, estas serão desmarcadas e nenhuma ação será executada sobre elas.
Para as parcelas que atendam ao contexto da operação do botão, serão executadas as seguintes ações:

  1. Caso a modalidade seja "Movimento no Exterior", será retirada a data de liquidação para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com o módulo Financeiro, tais títulos terão a baixa do título estornada no respectivo banco no exterior selecionado.
  2. Caso a modalidade seja "Contrato de Câmbio", será retirada a data de liquidação para as parcelas e caso haja título financeiro relacionado por motivo de integração com módulo Financeiro, tais títulos terão a baixa do título estornada no respectivo banco nacional selecionado.

Em caso de sucesso na operação, as parcelas passarão para o status "Aguardando Pagamento" e o campo "Lote Pag." é limpo nas parcelas marcadas.

Esta opção permite a alteração de parcelas de Câmbio em lote marcadas e ainda não recebidas, liquidadas ou pagas.

A rotina é divida horizontalmente em duas seções:

  • "Replicar dados": são exibidos campos editáveis para replicação de dados em todas as parcelas. Após a confirmação de replicação, o conteúdo dos campos é copiado para todas as parcelas e então os campos são limpos.
  • "Dados das parcelas": são exibidos os principais dados das parcelas selecionadas e também, é possível editar os mesmos campos.

Os campos editáveis incluem Data Vencto., Sol.Cambio, Dt.Negociac, Vl.da Parc., Acréscimos, Decréscimos, Descontos, Multas, Juros, Observações, Corretor, V.Corretagem e Nr.Operacao. Estes campos permitem a edição livre e serão validados posteriormente pelo sistema.

Para os campos Acréscimos, Decréscimos, Descontos, Multas, Juros e V.Corretagem, está realizando a validação para aceitar somente valores positivos e o campo Vl.da Parc. para que seja maior que zero. Além disso, o campo Corretor será validado contra a tabela SY5 do tipo corretora de câmbio.

A inclusão ou exclusão de linhas no grid não será permitida, mantendo a integridade dos dados.

Ao Salvar a alteração em lote das parcelas, é apenas enviado os campos alterados de cada parcela alterada e mantendo o tratamento de erros existente.

Esta opção permite a exclusão de parcelas desmembradas que não sofreram nenhum recebimento, liquidação ou pagamento.

Esta opção possibilita efetuar manutenções nas parcelas de câmbio do embarque correspondente à parcela selecionada, por meio da manutenção de câmbio, executando a mesma rotina disponível em "Atualizações > Financeiro > Câmbio".

É possível incluir, alterar e excluir parcelas de câmbio onde dependendo da alteração, as parcelas têm seu status atualizado no retorno ao Painel de Câmbio e além disto a somatória das parcelas marcadas no Painel também é atualizada caso uma mas parcelas alteradas esteja marcada.

Selecionar Parcelas

Como o Painel de Câmbio foi desenhado com o pensamento de utilização em Lote, é possível selecionar mais de uma parcela para a realização das operações acima descritas, desta forma alguma validações foram adicionadas na marcação destas parcelas, com o intuito de auxiliar na utilização das operações. Abaixo podemos citar as seguintes regras de marcação de parcelas:

Pontos de Entrada

A rotina conta com pontos de entrada que possibilitam customizar as principais operações. Acesse os links abaixo para conhecer mais:

Ponto de EntradaLink para acesso a mais informações
AF900BROWSEDT PE AF900BROWSE Painel de Câmbio

AF900MNU

DT PE AF900MNU Painel de Câmbio

AF900VLD

DT PE AF900VLD Painel de Câmbio

AF900GETFIELDS

DT PE AF900GETFIELDS Painel de Câmbio

AF900INTCP

DT PE AF900INTCP Painel de Câmbio

Assuntos Relacionados