Empenho de Materiais
O empenho de materiais é uma transferência entre locais de estoque, para que todo o material disponível neste local de estoque designado como empenho não seja considerada para as próximas ordens de produção.
 
Parametrizações necessárias:
1 - No menu Opções | Parâmetros | Produção | Pasta "Gerais", marque a opção "Empenha Matéria Prima".
 
2 - No menu Opções | Parâmetros | Produção | Pasta "Movimentação de Estoque", selecione um movimento de "Transferência para Empenho de Matéria Prima".
 
3-No TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento através do "Assistente de Implantação de Processos", acessado pelo menu Opções | Parâmetros | RM Nucleus. 04.04 Gestão de Estoque | 04.04.06 Transferências | Item preços marque o parâmetro "Aceita preço zero" e  "Buscar Preço Em". Em Mov - Emitente/Destinatário 1/2 no parâmetro "Edição do Local de Destino" selecione "Edita". Em Mov - Emitente/Destinatário 2/2 no parâmetro "Edição do Local de Saída"' selecione "Não Edita".
 
Observações: 
1- O movimento de Empenho de Material deve ser criado no TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento através  do  "Assistente de Implantação de Processos", acessado pelo menu Opções | Parâmetros | RM Nucleus.  
 
2 - No TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento, menu Cadastros | Local de Estoque, cadastre um local de estoque   que será determinado para o Empenho de Materiais.
 
3 - No menu Opções | Parâmetros | Produção | Pasta "Locais de Estoque", informe o local de Estoque de Empenho no campo "Matéria Prima Empenhada".    
 
 
Considerações na utilização da funcionalidade de empenho/desempenho de materiais 
 
O empenho de materiais ocorre em duas situações: Ao promover a Ordem de Produção para "Aguardando Recursos" e através do ícone na visão de Ordens de Produção.
 
As operações de empenho e desempenho são realizadas através de uma visão com todos os materiais necessários para a produção da ordem selecionada. Os materiais serão exibidos combinados de acordo com os "Locais de Estoque" a que pertencem, ou seja, caso estejam cadastrados (nos Parâmetros de Produção) três Locais de Estoque para Matéria Prima, aparecerá três vezes o material na visão, uma vez para cada Local de Estoque. O sistema mostra todos os locais de estoque disponíveis para os materiais mesmo que possua saldo em estoque igual a zero ao marcar a opção "Exibir Produtos sem Saldo Disponível (Considera os Locais de Estoque parametrizados)".
 
Ao efetuar empenho de materiais, o TOTVS Planejamento e Controle da Produção gera um movimento de transferência no TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento,  e quando faz o desempenho gera outro movimento de devolução do material. Todo o rastreamento destes movimentos é armazenado na tabela KMOVESTOQUE, caso o produto tenha controle de lote essa informação é gravada na tabela KMOVESTOQUELOTE e número de série na tabela KMOVESTOQUESERIE.
 
Não será permitido excluir um item de ordem, pois o mesmo já gerou movimentos TOTVS Gestão de Estoques, Compras e Faturamento (Transferência e/ou Devolução) que ficarão no histórico.
 
Caso desista de realizar a produção do item a ordem deverá ser cancelada. Se uma atividade for cancelada após o empenho do material, o sistema deverá permitir o desempenho do material da atividade cancelada. Caso a atividade seja reativada, o material deverá aparecer para ser empenhado.
 
 
Edição da tela de material a ser Empenhado/Desempenho
Na tela de edição do empenho existe o campo "Opção" para empenho/desempenho de material.
 
Opção Empenho:
É permitido digitar número negativo para diminuir a quantidade a ser empenhada ou número positivo para aumentar a quantidade a ser empenhada. 
 
Opção Desempenho:
Ao editar a tela as quantidades a serem desempenhas apareceram negativas.
 
Caso a quantidade a ser desempenhada seja -7: se o usuário digitar -10 o sistema fará restrição, pois a "Quantidade informada é maior que a empenhada!".
 
Caso a quantidade a ser desempenhada seja -7: se o usuário digitar -7 a quantidade a ser desempenhada ficará zero. O sistema não irá fazer o desempenho e, ao editar novamente a tela, a matéria prima aparecerá a ser desempenhada -7.
 
Caso a quantidade a ser desempenhada seja -7: se o usuário digitar -5 o sistema irá desempenhar -2 e, ao editar novamente a tela, a matéria prima aparecerá -5 para ser desempenhada.
 
 

Veja Também


Como Fazer - Parametrização de empenho de materiais
 
Como Fazer – Gerar movimento de empenho de materiais