O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) consiste em promover a integração dos fiscos federal, estadual e municipal, mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações contábeis e fiscais digitais, assim como, integrarem todo o processo relativo às notas fiscais.

O SPED é composto por três projetos:

O Sistema Público de Escrituração Contábil Digital (SPED Contábil) foi  regulamentado através da Instrução Normativa RFB nº. 787, de 19 de novembro de 2007, e visa colocar a escrituração contábil na era digital. Através desse Sistema, o livro Diário e o livro Razão em papel serão substituídos pelos assinados digitalmente. 

Observação Antes da geração do SPED Contábil, sugerimos que seja executado o Pré – Validador do SPED Contábil para que assim os dados contábeis sejam pré-avaliados e as inconsistências que por ventura forem encontradas possam ser corrigidas antes da geração propriamente dita do arquivo digital, otimizando assim o envio dos dados.

Geração do SPED Contábil:
1º Passo
Para geração do SPED Contábil é necessário verificar e/ou cadastrar no sistema, informações exigidas pelo Fisco:

Instituições Responsáveis pela Administração do Cadastro
Disponível em Rotinas Legais | SPED Contábil | Instituições Responsáveis Pela Administração do Cadastro. É utilizado para identificar os órgãos e instituições governamentais que compartilham das informações relativas à ECD. O cadastro virá preenchido com os dados divulgados pela legislação, podendo ser alterado por você em casos de alterações legais.

Outras Inscrições Cadastrais
Disponível em Rotinas Legais | SPED Contábil | Outras Instituições Cadastrais. Nele devem ser incluídas as inscrições cadastrais do empresário ou sociedade empresária que legalmente tenham direito de acesso ao livro contábil digital, exceto Secretaria de Receita Federal e Secretaria de Estado da Fazenda que jurisdicionam o estabelecimento do empresário/sociedade empresária.

Tipos de Relacionamentos de Participantes
Disponível em Rotinas Legais | SPED Contábil | Tipos de Relacionamentos de Participantes. É uma tabela que contém informações dos Tipos de Relacionamentos de Participantes com a Empresa no caso do mesmo se enquadrar nos relacionamentos definidos pelo Ato Declaratório Cofis nº 36 de 18/12/2007, Anexo II. Em caso de alterações legais a tabela pode ser alterada por você.

Participantes
Disponível em Rotinas Legais | SPED Contábil | Participantes. Os participantes são empresários ou empresas que possuem vínculo definido por lei ou por regulamentação específica com outra empresa. Nesse cadastro deve ser informado os participantes, ou seja, clientes, fornecedores, transportadores, contabilistas, empresários, entre outros, que fazem ou fizeram relacionamentos com a empresa.

Qualificação do Assinante
Disponível em Rotinas Legais | SPED Contábil | Qualificação de Assinantes.
Para ECD é necessário informar o signatário (profissional responsável pelas informações contidas na ECD perante o fisco) com sua qualificação de assinante.
Esse cadastro está preenchido com dados fornecidos pelo Departamento Nacional de Registro do comércio (DNRC) se for necessário você pode cadastrar novas qualificações para adaptar à legislação. As informações aqui definidas serão utilizadas no cadastro da escrituração contábil.

Escriturações Contábeis
Disponível em Rotinas Legais | SPED Contábil | Escriturações Contábeis. Todos os livros da escrituração contábil podem ser incluídos no SPED Contábil, em suas diversas formas. São previstas as seguintes formas de escrituração:

Plano de contas contábil
No plano de contas contábil é necessário informar a Natureza da conta para emissão do SPED. No caso de existir alguma conta que não deve ser enviada, deve ser informada a opção "Não informada". Outra informação necessária neste cadastro é a data de inclusão. O SPED não será gerado caso exista alguma conta sem a data de inclusão informada.

Contas Correlatas (a partir do Layout 3.0)
Nos Anexos do plano de contas contábil poderá ser feita a associação da subconta correlata da conta contábil. -Uma conta contábil pode ter várias subcontas correlatas, porém uma subconta correlata somente pode estar associada a uma única conta contábil. - Uma conta contábil já vinculada como subconta correlata não pode possuir em seus Anexos nenhuma subconta correlata associada a ela. -Tanto a conta contábil como a subconta correlata devem ser Analíticas.

Plano de contas gerencial
Se em Opções | Parâmetros | RM Saldus | Rotinas Legais | SPED Contábil, no parâmetro Considerar para o Centro de Custo, a opção Conta Gerencial estiver marcada, permite que a conta gerencial seja enviada para o arquivo referente ao SPED Contábil. Para isso é necessário também marcar a opção "Enviar para o SPED Contábil" no cadastro das contas gerenciais. Outra informação necessária neste cadastro é a data de inclusão. O SPED não será gerado caso exista alguma conta sem a data de inclusão informada.

