A interface de grade na codificação de produtos tem como objetivo atender empresas que desejam utilizar os facilitadores dessa rotina em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Ela possibilita tratar, na formação codificação, as características comuns à família do produto, junto com o conceito de grade de produtos, agilizando assim o cadastro de produtos que variem em apenas alguns aspectos, mantendo a sua característica principal.

No configurador de produtos, para que se possa definir as regras de codificação e composição dos produtos, já é possível utilizar duas novas características relacionadas à grade de produtos, sendo elas: linha e coluna, respectivamente nessa ordem.

Com essa solução, o Sistema disponibiliza uma ferramenta mais prática e robusta que pode ser aplicada nos diversos processos da indústria de calçados, confecções e demais produtos com variações similares.

Help_buttonImportante:

Premissas para utilização da interface de grade na codificação de produtos:

  • O parâmetro MV_GRADE deve estar habilitado.
  • É obrigatório informar sempre duas características com interface grade linha e grade coluna, uma após a outra, respectivamente. Dessa forma, não se pode informar uma interface grade linha sem que seja informada uma interface grade coluna e vice-versa. Primeiramente, deve-se informar a interface grade linha e, em seguida, a interface grade coluna.
  • Não é permitido incluir nenhuma característica ou expressão entre ou após as interfaces de grade; ou seja, a definição da grade linha e da grade coluna devem estar juntas e como os últimos itens das características do configurador de produto, mesmo que não utilize código padrão na definição da família de produtos.
  • O tamanho de uma característica de interface de grade está limitado ao tamanho dos campos das tabelas de dados que utilizam o conceito de grade de produtos, como por exemplo: o campo Item da Grade (C2_ITEMGRD) da tabela SC2 – Ordem de Produção que está configurado com o tamanho de duas posições. Sendo assim, o tamanho da máscara dos itens de grade, no configurador de produtos, deverá ser menor ou igual a duas posições.

Exemplo de utilização

Configuração do cadastro de família de produtos para a utilização do configurador de produto em conjunto com o recurso de grade de produtos.

Roteiro de utilização:

Gerar, automaticamente, os códigos dos produtos para todas as combinações da família de produtos Tênis, com  suas características.

Esse exemplo demonstra como utilizar a interface de grade no configurador de produtos.

  1. No ambiente Configurador, opção Parâmetros, configure o conteúdo do parâmetro MV_GRADE para T(habitado).
  2. Em seguida, no ambiente Controle e Planejamento de Produção ou Estoque e Custos, em Codificação, cadastre as características da família de produto:

Características do solado:

Cód. Caract.

01

02

Descrição

Solado sem amortecimento

Solado com amortecimento

Descr. (prd)

Sol. s/ amort.

Sol. s/ amort.

Ativa

Sim

Sim

Características do cadarço:

Cód. Caract.

01

02

Descrição

Cadarço nylon

Cadarço Algodão

Descr. (prd)

Cad. nylon

Cad. algodão

Ativa

Sim

Sim

Características da cor:

Cód. Caract.

AM

AZ

PT

VD

Descrição

Amarela

Azul

Preta

Verde

Descr. (prd)

Cor AM.

Cor AZ.

Cor PT.

Cor VD.

Ativa

Sim

Sim

Sim

Sim

Características do tamanho:

Cód. Caract.

36

37

38

39

Descrição

Tam. 36

Tam. 37

Tam 38

Tam. 39

Descr. (prd)

T.36

T.37

T.38

T.39

Ativa

Sim

Sim

Sim

Sim

3. Após definir as características, o sistema apresenta um tela com a geração automática de todos os códigos de produtos (Tabela SKU), gerados a partir das combinações informadas no cadastro da família do código inteligente e sua codificação.