Centros de Custos
Se em Opções | Parâmetros | RM Saldus | Rotinas Legais | SPED Contábil, no parâmetro Considerar para o Centro de Custo, a opção Próprio Centro de Custo estiver marcada, permite que o centro de custo seja enviado para o arquivo referente ao SPED Contábil. Para isso é necessário também marcar a opção "Enviar para o SPED Contábil" no cadastro dos Centros de Custos. Outra informação necessária neste cadastro é a data de inclusão. O SPED não será gerado caso exista algum centro de custo sem a data de inclusão informada.

Plano de contas paralelo
No menu Cadastros | Plano de contas paralelo é possível relacionar as contas do plano de contas contábil do sistema com as contas do plano de contas referencial fornecida pelo governo. Este processo é necessário quando a Sociedade Empresária estiver sujeita à regulamentação, seja do Banco Central ou da SRF. Para isso é necessário identificar a 'Instituição Responsável'. A opção 'Não Aplicável' neste cadastro deverá ser utilizada nos planos de contas paralelo cuja finalidade não seja a geração do SPED Contábil.

Atualizar o Participante nos Lançamentos
Informar os participantes nas transações de Clientes/Fornecedores ou Filial dos lançamentos. Para facilitar a identificação dos participantes nos lançamentos existentes na base, pode-se utilizar o processo existente no próprio cadastro do Participante. O SPED não será gerado caso exista algum participante pendente de atualização.

2º Passo
Definir os parâmetros que serão utilizados pelo processo de geração do SPED em Opções | Parâmetros | RM Saldus | Rotinas Legais | SPED Contábil.

3º Passo
Conferir, através dos relatórios, os saldos das contas, onde as contas de resultado devem necessariamente estar zeradas. Lembre-se de verificar também o saldo das contas por centro de custo ou gerencial, conforme opção definida nos parâmetros, pois estes também devem estar zerados.

4º Passo
O processo de geração do SPED Contábil consiste em criar um arquivo digital em um formato específico.
É acessado através do Menu | Rotinas Legais | SPED Contábil | Gerar SPED Contábil.
Para gerar o arquivo, são necessárias as seguintes informações:

5º Passo
Após a execução do processo, o arquivo digital será salvo na máquina em um caminho fixo. Caso queira o arquivo poderá ser salvo em um caminho específico, indicado por você. Para isto clique no botão "Baixar Arquivo" e informe os dados.

Para otimizar a utilização da memória evitando travamento na execução do processo de geração do SPED, o sistema utiliza o recurso de Upload dos arquivos manipulados, tais como arquivo com modelo próprio para o Razão Auxiliar e Arquivos Adicionais-J800, levando-os parcialmente para o servidor de aplicação liberando a memória. Ao mandar Copiar o arquivo gerado o sistema utiliza o recurso de Download para baixar o arquivo do servidor para o local indicado.

Ao final do processo serão gerados LOG´s com informações relevantes sobre os dados levados para os registros do arquivo digital assim como LOG's de execução, indicando todas as ações realizadas para a geração do SPED e o tempo gasto em cada uma. Favor avaliar o conteúdo da pasta Logs.
 
6º Passo
Após a geração do arquivo digital pelo TOTVS Gestão Contábil, você deverá importar e validar este arquivo no Programa Validador e Assinador (PVA) fornecido pela Receita Federal, que você já deve ter previamente baixado.

Após a validação do arquivo do SPED Contábil pelo PVA da ECD, é importante que antes de realizar a Transmissão da Escrituração Contábil, os relatórios (DRE, Balanço Patrimonial, DMPL/DLPA e outros) apresentados no validador sejam conferidos com os relatórios gerados pelo TOTVS Gestão Contábil.

Após a conferência, o arquivo deverá ser assinado digitalmente pelo empresário ou representante legal da sociedade empresária e pelo contabilista responsável pela escrituração.

Depois de transmitida, a escrituração contábil é armazenada em um banco de dados que irá permitir que os órgãos parceiros do SPED obtenham cópias integrais do arquivo. O titular da escrituração poderá, pela Internet, ter conhecimento de qual órgão teve acesso a sua escrituração.

Uma vez transmitida, qualquer pessoa que tiver o arquivo, poderá verificar a autenticidade da escrituração contábil da empresa, visualizar e imprimir a escrituração.